Buscar

DIREITO CONSTITUCIONAL - APOL 2 - QUINTA TENTATIVA

Prévia do material em texto

Questão 1/10 - Direito Constitucional
"O instrumento militar responsável pela defesa do Brasil é constituído pelas Forças Armadas (...). Instituições nacionais permanentes e regulares, organizadas sob a égide da hierarquia e da disciplina, as Forças Armadas atuam sob a autoridade suprema do Presidente da República – seu comandante-em-chefe. (...) As Forças Armadas atuam sob a direção superior do Ministério da Defesa (MD), que tem a incumbência de orientar, supervisionar e coordenar as atividades desenvolvidas por essas instituições". Disponível em http://www.defesa.gov.br/forcas-armadas. Acesso em: 23 jun. 2016.
Segundo a Constituição brasileira, compõe as Forças Armadas:
Nota: 10.0
	
	A
	Polícias Civil, Militar e Federal
	
	B
	Política Militar e Exército
	
	C
	Exército e Polícias Nacionais
	
	D
	Exército, Marinha e Aeronáutica
Você acertou!
Conforme a CF/88: Art. 142. As Forças Armadas, constituídas pela Marinha, pelo Exército e pela Aeronáutica, são instituições nacionais permanentes e regulares, organizadas com base na hierarquia e na disciplina, sob a autoridade suprema do Presidente da República, e destinam-se à defesa da Pátria, à garantia dos poderes constitucionais e, por iniciativa de qualquer destes, da lei e da ordem.
Fonte: HACK, Érico. Direito Constitucional: conceitos, fundamentos e princípios básicos. Curitiba: Intersaberes, 2012, p. 181.
 
	
	E
	Polícias e Agência Brasileira de Inteligência
Questão 2/10 - Direito Constitucional
Leia o trecho a seguir: "A Constituição prevê dispositivos que permitam ao Estado a manutenção da ordem pública e da segurança. Entre essas medidas, estão previstos na Constituição o estado de defesa e o estado de sítio. Esses estados, necessariamente, precisam estar precisam estar previstos no texto constitucional porque se traduzem em situações de exceção, em que direitos e garantias fundamentais são temporariamente suprimidos ou reduzidos" (Fonte: HACK, Érico. Direito Constitucional: conceitos, fundamentos e princípios básicos. Curitiba: Intersaberes, 2012, p. 180).
Tendo em conta os conceitos apresentados acima e os conteúdos trabalhados no decorrer da disciplina, assinale a alternativa que indique corretamente quando o 'estado de defesa' pode ser decretado:
Nota: 10.0
	
	A
	O estado de defesa pode ser decretado em locais determinados e restritos quando se observa a ocorrência de eventos que ameacem a ordem pública e a estabilidade social, sendo esses eventos de origem natural ou não.
Você acertou!
O estado de defesa pode ser decretado pelo presidente da república após consulta ao Conselho da República e ao Conselho de Defesa Nacional. Ele só pode ser decretado em locais determinados e restritos e justifica-se para restabelecer a ordem pública e a paz social quando estas foram ameaçadas por graves instabilidades institucional ou foram atingidas por grandes calamidades da natureza. 
(Fonte: HACK, Érico. Direito Constitucional: conceitos, fundamentos e princípios básicos. Curitiba: Intersaberes, 2012, p. 180).
	
	B
	O estado de defesa pode ser decretado em todo o território nacional quando se observa a ocorrência de eventos que ameacem o equilíbrio biossocial, sendo esses eventos de origem natural.
	
	C
	O estado de defesa pode ser decretado em locais irrestritos quando se observa a ocorrência de eventos que ameacem a ordem ética e moral institucional, sendo esses eventos de origem política.
	
	D
	O estado de defesa pode ser decretado unicamente em localidades urbanas quando se observa a ocorrência de eventos catastróficos, sobretudo de origem natural.
	
	E
	O estado de defesa pode ser decretado em ambientes institucionais quando se observa a ocorrência de eventos que ameacem a ordem corporativa e a estabilidade púbica, sendo esses eventos de origem econômica.
Questão 3/10 - Direito Constitucional
Leia o trecho a seguir: 
"Os estados possuem Constituições estaduais, de acordo com as suas competências. As Constituições dos estado não podem contrariar o que diz a Constituição Federal, já que esta é a norma do topo do ordenamento jurídico. Ainda, as Constituições obedecem a uma regra de simetria com a Constituição Federal, de maneira que as disposições desta geralmente se repetem naquelas, adaptadas aos estados".
Fonte: HECK, Érico. Direito constitucional: conceitos, fundamentos e princípios básicos. Curitiba: Intersaberes, 2012, CAPÍTULO 4.
Tendo em conta o texto citado acima e os conteúdos trabalhados no decorrer da disciplina com relação aos estados e à Constituição Federal, assinale a alternativa correta: 
Nota: 10.0
	
	A
	São reservados aos Estados as competências que não lhes sejam vedadas pela Constituição Federal.
Você acertou!
Como pode ser observado no livro base a Constituição Federal  dispõe no artigo 25 que são reservados aos estados as competências que não lhes sejam vedadas por essa Constituição. 
Fonte: HECK, Érico. Direito constitucional: conceitos, fundamentos e princípios básicos. Curitiba: Intersaberes, 2012, CAPÍTULO 4, p. 116.
	
	B
	São reservados aos Estados todas as competências que essas entidades entenderam necessárias.
	
	C
	São reservados aos Estados apenas as competências elencadas pelo plano de integração nacional.
	
	D
	São reservados aos Estados todas as competências que os governadores decidiram implementar durante os seus mandatos.
	
	E
	São reservados aos Estados as competências circunscritas no plano de desenvolvimento local.
Questão 4/10 - Direito Constitucional
"Diferentemente do que ocorre no controle concentrado, aqui [no controle de constitucionalidade difuso] há uma relação processual subjetiva. O controle de constitucionalidade, nesta hipótese, ocorre de forma incidental, como uma questão prévia ao julgamento de mérito (...)". Disponível em <https://goo.gl/RG3Gdx>. Acesso em 20 mar. 2018.
De acordo com os estudos realizados e os conceitos abordados no livro base da disciplina, o controle de constitucionalidade difuso é exercido:
Nota: 10.0
	
	A
	Apenas pelo Supremo Tribunal Federal.
	
	B
	Por qualquer órgão do Poder Judiciário e em qualquer instância.
Você acertou!
Fonte: HACK, Érico. Direito Constitucional: Conceitos e Fundamentos e Princípios Básicos. Curitiba: InterSaberes, 2012, p. 162 e 163.
	
	C
	Apenas pelos juízes de primeiro grau.
	
	D
	Apenas pelo Superior Tribunal de Justiça.
	
	E
	Pela Câmara dos Deputados.
Questão 5/10 - Direito Constitucional
O Presidente pode pedir autorização ao Congresso Nacional, segundo a Constituição da República Federativa do Brasil, para decretar (...), no caso de declaração de estado de guerra ou resposta a agressão armada estrangeira.
A alternativa que corresponde, corretamente, às reticências é:
Nota: 10.0
	
	A
	Estado de sítio
Você acertou!
Conforme a CF/88: “Art. 137. O Presidente da República pode, ouvidos o Conselho da República e o Conselho de Defesa Nacional, solicitar ao Congresso Nacional autorização para decretar o estado de sítio nos casos de:
I - comoção grave de repercussão nacional ou ocorrência de fatos que comprovem a ineficácia de medida tomada durante o estado de defesa;
II - declaração de estado de guerra ou resposta a agressão armada estrangeira”.
Fonte: HACK, Érico. Direito Constitucional: conceitos, fundamentos e princípios básicos. Curitiba: Intersaberes, 2012, p. 180.
	
	B
	Estado de defesa
	
	C
	Estado de guerra
	
	D
	Estado de natureza
	
	E
	Estado de normalidade
Questão 6/10 - Direito Constitucional
Segundo Érico Hack, “a Constituição atribui ao Poder Judiciário a função de controle da constitucionalidade das leis e dos atos normativos. A Constituição é a norma do topo da hierarquia do ordenamento jurídico. Nenhuma outra norma pode contrariar o que ela diz. Quando isso ocorre, diz-se que tal norma padece do vício da inconstitucionalidade e deve ser extirpada do ordenamento. Para que se identifique uma norma inconstitucional e posteriormente ela seja retirada do ordenamento jurídico, é necessário um processo previsto pela própria Constituição Federal: o controle de constitucionalidade. A Constituição atribuiesse controle ao Judiciário apenas, de maneira que no nosso sistema uma norma vigente só pode ser declarada inconstitucional por decisão judicial. (HACK, Érico. Direito Constitucional: Conceitos e Fundamentos e Princípios Básicos. Curitiba: InterSaberes, 2012.)
De acordo com os estudos realizados e os conceitos abordados no livro base da disciplina, o controle de constitucionalidade abstrato é exercido apenas pelo:
Nota: 0.0
	
	A
	Supremo Tribunal Federal.
Fonte: HACK, Érico. Direito Constitucional: Conceitos e Fundamentos e Princípios Básicos. Curitiba: InterSaberes, 2012, p. 162. (Citação do enunciado: p. 161.)
	
	B
	Superior Tribunal de Justiça.
	
	C
	Tribunal de Justiça de cada estado.
	
	D
	Tribunal Superior do Trabalho.
	
	E
	Tribunal de Contas.
Questão 7/10 - Direito Constitucional
"O Estado é criação de uma sociedade, de uma coletividade, para gerir o bem comum e manter-lhe a segurança etc., logo, o poder conferido ao Estado é dado pela própria sociedade. Aos poucos, percebeu-se que o Estado era apenas um para resolver muitas questões, o que resultou na divisão dele em entes". (Rota de Aprendizagem 4 de Direito Constitucional)
Assinale a alternativa que aponta, corretamente, os entes federados brasileiros segundo a Constituição de 1988.
Nota: 10.0
	
	A
	União, estados, Distrito Federal e municípios.
Você acertou!
Justificativa: Segundo a Constituição, no artigo 18.
Fonte: Rota de Aprendizagem 4 de Direito Constitucional.
	
	B
	União, estados e Territórios.
	
	C
	União e Territórios nacionais.
	
	D
	Municípios e Distrito Federal.
	
	E
	Distritos Federais e estados.
Questão 8/10 - Direito Constitucional
“O Poder Judiciário tem a função de dirimir os litígios que lhe são apresentados pela aplicação da lei ao caso concreto. Em um mundo ideal, a lei seria suficientemente descritiva e clara para resolver todas as situações da vida que precisam de regulamentação. Dessa forma, não haveria dúvida quanto ao direito a ser aplicado. Bastaria consultar a lei que trata do assunto e lá estaria a solução para o problema, a qual seria adotada e por todos aceita. Não é o que ocorre”. (HACK, Érico. Direito Constitucional: conceitos e fundamentos e princípios básicos. Curitiba: InterSaberes, 2012, p. 150-151.)
Sobre o Poder Judiciário, assinale a alternativa correta:
Nota: 10.0
	
	A
	As decisões proferidas pelo Poder Judiciário não são de observância obrigatória para as partes.
	
	B
	O órgão de cúpula do Poder Judiciário é o Supremo Tribunal Federal.
Você acertou!
HACK, Érico. Direito Constitucional: Conceitos e Fundamentos e Princípios Básicos. Curitiba: InterSaberes, 2012, p. 153.
	
	C
	O órgão superior de maior hierarquia do Poder Judiciário é o Tribunal Superior do Trabalho.
	
	D
	O órgão superior de maior hierarquia do Poder Judiciário é o Tribunal de Justiça de cada estado.
	
	E
	Todas as assertivas estão corretas.
Questão 9/10 - Direito Constitucional
“No plano federal, o Legislativo adota o sistema bicameral, em que as deliberações devem passar por ambas as casas antes de serem aprovadas. Assim, temos o Congresso Nacional, composto por suas duas casas: Senado Federal e Câmara dos Deputados.” HECK, Érico. Direito constitucional: conceitos, fundamentos e princípios básicos. Curitiba: Intersaberes, 2012, CAPÍTULO 5, p. 135
 
Tendo como base a contextualização acima, e os conteúdos da disciplina, examine as assertivas abaixo, e assinale a alternativa que faz a análise correta:
I – O número de deputados federais varia de acordo com a população do estado representado. A Constituição determina, todavia, que nenhum estado terá menos que 8 ou mais que 70 deputados.
II – A Câmara Federal é composta por 513 deputados. O mandato a deputado federal é de 4 anos, sendo que sua eleição se dá no âmbito estadual pelo sistema proporcional.
III –  Cada estado da federação elege o mesmo número de deputados federais, 19 no caso.
IV – A eleição para deputado federal se dá em âmbito nacional, dessa forma os candidatos podem buscar votos em todo o território nacional. O sistema adotado para eleger os deputados federais é o majoritário. Portanto, os 513 candidatos mais votados do país são eleitos.
Nota: 10.0
	
	A
	Apenas as assertivas I e IV estão corretas.
	
	B
	Apenas as assertivas I, II e IV estão corretas
	
	C
	Apenas as assertivas I e II estão corretas
Você acertou!
O número de deputados federais varia de acordo com a população do estado representado. A Constituição determina, todavia, que nenhum estado terá menos que 8 ou mais que 70 deputados; a Câmara Federal é composta por 513 deputados. O mandato a deputado federal é de 4 anos, sendo que sua eleição se dá no âmbito estadual pelo sistema proporcional. HECK, Érico. Direito constitucional: conceitos, fundamentos e princípios básicos. Curitiba: Intersaberes, 2012, CAPÍTULO 5, p. 136, adaptado.
	
	D
	Apenas as assertivas II, III e IV estão corretas
	
	E
	Apenas as assertivas III e IV estão corretas
Questão 10/10 - Direito Constitucional
Leia o texto e responda:
“Assim quando falamos em Administração Pública, estamos falando de todo o aparato estatal, isto é, órgãos públicos, empresas públicas, sociedades de economia mista, fundações públicas e todos os demais entes que exerçam atividades relacionadas à função do Estado”. 
Fonte: HECK, Érico. Direito constitucional: conceitos, fundamentos e princípios básicos. Curitiba: Intersaberes, 2012, CAPÍTULO 4.
Tendo como base a contextualização acima, e os conteúdos da disciplina, examine as assertivas abaixo, e assinale a alternativa correta:
 
I – O Direito Administrativo é o ramo do direito responsável pelo estudo da Administração Pública. 
II – A Constituição Federal não estabelece os princípios básicos que devem orientar a administração pública. Todavia, no art. 37 do documento define-se que os governos possuem autonomia para fixar os parâmetros e normas relativos à administração dos bens públicos. 
III – De acordo com o artigo 37 da Constituição de 1988, a administração pública direta e indireta de qualquer dos poderes da União, dos Estados, do Distrito Federal e dos Municípios obedecerá aos princípios da legalidade, impessoalidade, moralidade, publicidade e eficiência.
IV – As regras da administração pública aplicam-se apenas o poder executivo, e não aos poderes legislativo e judiciário.
Nota: 10.0
	
	A
	Apenas as assertivas I e III estão corretas.
Você acertou!
A Administração Pública é estudada pelo ramo do direito denominado direito administrativo; segundo o artigo 37 da Constituição Federal de 1988, a administração pública direta e indireta de qualquer dos poderes da União, dos Estados, do Distrito Federal e dos Municípios obedecerá aos princípios da legalidade, impessoalidade, moralidade, publicidade e eficiência. Fonte: HECK, Érico. Direito constitucional: conceitos, fundamentos e princípios básicos. Curitiba: Intersaberes, 2012, CAPÍTULO 4, p. 119, modificado
	
	B
	Apenas as assertivas I, II e IV estão corretas.
	
	C
	Apenas as assertivas I e II estão corretas
	
	D
	Apenas as assertivas II, III e IV estão corretas
	
	E
	Apenas as assertivas III e IV estão corretas

Mais conteúdos dessa disciplina