Buscar

Prévia do material em texto

Disciplina: Formação Social, Histórica e Política do Brasil (SES45)
	O populismo é uma estratégia política que se utiliza de forte sensibilização dos grupos populares e negociação com os grupos econômicos dominantes e elites civis. Foi muito utilizada ao longo dos anos de 1930 e 1964, foi uma característica do governo de Getúlio Vargas. Sobre a política populista, analise as sentenças a seguir:
I- Constituiu um regime que se sustentava em alguma forma de autoritarismo, seja institucional, paternalista ou carismático.
II- Foi implantado em meio a contextos de crises econômicas e instabilidades políticas que ocorriam em nível internacional.
III- Instaurou-se em meio a grandes massas que vivenciavam o processo de industrialização e urbanização.
IV- O populismo carecia de uma figura política que fosse capaz de catalizar os anseios da população e os incluir na pauta do governo.
Agora, assinale a alternativa CORRETA:
	 a)
	As sentenças I, II e III estão corretas.
	 b)
	As sentenças I, II e IV estão corretas.
	 c)
	As sentenças II, III e IV estão corretas.
	 d)
	As sentenças I, III e IV estão corretas.
	2.
	Getúlio Dorneles Vargas (1892-1954) governou o Brasil em dois momentos distintos: de 1930 a 1945 e  de 1950 a 1954. Seu governo foi marcado por inúmeros momentos e situações polêmicas. Sem sombra de dúvida, o que persiste no imaginário e sugere especulações diz respeito ao fato de ter cometido suicídio. Vargas, em 24 de agosto de 1954, comete suicídio e deixa uma carta-testamento na qual procura justificar a atitude que tomava naquele momento. Com relação ao contexto político em que Vargas se encontrava nos últimos anos de seu mandato, classifique V para as sentenças verdadeiras e F para as falsas:
(    ) Foram marcados por forte oposição oriunda dos grupos militares, dos demais quadros políticos e da imprensa nacional.
(    ) Configurava-se um golpe político alinhado ao contexto internacional da Guerra Fria, que almejava depor o presidente.
(    ) Configurava-se forte oposição mobilizada pelas lideranças políticas dos estados do Rio Grande do Sul e da Paraíba.
(    ) Foram marcados pela participação do Brasil na Primeira Guerra Mundial, sendo que o Brasil deixou a guerra derrotado e com muitas dívidas.  
Agora, assinale as alternativa que apresenta a sequência CORRETA:
	 a)
	F - V - V - F.
	 b)
	V - V - F - F.
	 c)
	F - F - V - V.
	 d)
	V - F - V - F.
	3.
	Jânio Quadros (1917-1992) foi empossado presidente do Brasil em janeiro de 1961 e em agosto do mesmo ano, em meio a uma forte crise partidária, com o Poder Legislativo e frustrando a expectativa das elites brasileiras, renunciou ao cargo. No momento de sua renúncia, deixou uma carta ao então ministro da Justiça, Oscar Pedroso Horta, que continha o seguinte conteúdo: "[...] Desejei um Brasil para os brasileiros, afrontando, nesse sonho, a corrupção, a mentira e a covardia que subordinam os interesses gerais aos apetites e às ambições de grupos ou indivíduos, inclusive, do exterior. Forças terríveis levantam-se contra mim, e me intrigam ou infamam, até com a desculpa da colaboração. Se permanecesse, não manteria a confiança e a tranquilidade, ora quebradas, e indispensáveis ao exercício da minha autoridade. Creio mesmo, que não manteria a própria paz pública. Encerro, assim, com o pensamento voltado para a nossa gente, para os estudantes e para os operários, para a grande família do país, esta página de minha vida e da vida nacional. A mim, não falta a coragem da renúncia [...]".  Com relação às circunstâncias desfavoráveis que se instauraram em meio ao governo de Jânio Quadros e à inusitada renúncia, analise as sentenças a seguir:
I- Faltava alimentos nas cidades, devido à forte migração da população do campo à cidade.
II- A concentração da maior parte da população no campo fazia com que a indústrias não produzissem por falta de mão de obra.
III- Defendia as reformas de base e a reforma agrária, o que desagradava as elites políticas conservadoras.
IV- A renúncia ocorreu tendo em vista a expectativa de que o povo fosse às ruas reclamar pela permanência de Jânio.
Assinale a alternativa CORRETA:
FONTE: QUADROS, J. Carta de renúncia. Brasília, 25 ago. 1961.
	 a)
	As sentenças II e IV estão corretas.
	 b)
	As sentenças I e II estão corretas.
	 c)
	As sentenças I, II e III estão corretas.
	 d)
	As sentenças I, III e IV estão corretas.
	4.
	Em 1932 foi fundada a Ação Integralista Brasileira - AIB -, liderada por Plínio Salgado, que defendia um programa de cunho ideológico e doutrinário nos termos de que "os povos dirigidos por Deus e os homens e as classes têm tudo para viverem harmoniosamente?, o que acabava evidenciando a negação da luta de classes e o materialismo histórico. Por outro lado, acabou por se alinhar com o pensamento católico tradicionalista da época, ou seja, revelando-se ideológica e politicamente como anticomunista ou antimarxista. Com base no exposto, qual foi o lema utilizado pelo movimento integralista?
	 a)
	Pátria, Sociedade e Família.
	 b)
	Estado, Poder e Família.
	 c)
	Deus, Pátria e Família.
	 d)
	Sociedade, Deus e Família.
	5.
	Os primeiros anos do longo governo de Getúlio Vargas (1930-1945) foram marcados por várias mudanças no acordo e pacto político entre os estados da federação e o governo da União. Estes conferiam novas responsabilidades, novos cargos e mandos no cenário político regional e federal. Sobre as mudanças políticas mencionadas, classifique V para as sentenças verdadeiras e F para as falsas:
(    ) O Governo Federal promoveu a centralização administrativa, inclusive destituindo governadores nos estados e nomeando interventores estaduais.
(    ) No entendimento do governo, o bem da nação estava acima dos interesses dos estados, historicamente dominados pelas oligarquias, por isso o domínio político, muitas vezes, era autoritário e coercitivo.
(    ) A nomeação de interventores foi pacífica e não resultou em nenhum tipo de conflito, pois era uma forma de resposta ao clamor popular por mudanças. Vargas teve inteiro apoio popular.
Assinale a alternativa que apresenta a sequência CORRETA:
	 a)
	V - F - V.
	 b)
	F - V - F.
	 c)
	V - V - F.
	 d)
	F - F - V.
	6.
	A política cultural que prevaleceu ao longo do governo de Getúlio Vargas (1882-1954) é motivo de debates entre muitos estudiosos da cultura. O ministro que esteve à frente das políticas culturais em seu governo foi Gustavo Capanema (1900-1985).  Foi o período político que se fundou inúmeras instituições que abarcaram inúmeras expressões, tais como arquitetura, música, patrimônio histórico, cinema, entre outras. Com relação ao perfil da política cultural do governo de Getúlio Vargas, classifique V para as sentenças verdadeiras e F para as falsas:
(    ) A política cultural de Vargas é entendida como amplamente conservadora e centralizadora, isso se deve ao fato de ter sido forjada em meio a um regime democrático.
(    ) Prevaleceu uma política cultural que salvaguardava momentos históricos, naturais e artísticos.
(    ) Os exemplares considerados como patrimônio possuíam forte influência europeia, católica e havia sido patrocinado pelas elites escravistas.
(    ) O governo de Getúlio Vargas foi responsável por criar o SPHAN e funciona no Brasil até os dias de hoje.
Agora, assinale a alternativa que apresenta a sequência CORRETA:
	 a)
	V - F - F - V.
	 b)
	F - V - F - V.
	 c)
	V - V - F - V.
	 d)
	F - V - V - F.
	7.
	Francisco Weffort (1989) foi um dos estudiosos brasileiros que se dedicou a pesquisar as estruturas políticas, e defendeu que, entre os anos de 1930 a 1964, ocorreram governos que lançaram mão de estratégias populistas que tendiam a ir ao encontro das necessidades das grandes massas. Através de políticas populistas, que cenário e contexto político/econômico os governos daquele período almejavam encobertar?
FONTE: WEFFORT, Francisco. O populismo na política brasileira. 4. ed. Rio de Janeiro: Paz e Terra, 1989.
	 a)
	Suspeitas de corrupção e desvio de dinheiro público.
	 b)
	A GuerraFria, em especial, a corrida armamentista.
	 c)
	Crises econômicas e a instabilidade política.
	 d)
	Problemas diplomáticos com países vizinhos.
	8.
	A década de 1920 no Brasil foi um período bastante conturbado, na qual foram implementadas medidas políticas a fim de amenizar os impactos que eram oriundos do cenário internacional. O cenário internacional se encontrava abalado, com forte crise e recessão econômica do período entre guerras. Levando em consideração esse contexto e a dinâmica política, econômica e cultural na qual o Brasil se encontrava inserido, analise as sentenças a seguir:
I- No cenário cultural, a década de 1920 foi marcada pela Semana de Arte Moderna, que consistia em um movimento artístico com várias propostas de olhar e pensar a produção artística brasileira.
II- O cenário político foi marcado pela fundação do Partido Comunista, responsável por liderar o movimento integralista.
III- No plano econômico, o Brasil sofreu com a crise de 1929 e seu principal produto de exportação, o café, foi desvalorizado.
Assinale a alternativa CORRETA:
	 a)
	As sentenças I e II estão corretas.
	 b)
	As sentenças I e III estão corretas.
	 c)
	Somente a sentença I está correta.
	 d)
	As sentenças II e III estão corretas.
	9.
	Entre os anos de 1946 e 1950, ocorreu o governo Dutra. Suas medidas políticas destoavam significativamente das que haviam sido implementadas ao longo dos mais de 15 anos anteriores, quando o país havia sido presidido por Getúlio Vargas, que havia sido de forte tom nacionalista e de políticas de nacionalização dos setores energéticos e produtivos. Com relação às principais medidas do governo Dutra, analise as sentenças a seguir:
I- Este governo desmantelou as políticas de desenvolvimento financiadas pelo governo anterior.
II- Favoreceu o avanço da iniciativa privada e a entrada do capital estrangeiro no país.
III- Foi responsável de manter o Brasil imparcial diante dos conflitos e negociações da Guerra Fria, que ocorria em nível internacional.
IV- Ocorreu a ampla participação de grupos americanos em meio às políticas e programas de governo.
Agora, assinale a alternativa CORRETA:
	 a)
	As sentenças II, III e IV estão corretas
	 b)
	As sentenças I, III e IV estão corretas.
	 c)
	As sentenças I, II e III estão corretas.
	 d)
	As sentenças I, II e IV estão corretas.
	10.
	Juscelino Kubitschek (1902-1976), ou JK, chegou ao governo em um contexto de muitas perturbações políticas. Ocorriam conflitos entre os interesses do governo e os grupos das forças armadas, que receberam como resposta de JK medidas que iam ao encontro dos interesses dos mais diferentes grupos. Como relação aos demais elementos que caracterizam o governo de JK, classifique V para as sentenças verdadeiras e F para as falsas:
(    ) Foi conciliador de propostas nacionalistas e antinacionalistas, ou seja, favoreceu intervenção estatal e os investimentos estrangeiros ao mesmo tempo.
(    ) Foi um governo fortemente nacionalista e de estrutura política centralizada, preparou as condições à implantação da ditadura militar anos depois.
(    ) Promoveu grande euforia em termos de investimentos e modernização em meio aos setores de comunicação e transporte.
(    ) Foi um governo que apresentou traços populistas em termos de governabilidade, porém o modelo populista não foi aplicado à esfera econômica.
Agora, assinale a alternativa que apresenta a sequência CORRETA:
	 a)
	F - V - F - V.
	 b)
	V - V - F - V.
	 c)
	F - V - V - F.
	 d)
	V - F - V - V.

Mais conteúdos dessa disciplina