Buscar

AV I - Trabalho - Direito do Trabalho II

Prévia do material em texto

Disciplina: DIREITO DO TRABALHO I	 	Prof.: JACKSON AGOSTINHO
Aluno (a): ANA WLADIA DO NASCIMENTO GOMES Matrícula: 201903270464
Sede: MOREIRA CAMPOS 	 Turma: 3002 Data: 29/09/2020
TRABALHO II – AVI
01. Acerca das fontes do Direito do Trabalho, analise as alternativas abaixo e depois marque a alternativa correta: 
I- O Direito do Trabalho possui fontes materiais e fontes formais. (V)
II- As fontes formais são dividas em fontes formais autônomas e fontes formais heterônomas. (V)
III- As Fontes formais heterônomas se caracterizam pela imediata participação dos destinatários das regras produzidas, sem a interferência do agente externo. (F)
IV- As fontes formais autônomas tem sua formação materializada por agente um externo, um terceiro, em geral o Estado, sem a participação imediata dos destinatários principais das regras jurídicas. (F)
V- São exemplos de Fontes formais heterônomas: A Convenção Coletiva de Trabalho, o Acordo Coletivo de Trabalho e o Costume. (F)
VI- São exemplos de Fontes formais autônomas: A Constituição Federal, a lei complementar, a lei ordinária, a medida provisória, as sumulas vinculantes. (F)
A)- Todas as alternativas estão corretas. 
B)- Somente estão corretas as alternativas V e VI.
C)- Estão corretas as alternativas I e II e todas as outras estão erradas.
D)- Somente estão erradas as alternativas V e VI.
E)- Todas as alternativas estão erradas. 
 
02. Acerca das características do Direito do Trabalho analise as assertivas abaixo e, em seguida, marque a alternativa correta:
I – São características do Direito do Trabalho, o Intervencionismo, o Protecionismo, o Reformismo Social, o Coletivismo e o Expansionismo. 
II – A Característica do Protecionismo garante a aplicação da norma mais favorável ao trabalhador, objetivando, assim, preservar o equilíbrio contratual, evitando que a força do capital se sobreponha à do trabalho. 
III – A atitude ocorrida durante a última crise mundial, quando os empregados e os patrões das montadoras de carros no Brasil, realizaram Acordo Coletivo de Trabalho - ACT, reduzindo salário e jornada de trabalho, se caracteriza como legal tendo em conta que essa atitude se enquadra na característica do reformismo social do Direito do Trabalho. 
IV – No Direito do Trabalho, o interesse coletivo sempre prevalece sobre o interrese individual. Chamamos essa característica de expansionismo. 
V – O Direito do Trabalho possui como característica o Cosmopolismo, significando dizer que o Direito do Trabalho busca inspiração, também, nos ordenamentos jurídicos estrangeiros, tomando como exemplo as Convenções da OIT – Organização Internacional do Trabalho. 
A)- Todas as alternativas estão corretas. 
B)- Somente é falsa a alternativa V. 
C)- Somente são verdadeiras as alternativas II e III. 
D)- São verdadeiras as assertivas I, II, III e V. 
E)- Somente é falsa a alternativa I. 
 
03. Acerca da indisponibilidade dos Direitos Trabalhistas, analise as questões abaixo e, em seguida, marque a alternativa correta: I – Pela regra da indisponibilidade absoluta, através de Acordo Coletivo de Trabalho ou Convenção Coletiva de Trabalho, pode o trabalhador renunciar o seu direito ao aviso prévio. II – De acordo com a regra da indisponibilidade relativa, pode o pode o trabalhador renunciar parte do seu salário. III – De acordo com a regra da indisponibilidade relativa, pode o pode o trabalhador transacionar a compensação de sua jornada de trabalho. IV – A indisponibilidade relativa acontecerá no Direito Individual quando o direito não estiver no patamar mínimo determinado pela sociedade, podendo ser objeto de transação desde que não haja prejuízo ao trabalhador. V – Atualmente a Jurisprudência do Tribunal Superior do Trabalho admite a renúncia a direitos futuros, conforme Sumula 199. A)- São corretas somente as alternativas II e III. B)- São falsas as alternativas I, II e V e verdadeiras as alternativas III e IV. C)- São falsas as alternativas I II e III. D)- Todas as alternativas estão Falsas. E)- Somente é falsa a V. 
 
04. Analise as assertivas abaixo: I. A relação empregatícia e a figura do empregado surgem como resultado da combinação de elementos fático-jurídicos que são: a) prestação de trabalho por pessoa física a um tomador qualquer; b) prestação efetuada com pessoalidade pelo trabalhador; c) prestação efetuada com não-eventualidade; d) efetuada sob subordinação ao tomador dos serviços; e) prestação de trabalho efetuada com onerosidade; II. Não haverá distinções relativas à espécie de emprego e à condição de trabalhador, nem entre o trabalho intelectual, técnico e manual; III. Não há distinção entre o trabalho realizado no estabelecimento do empregador e o executado no domicílio do empregado, desde que estejam presentes os elementos caracterizadores da relação de emprego; IV. Dentre as condições legais para admissão como mãe social, inclui-se a idade mínima de 21 (vinte e um) anos. Assinale a alternativa correta: A)- Todas as assertivas estão corretas; B)- Apenas as assertivas I e II estão corretas; C)- Apenas as assertivas II e III estão corretas; D)- Apenas a assertiva IV está incorreta; 
 
05. Analise as proposições a seguir e assinale a alternativa CORRETA: 
 3 
I. A Consolidação das Leis do Trabalho é fonte material do Direito do Trabalho; II. O Acordo Coletivo do Trabalho é fonte formal do Direito do Trabalho; III. A doutrina é fonte formal do Direito do Trabalho; IV. A Revolução Industrial e a concentração do proletariado em torno das fábricas são fontes materiais do Direito do Trabalho; A)- Apenas III e IV estão incorretas. B)- II e IV estão corretas. C)- I, II e III estão corretas. D)- Apenas I e III estão corretas. 
 
06. Artur desenvolveu atividade de pedreiro em obra residencial ao longo de três meses ininterruptos, segundo avençado pelas partes e mediante paga, sem, contudo, ter sido feito registro em sua CTPS. De acordo com a CLT e os princípios do direito do trabalho, na situação descrita, A)- houve vínculo laboral e, portanto, Artur faz jus ao registro do pacto em sua CTPS e às verbas não-pagas. B)- o labor desenvolvido por Artur equipara-se ao do trabalhador doméstico. C)- houve uma relação de trabalho. D)- houve contrato de trabalho de experiência, visto que o período de execução do trabalho não ultrapassou o limite de noventa dias. E)- qualquer questionamento judicial acerca do pacto deverá, segundo emenda constitucional, ser realizado na esfera cível, dado que não houve registro na CTPS. 
 
07. A Emenda Constitucional (EC). nº 45 ampliou significativamente a competência da Justiça do Trabalho. O inciso VI do artigo 114 da CF, com a redação dada pela citada emenda, atribui à Justiça do Trabalho competência para processar e julgar as ações de indenização por dano moral ou patrimonial decorrentes da relação de trabalho. É correto, portanto, asseverar que: A)- Relação de trabalho é termo mais restrito do que relação de emprego; B)- Relação de trabalho e de emprego são termos sinônimos; C)- Relação de emprego é gênero, do qual é espécie a relação de trabalho. D)- Relação de emprego é termo mais restrito do que relação de trabalho; 
 
08. Assinale a altenativa incorreta: A)- Considera-se empregador a empresa, individual ou coletiva, que, assumindo os riscos da atividade econômica, admite, assalaria e dirige a prestação pessoal de serviços; B)- Considera-se empregado toda pessoa física que prestar serviços de natureza não eventual a empregador, sob a dependência deste e mediante salário; C)- Considera-se mãe social aquela que, dedicando-se à assistência ao menor abandonado, exerça o encargo em nível social, dentro do sistema de casas-lares, a qual é assegurada, dentre outros direitos, a anotação na CTPS e remuneração em valor não inferior ao salário mínimo; D)- Considera-se serviço voluntário a atividade remunerada, prestada por pessoa física à entidade pública de qualquer natureza, ou à instituição privada de fins não lucrativos, que tenha objetivos cívicos, culturais, educacionais,científicos, recreativos ou de assistência social, inclusive mutualidade; E)- O estágio curricular deve propiciar ao aluno a complementação do ensino e da aprendizagem e ser planejado, executado, acompanhado e avaliado em conformidade com os currículos, programas e calendários escolares e somente podem conceder o estágio, as pessoas jurídicas de direito privado, órgãos da administração pública e as instituições de ensino, não podendo, portanto, ser concedentes do estágio os profissionais liberais pessoas físicas, tais como: advogados e médicos. 
 
09. O empregado diferencia-se do trabalhador autônomo porque: A)- A relação do autônomo com o tomador não é caracterizada pela subordinação. B)- O trabalho autônomo não pode ser gratuito. C)- O trabalho do empregado não deve ser oneroso. 
 4 
D)- A alteridade está presente apenas nas relações entre o autônomo e seu contratante. E)- O trabalho do empregado deve ser eventual, o do autônomo, constante. 
 
10. Sobre o trabalho do aprendiz, assinale a assertiva correta. A)- A exemplo de qualquer contrato de trabalho, o contrato de aprendizagem é acordo tácito ou expresso que corresponde à respectiva relação de emprego. B)- Ao aprendiz, ainda que seja menor, não se aplica a vedação ao trabalho noturno. C)- A duração da jornada de trabalho do aprendiz não excederá a 6 horas, salvo se ele já tiver concluído o ensino fundamental, quando poderá ser de até 8 horas, desde que nelas estejam computadas as horas de aprendizagem teórica. D)- É legal a compensação de jornada quando o aprendiz tiver mais de 16 anos de idade. 
 
11. Com relação ao contrato de aprendizagem, assinale a alternativa correta. A)- É um contrato especial de trabalho que pode ser ajustado de forma expressa ou tácita. B)- É um contrato por prazo determinado cuja duração jamais poderá ser superior a dois anos. C)- Salvo condição mais favorável, ao menor aprendiz deve ser assegurado o salário mínimo hora. D)- A duração do trabalho do aprendiz não pode exceder de quatro horas diárias, sendo vedada a prorrogação e a compensação de jornada. 
 
12. Não é cabível contrato de trabalho por prazo determinado em A)- Serviço cuja natureza ou transitoriedade justifique a predeterminação do prazo. B)- Atividades empresariais de caráter transitório. C)- Contrato de empreitada. D)- Contrato de experiência. 
 
13. Com relação ao contrato de emprego, assinale a alternativa correta. A)- Quando da contratação por prazo determinado, somente é possível nova contratação entre as mesmas partes num prazo nunca inferior a três meses. B)- São as formas autorizadas por lei para a celebração de qualquer contrato de trabalho por prazo determinado: transitoriedade do serviço do empregado, transitoriedade da atividade do empregador e quantidade extraordinária de serviço que justifique essa modalidade de contratação. C)- Em nenhuma hipótese o contrato por prazo determinado poderá suceder, dentro de seis meses, a outro contrato por prazo determinado. D)- O contrato de emprego por prazo indeterminado é aquele em que as partes, ao celebrálo, não estipulam a sua duração nem prefixam o seu termo extintivo, podendo versar sobre qualquer obrigação de prestar qualquer tipo de serviço, manual ou intelectual. 
 
14. Assinale a opção correta de acordo com o contrato individual de trabalho regido pela CLT. A)- Um contrato de trabalho por prazo determinado de dois anos poderá ser prorrogado uma única vez, por igual período. B)- No contrato mencionado, o contrato de experiência poderá ser prorrogado uma única vez, porém não poderá exceder o prazo de noventa dias. C)- O referido contrato somente poderá ser acordado de forma expressa. D)- É exigida forma especial para a validade e eficácia do contrato em apreço, motivo pelo qual não é permitida a forma verbal. 
 
15. Sobre o contrato de trabalho, assinale a alternativa INCORRETA: 
A)- O contrato de experiência repudia o aviso prévio no caso de rescisão sem justa causa antes do término estabelecido, salvo se nele existir cláusula assecuratória do direito recíproco de rescisão antecipada. 
B)- O contrato de trabalho por prazo determinado, que objetive admissões que representem acréscimo no número de empregados da empresa, nos termos da Lei nº 9.601/1998, depende de acordo coletivo de trabalho ou convenção coletiva de trabalho. 
C)- O contrato de aprendizagem, observada a Consolidação das Leis do Trabalho, é permitido ao maior de 14(quatorze) e menor de 24 (vinte e quatro) anos.
D)- O contrato de trabalho temporário, ainda que necessariamente estabelecido por escrito, é permitido para atender à necessidade transitória de substituição de pessoal próprio ou acréscimo extraordinário de serviços,razão pela qual descabe a anotação em Carteira de Trabalho e Previdência Social da condição de temporário. 
 16- O contrato de trabalho por prazo determinado, em nenhuma hipótese, poderá ser estipulado por prazo superior a:
A)- 120 dias. 
B)- 180 dias. 
C)- 2 anos. 
D)- 3 anos.

Mais conteúdos dessa disciplina