Buscar

ATIVIDADE+DISCURSIVA+_Direito+Processual+Civil+-+Recursos

Prévia do material em texto

ATIVIDADE DISCURSIVA
No campo da interposição de recursos, duas circunstâncias são importantes: o juízo de admissibilidade e o juízo de mérito. Para que o recurso venha a ser analisado no caso concreto pelo Tribunal, via de regra, é imprescindível o preenchimento de alguns elementos à luz dos princípios da taxatividade, singularidade e adequação recursais, dentre outros. Somente assim é que a questão submetida à apreciação colegiada poderá ser enfrentada em suas profundas razões, com o deslinde da resolução relativamente ao ato impugnado.
Considerando a disciplina jurídica dos recursos, disserte acerca do juízo de admissibilidade recursal na sistemática do Código de Processo Civil. Justifique sua resposta.
O julgamento de um recurso respeita alguns requisitos formais, para ser interposto. Assim sendo, esse julgamento é divido em dois momentos. No primeiro momento é analisado pelo juízo de admissibilidade, o qual busca no recurso pressupostos formais exigidos pela lei. De forma, bem didática é dizer, se o recurso apresentando está pautado em normas jurídicas, podendo admitir ou não o recurso. 
Para tanto, a de se destacar que a decisão referente ao juízo de admissibilidade tem como sua característica ser de ordem declaratória, porém, com efeito, ex nunc. Sendo assim, possibilita ao recorrente tempo hábil para rescindir um possível julgado que não conheça de seu recurso.
Todavia, para que o magistrado possa dar razão a alguma das partes do processo, o mesmo deve examinar as questões preliminares. Essas questões, não é nada mais, que analisar as condições da ação e os pressupostos processuais. Deste modo, após a analise supracitada, o magistrado poderá analisar o mérito do recurso, desde que, contemplem os pressupostos processuais. 
Continuando, caso no recurso esteja ausente um ou mais de uns pressupostos processuais, ocorre o fenômeno da carência de ação, tipificado no Código de Processo Civil no Art. 301, X. Sendo assim, caso ocorra à carência de ação, o processo é extinto, sem julgamento do mérito, tipificado no Código de Processo Civil no Art. 267, VI. Por fim, para que o recurso seja aceito é necessário, contempla as seguintes condições: legitimidade das partes, interesse processual e possibilidade jurídica do pedido.

Mais conteúdos dessa disciplina