Buscar

Prévia do material em texto

Questão 1 (1,0) A Antropologia é uma ciência que se dedica ao estudo aprofundado do ser humano. É um termo de origem grega, formado por “anthropos” (homem, ser humano) e “logos” (conhecimento). Quanto aos objetivos dessa ciência podemos dizer que a Antropologia (Assinale a alternativa CORRETA). 
a) busca conhecer as manifestações culturais humanas para divulgar e valorizar festas folclóricas que caracterizam comunidades humanas e traz ganhos financeiros para a sobrevivência do grupo. 
b) tem como um de seus principais objetivos analisar problemas gerados em contextos econômicos e sugerir soluções, seja para resolvê-los ou para minimizar suas consequências.
c) é uma ciência que busca a compreensão da existência humana e dos fenômenos da natureza. Sem necessidade de comprovação científica, os antropólogos são as cientistas que exercem a capacidade de pensar e externar as ideias que nos ajudam a compreender a nossa própria existência.
d) busca conhecer a diferença e alteridade. Estudá-la pode nos fazer compreender que, longe de haver somente uma formação cultural que dê sentido às ações dos homens, toda e qualquer cultura é coerente em si mesma quando vista de forma total e a partir de seus próprios pressupostos
e) buscar conhecer o funcionamento da natureza em suas múltiplas relações de modo a compreender o papel das sociedades na construção do território, da paisagem e do lugar, a fim de estabelecer padrões culturais determinados pelo local de nascimento do indivíduo. 
Questão 2 (1,0) Em relação a história da Antropologia podemos dizer que (assinale a alternativa CORRETA) 
a) É uma das mais antigas ciências desenvolvidas pela civilização ocidental, tendo seus conceitos básicos delineados na Grécia Antiga. Desenvolveu-se como ciência e método de pensamento filosófico. No início era conhecida como História Natural ou Filosofia Natural.
b) Surgiu, na primeira metade do século XIX, sob o impacto da Revolução Industrial e da Revolução Francesa. As transformações econômicas, políticas e culturais suscitadas por acontecimentos que promoveram o surgimento da ciência antropológica. 
c) Foi consolidada como disciplina científica no século XIX, porém, suas raízes encontram-se alguns séculos antes com a “descoberta” de outros povos pelos descobridores e desbravadores. 
d) O surgimento da Antropologia enquanto ciência e campo de estudo foi obra dos gregos antigos. Heródoto é considerado o pai da dessa ciência. Seu trabalho aconteceu por meio da sistematização dos eventos da história dos gregos e de outros povos da antiguidade, como os egípcios.
e) Surgiu como expoente do conhecimento humano pensado de maneira sistemática na Grécia em meados do século VI a.C. Essa nova ciência despontou a partir da necessidade de explicar o mundo de maneira racional, questionando as explicações mitológicas. 
Questão 3 (1,0) Entre os Séculos XVI-XIX, antecedendo os trabalhos mais sistematizados da antropologia surgiram os escritos denominados como “Literatura Etnográfica” que pode ser explicado como 
a) primeiros trabalhos reconhecidamente etnográficos, aceitos pela comunidade científica como criteriosos e padronizados dentro das normas e métodos científicos. 
b) relatos sobre características dos povos “descobertos” constituindo uma descrição de sua língua, raça, religião. As descrições eram feitas geralmente por missionários, viajantes, exploradores, etc. 
c) relatos sem valor nenhum, apenas considerado pelo esforço do viajante em registrar os costumes de povos diferentes e não-civilizados. 
d) trabalho de classificação das espécies humanas que eram estudadas para que se pudesse hierarquizar as espécies humanas entre mais e menos dóceis. 
e) relatos feitos exclusivamente por religiosos que queriam escravizar os índios e nativos. 
Questão 4 (1,0) “Dali avistamos homens que andavam pela praia, obra de sete ou oito. Eram pardos, todos nus. Nas mãos traziam arcos com suas setas. Não fazem o menor caso de encobrir ou de mostrar suas vergonhas; e nisso têm tanta inocência como em mostrar o rosto. Ambos traziam os beiços de baixo furados e metidos neles seus ossos brancos e verdadeiros. Os cabelos seus são corredios. (CAMINHA, P. V. Carta. RIBEIRO, D. et al. Viagem pela história do Brasil: documentos).
O texto é parte da famosa Carta de Pero Vaz de Caminha, documento fundamental para a formação da identidade brasileira. Tratando da relação que, desde esse primeiro contato, se estabeleceu entre portugueses e indígenas, esse trecho da carta revela a
A) preocupação em garantir a integridade do colonizador diante da resistência dos índios à ocupação da terra.
B) postura etnocêntrica do europeu diante das características físicas e práticas culturais do indígena.
C) oposição de interesses entre portugueses e índios, que dificultava o trabalho catequético e exigia amplos recursos para a defesa recursos para a defesa da posse da nova terra.
D) abundância da terra descoberta, o que possibilitou a sua incorporação aos interesses mercantis portugueses, por meio da exploração econômica dos índios.
E) orientação da política da Coroa Portuguesa quanto à utilização dos nativos como mão-de-obra para colonizar a nova terra.
Questão 5 (1,0) O Darwinismo Social pode ser definido corretamente como:
a) a tentativa de igualar os animais superiores, como os mamíferos, e a sociedade dos homens.
b) o período da atividade intelectual de Charles Darwin em que o naturalista inglês dedicou-se à criação da Sociologia, ao lado de nomes como August Comte.
c) a tentativa de estabelecer relação entre o comportamento animal e o comportamento humano a partir de experimentos psicológicos.
d) o estudo da vida biológica em sociedade, como as sociedades das abelhas, das formigas etc
e) a transposição da teoria da evolução das espécies e da seleção natural do terreno da ciência natural para realidade sociocultural
Questão 6: De acordo com as concepções atuais da antropologia, as diferenças de comportamento entre os homens não podem ser explicadas através das diversidades somatológicas (referente aos aspetos anatómicos, fisiológicos) ou mesológicas (estudo das relações entre os seres e o meio ou ambiente). Tanto o determinismo geográfico como o determinismo biológico, foram incapazes de explicar a coexistência de diversos e diferenciados grupos humanos. 
Parte 1 – (0,5) Assinale a alternativa correta quanto a concepção que caracteriza o chamado DETERMINISMO BIOLÓGICO. 
a) Trata-se da crença de que o comportamento humano é determinados por sua localidade de nascimento.
b) O determinismo biológico acredita que as características psicológicas e culturais do ser humano são determinados à sua “raça”, ou seja à sua descendência biológica. 
c) Refere-se a uma teoria antropológica, segundo a qual o ser humano é determinado através da experiências de aprendizado e trajetória de vida.
d) Refere-se a ideia de que a apenas a ciência biológica ou chamadas, atualmente, ciências da natureza podem entender a constituição psicológica do ser humano. 
e) O determinismo biológico é uma teoria originada por estudiosos de arqueologia que ao estudar antigos restos humanos perceberam a existência de raças com características próprias.
Parte 2 – (0,5) Assinale a alternativa correta quanto a concepção que caracteriza o chamado determinismo geográfico.
a) Trata-se da crença de que o comportamento humano é determinados por suas características fisiológicas.
b) O determinismo geográfico acredita que as características culturais do ser humano são determinados por uma raça específica. 
c) Refere-se a uma teoria antropológica, segundo a qual o ser humano é determinado através da experiências de aprendizado e trajetória de vida.
d) O determinismo geográfico é a crença de que o ambiente determina os padrões da cultura humana de um determinado local, bem como, o desenvolvimento social. 
e) O determinismo geográfico é uma teoria originada por estudiosos de arqueologia que ao estudar antigos restos humanos perceberam a existência de raças com características próprias.
Questão 7: Assinale a alternativaINCORRETA quanto às declarações da UNESCO de 1950
 
Parte 1 
a) Foi comprovada a validade da tese segundo a qual os grupos humanos diferem uns dos outros pelos traços psicologicamente inatos
b) Os fatores que tiveram tinham papel preponderante na evolução do homem são a sua faculdade de aprender e a sua plasticidade.
c) As pesquisas científicas revelam que o nível das aptidões mentais é quase o mesmo em todos os grupos étnicos
d) As diferenças humanas se explicam, antes de tudo, pela história cultural de cada grupo
e) Os dados científicos de que dispomos atualmente não confirmam a teoria segundo a qual as diferenças genéticas hereditárias constituiria em um fator de importância primordial entre as causas das diferenças que se manifestam entre as culturas.
Parte 2 
a) A antropologia tem demonstrado que muitas atividades atribuídas às mulheres em uma cultura podem ser atribuídas aos homens em outra. 
b) As diferenças determinadas pelo aparelho reprodutor humano não determinam diferentes manifestações culturais
c) Margareth Mead (1971) mostra que até a amamentação pode ser transferida a um marido moderno por meio da mamadeira. ]
d) A espécie humana se diferencia anatômica e fisiologicamente através do dimorfismo sexual, e isso comprova, sem sombra de dúvida, que as diferenças de comportamento existentes entre pessoas de sexos diferentes são determinadas biologicamente.
e) A etnia Tupi mostra que o pai pode ser o protagonista importante do parto. É ele que se recolhe à rede, e não a mulher, e faz o resguardo considerado importante para a sua saúde e a do recém-nascido.

Mais conteúdos dessa disciplina