Buscar

Questões de Direito Administrativo - Serviços Públicos

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes
Você viu 3, do total de 3 páginas

Prévia do material em texto

QUESTIONÁRIO 1
1) CESPE/INPI/Analista de Planejamento – Direito/2013) Considerada fonte secundária do direito administrativo, a jurisprudência não tem força cogente de uma norma criada pelo legislador, salvo no caso de súmula vinculante, cujo cumprimento é obrigatório pela administração pública.
2) (CESPE/TCU/Auditor Federal de Controle Externo – Psicologia/2011) Segundo a doutrina administrativista, o direito administrativo é o ramo do direito privado  que tem  por objeto os órgãos, os agentes e as pessoas jurídicas administrativas que integram a administração pública, a atividade jurídica não  contenciosa que esta exerce e os bens de que se utiliza para a consecução de seus fins, de natureza pública.
3) (CESPE/INSS/Engenheiro Civil/2010) O direito administrativo é o conjunto harmônico de princípios jurídicos que regem órgãos, agentes e atividades   públicas que tendem a realizar concreta, direta e imediatamente os fins desejados pelo Estado.
4) (CESPE/TCE-RO/Contador/2013) O Estado é um ente personalizado, apresentando-se não apenas exteriormente, nas relações internacionais, mas
também internamente, como pessoa jurídica de direito público capaz de adquirir  direitos e contrair obrigações na ordem jurídica.
Gabarito: 1) Certo 2) Errado 3)Certo 4)Certo 
QUESTIONÁRIO 2
1 - Q444474 (Prova: FCC - 2014 - TRT - 13ª Região (PB) - Técnico Judiciário - Tecnologia da Informação / Direito Administrativo / Serviços Públicos; Conceito e Classificação;) O conceito de serviço público sofreu evolução desde a sua concepção original, comportando, para sua definição, elemento subjetivo, objetivo e formal. O conceito atualmente vigente, consagrado pela Constituição Federal e legislação pátria, permite afirmar que: a) a prestação de serviços públicos por particulares é vedada quando se trata de serviço de titularidade do Estado. b) serviços públicos próprios ou exclusivos pressupõem a titularidade do Estado, admitindo, contudo, a prestação por particulares mediante concessão ou permissão. c) apenas mediante o instituto da concessão, condicionada à prévia licitação, admite-se a prestação de serviço público por particulares. d) o instituto da concessão transfere ao particular a titularidade do serviço público, enquanto a permissão outorga apenas a sua execução. e) os serviços públicos não exclusivos de Estado, ou impróprios, tais como saúde e educação, podem ser explorados por particulares mediante concessão.
 2 - Q409200 (Prova: FCC - 2014 - TRT - 16ª REGIÃO (MA) - Técnico Judiciário - Administrativa / Direito Administrativo / Serviços Públicos; Princípios;) Um particular questionou a atuação da Administração pública, tendo em vista a inobservância de um dos princípios basilares dos serviços públicos, justificando não ter havido urbanidade na prestação do serviço. Trata-se do princípio da a) continuidade. b) modicidade. c) universalidade. d) mutabilidade. e) cortesia. 
3 - Q435937 (Prova: FCC - 2013 - MPE-SE - Técnico Administrativo / Direito Administrativo / Serviços Públicos; Princípios;) O princípio da continuidade do serviço público aplicado aos contratos de concessão regidos pela Lei Federal n° 8.987/95 impede a) o reconhecimento de algumas prerrogativas para a Administração pública, como a retomada do serviço concedido por interesse público, conhecida como encampação, quando se mostrar necessário que o poder concedente assuma a execução do serviço. b) a recomposição do equilíbrio econômico-financeiro do contrato diante de superveniências imprevistas que afetem a sua execução. c) a estipulação de prazo para o cumprimento das obrigações assumidas contratualmente. d) a aplicação do princípio da exceção do contrato não cumprido, pelo qual o concessionário poderia deixar de cumprir obrigação contratual quando houvesse inadimplemento do contrato pelo Poder Concedente. e) a mutabilidade de cláusulas regulamentares previstas nos contratos de concessão para tornar o serviço atualizado, mediante a renovação da frota de ônibus periodicamente, por exemplo.
QUESTIONARIO 3
01 -Q241320 (Prova: FCC - 2012 - TRT - 6ª Região (PE) - Técnico Judiciário - Área Administrativa / Direito Administrativo / Serviços Públicos; Delegação dos Serviços Públicos - Concessão e Permissão; Contratos administrativos;) A concessão de serviço público, disciplinada pela Lei Federal no 8.987/95, constitui 
a) ato do Poder Público que transfere à pessoa jurídica distinta a titularidade de determinado serviço público, que passará a executá-lo em seu próprio nome.
 b) contrato administrativo por meio do qual a Administração Pública, mantendo-se titular de determinado serviço público, delega ao concessionário a execução do mesmo, compreendendo a remuneração paga diretamente pelo usuário, por meio da cobrança de tarifa.
 c) contrato administrativo do Poder Público que transfere a pessoa jurídica de direito público ou privado a titularidade de determinado serviço público, que passará a executá-lo em seu próprio nome.
 d) ato administrativo de delegação de titularidade e execução de serviço público, compreendendo a remuneração paga diretamente pelo usuário, por meio da cobrança de tarifa.
 e) contrato administrativo que transfere à pessoa jurídica de direito público distinta a titularidade de determinado serviço público, que passará a executá-lo remunerando-se diretamente da tarifa paga pelo usuário.
2 - Q433000 ( Prova: CESPE - 2014 - ANATEL - Conhecimentos Básicos - Cargos 13, 14 e 15 / Direito Administrativo / Serviços Públicos; Delegação dos Serviços Públicos - Concessão e Permissão; ) Julgue o item subsecutivo, concernentes aos serviços públicos. 
O inadimplemento do concessionário, que deixa de executar total ou parcialmente serviço público concedido, acarreta a extinção do contrato de concessão por rescisão promovida pelo poder concedente. 
( ) Certo ( ) Errado
3) Q350414 ( Prova: CESPE - 2013 - PC-DF - Escrivão de Polícia / Direito Administrativo / Serviços Públicos; Delegação dos Serviços Públicos - Concessão e Permissão; ) Julgue os itens subsequentes, acerca de princípios e serviços públicos. 
A administração pública poderá delegar aos particulares a execução de determinado serviço público, mediante concessão, que constitui ato administrativo unilateral, discricionário e precário. 
( ) Certo ( ) Errado

Mais conteúdos dessa disciplina