Buscar

Roteiro Observação Tainara

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes
Você viu 3, do total de 3 páginas

Prévia do material em texto

ROTEIRO DE OBSERVAÇÃO – Estágio I
 Escola Estadual de Educação Básica Marcus Vinicius de Moraes
Organização: Os turnos de funcionamento da escola são manhã e tarde para o ensino fundamental anos iniciais, finais e ensino médio e a noite somente para o ensino médio. Em média há vinte alunos por turma, a escola conta com onze funcionários, não há a existência de uma equipe de apoio somente os supervisores e orientadores. Os pais sempre são atendidos quando procuram a escola.
Infraestrutura: A escola conta com dois prédios e doze salas de aula, a limpeza é feita por duas funcionárias há um lugar especifico para atendimento aos pais, a escola conta com uma biblioteca para os alunos, possui uma quadra para esporte sem cobertura, tem uma ampla sala dos professores, existe na escola duas salas informatizadas, a escola não possui acessibilidade para pessoas com necessidades especiais, a escola possui cantina vendendo lanche terceirizado e oferece merenda aos alunos, a mesma possui três equipamentos de multimídia são eles Data show, televisão e Lousa digital. Os reparos são feitos através de repasses de verbas feitos pelo estado.
 Projeto Político-Pedagógico e Regimento Escolar: Os objetivos da proposta pedagógica são: 
· Desenvolver o senso crítico no educando, possibilitando-lhe a análise da realidade e tornando-o capaz de agir e interagir no meio em que vive, como cidadão responsável, para uma sociedade mais justa, humana e democrática.
· Proporcionar a formação integral, baseado nos valores humanos para a vida e para a convivência na sociedade, no exercício cotidiano dos Direitos Humanos como forma de vida e organização social, política, econômica e cultural.
· Proporcionar aos alunos que apresentam deficiências, transtornos globais do desenvolvimento e/ou altas habilidades, apoio especializado no processo de construção do conhecimento. O PPP da escola é rediscutido conforme orientação da mantenedora, as alterações são comunicadas caso ocorram através de reunião com a comunidade escolar.
 Os conteúdos trabalhados em sala de aula aparecem no PPP através dos planos de estudo, O Plano de Estudos sintetiza a construção coletiva do currículo, a ser desenvolvido em consonância com o Projeto Político Pedagógico da escola, organiza as atividades, conceitos e espaços escolares. Constituem-se em expressão clara dos objetivos, a serem trabalhados, como, quando e em quanto tempo serão desenvolvidos.
 
O Plano de Estudos elaborado pelos professores e Equipe Diretiva, com a participação dos demais segmentos da comunidade escolar, contemplam o Atendimento Educacional Especializa (AEE), e é submetido à análise e discussão do Conselho Escolar.
 Concebido como um conjunto orgânico articulado deve assegurar a possibilidade de organização da formação geral - áreas do conhecimento e da parte diversificada. Deve ser organizado de forma integrada, como unidades de estudo, módulos, conceitos, projetos contextualizados e interdisciplinares ou desenvolvimento transversal de temas, ou outras formas de organização, conforme o disposto na organização curricular. Considerando também atividades específicas para alunos com necessidades educacionais especiais. A avaliação da aprendizagem é entendida como parte do processo de ensinar e aprender. Uma vez que redimensiona o planejamento do professor, permitindo que intervenha, atendendo às diferenças entre os alunos, na perspectiva que todos aprendam, se apresenta como elemento de identificação e diagnóstico. Uma vez que o foco passa ser a aprendizagem, a avaliação é considerada formativa.
A Escola compreende a avaliação como dinâmica processual, representada como um momento de análise e apreciação diagnóstica do trabalho escolar, por meio da qual são averiguados o alcance e a abordagem dos objetivos constantes do planejamento, com a finalidade de redirecionar ou refazer o trabalho pedagógico, de forma a garantir o alcance da finalidade educativa que os orienta. 
	A aprendizagem é considerada parte de uma ação coletiva que busca a formação dos alunos em seu percurso formativo, garantindo o desenvolvimento em todos os aspectos. Essa concepção parte da premissa de que todos podem aprender a partir de seu ritmo e no seu tempo e, para que as aprendizagens sejam significativas, a Escola oferece oportunidades, ações e estratégias.
	No Ensino Fundamental e Médio, o processo se dá pela observação e registro, com a utilização de diferentes instrumentos avaliativos, com critérios definidos no planejamento de cada professor, que consta no Plano de Trabalho do Professor. A organização do registro e os resultados da avaliação estão descritos no Regimento da Escola.
Considerando que o aluno é também o sujeito responsável pelo seu ato de aprender, a autoavaliação do aluno, associada à avaliação do professor, é uma estratégia fundamental para a consistência do processo avaliativo. O sujeito constrói o seu conhecimento consequentemente, constrói também sua avaliação, desta forma ninguém melhor do que o próprio aluno para dizer o que está ou não aprendendo. 
A avaliação dos alunos com Atendimento Educacional Especializado/AEE é construída de forma articulada com os profissionais que realizam este atendimento, com o coletivo dos professores da escola de modo a, respeitando as especificidades dos alunos, favorecer o pertencimento ao grupo em que estão incluídos. 
Nas áreas Linguagens, Ciências Humanas, Ciências da Natureza, Matemática e Ensino Religioso - a partir do espaço da sala de aula se configura a construção inicial do conhecimento do aluno em cada componente curricular, em interface com a autoavaliação do aluno.
Nos Projetos Vivenciais, a partir do planejamento, execução e avaliação dos professores responsáveis pela formação geral e parte diversificada, por meio dos instrumentos específicos de acompanhamento, em interface com a autoavaliação do aluno, estabelecerão a construção de conhecimento do aluno.
Na avaliação realizada na área, o professor necessita utilizar vários instrumentos para avaliar individualmente a aprendizagem do aluno, tais como: produções textuais, gráficas, estudo de casos, portfólios, questões dissertativas, produção de jogos lógicos, registro de experimentação científica, elaboração e aplicação de roteiros de entrevistas, produção de mapas, elaboração de diários de campo, construção de diários virtuais.
 (
CENTRO
 
UNIVERSITÁRIO
 
LEONARDO
 
DA
 
VINCI
) (
Rodovia BR 470 - Km 71 - 
n
o 
1.040
 – Bairro Benedito – Caixa Postal 191 – 89130-000 – 
Indaial
/SC
Fone (47) 3281-9000 – Fax (47) 3281-9090 – Site:
www.uniasselvi.com.br
)
 
 Caracterização do corpo docente: A escola conta com trinta e três professores, sendo onze desses atuantes na gestão escolar, desses profissionais dezessete possuem pós-graduação, um possui magistério e quinze possuem graduação. O regime de trabalho dos professores varia de contrato temporário e contrato efetivo, com carga horária de 40 ou 20 horas semanais. A grande maioria dos profissionais mora no mesmo município da escola somente oito moram em outro município. As formações continuadas são feitas pela secretaria de educação do estado. 
1 Caracterização dos professores entrevistados:
Aspectos Gerais: Formação acadêmica, experiência profissional (tempo de atuação com a Educação); tempo de atuação na escola atual; tendência pedagógica que alicerça sua prática; quais recursos mediáticos e técnicas para a explanação dos assuntos são comumente utilizadas; relacionamento com os alunos, regime de trabalho; o professor mora no bairro e ou município no qual a escola encontra-se edificada; o professor busca formação/atualização profissional.
Planejamento: com que frequência é realizado (diariamente, semanalmente, anualmente); define objetivos para cada aula, os objetivos são centrados nos alunos e apresentados à turma; a avaliação empregada está em conformidade com a descrita no PPP; o professor promove a igualdade de expressão; ocorre relação do que é planejado com a prática; quais alternativas que o professorbusca para lidar com limitações (espaço físico, falta de material pedagógico e número excessivo de alunos); quando da motivação dos alunos quais meios empregados para este fim; pontualidade do professor; divide o tempo (hora aula) entre motivação, explanação, atividades práticas e avaliação dos objetivos propostos.

Mais conteúdos dessa disciplina