Buscar

Prévia do material em texto

Prova online
Parte superior do formulário
QUESTÃO 1
O movimento de resistência à concepção liberal se dá a partir das teorias progressistas. Estas tentam mostrar uma possibilidade de fazer da educação um canal de transformação social, opondo-se aos princípios liberais e instrumentalizando, a partir das teorias sociopolíticas da educação (LIBÂNEO, 1992), professores e estudantes - particularmente da classe trabalhadora - para a luta contra o capitalismo.
Com base nesta afirmação, assinale a alternativa correta:
a )
Para a concepção progressista, o professor deve pautar-se na relação de hierarquia como forma de garantir a efetividade do processo de ensino-aprendizagem e, desta forma, o crescimento individual do aluno.
b )
A tendência progressista confere um caráter mecânico e reprodutivista aos processos educacionais, que desconsidera os contextos sociais e a experiência do estudante.
c )
A concepção progressista valoriza o avanço de cada estudante, recompensando o esforço individual, pois o processo de ensino-aprendizagem está centrado no movimento do aluno para o aprender.
 
d )
O cerne dessa concepção pedagógica está na democratização dos saberes, o que requer uma política antiautoritarista, isto é, uma ruptura da relação autoritária entre professor, aluno e conhecimento.
e )
O cerne da proposta de educação progressista está na defesa dos direitos do indivíduo e no esforço do aluno como principal responsável pelo sucesso do processo de ensino-aprendizagem.
Ver justificativa da resposta
QUESTÃO 2
Sobre a relação entre professor, aluno e conhecimento, assinale a alternativa correta:
a )
O elemento primordial do processo de ensino-aprendizagem é o professor, pois sem ele não há produção de conhecimento, apenas um acumulado de informações desconexas.
b )
A consecução do processo de ensino-aprendizagem tem sua base no próprio conhecimento, sem o qual não ocorre a aprendizagem, independentemente de quem sejam os envolvidos.
c )
O principal elemento do processo de ensino-aprendizagem é o aluno. Sem ele não se pode falar em aprendizagem, visto que é quem recebe os saberes e os conhecimentos.
d )
O processo de ensino-aprendizagem ocorre entre professor e aluno, mas requer a mobilização do conhecimento, sendo o aluno o sujeito passivo desse processo.
 
e )
O aluno é parte do processo de ensino-aprendizagem porque o conhecimento não se processa sozinho e nem ocorre no vazio; ele requer saberes prévios que, com a ação do professor, resultarão na aprendizagem de um novo conhecimento.
Ver justificativa da resposta
QUESTÃO 3
Assinale a alternativa que apresenta o entendimento correto de ambiente andragógico, conforme defendido por Kapp (BECK, 2018):
a )
Um espaço pensado para a aprendizagem das crianças, mas que, contudo, pode ser adaptado aos adultos, desde que sejam observados os contextos de vida e contempladas as suas experiências.
b )
Um ambiente de aprendizagem que independe da idade dos estudantes, pois tanto adultos como crianças precisam pensar no conhecimento como elemento vivo, estando presente em todo o espaço.
c )
Um ambiente preparado pedagogicamente, com diversos materiais gráficos, cartazes, livros e jogos educativos, que possibilitem uma aprendizagem crítica e com sentido social na vida do educando.
 
d )
Um espaço para reflexão, em que o adulto compreenda os objetivos da aprendizagem e que o conteúdo estudado tenha significado para a sua vida, que possa ser relacionado às suas vivências sociais.
e )
Um espaço pensado para a aprendizagem profissional, levando em conta a dinâmica do adulto, que precisa aprender ao longo da vida e se qualificar continuamente para o mercado de trabalho.
Ver justificativa da resposta
QUESTÃO 4
Sobre as características da andragogia, assinale a alternativa correta:
a )
Busca a melhor forma de ensinar adultos, compreendendo a necessidade de metodologias específicas, que garantam o aprendizado dos saberes, independentemente de sua aplicação no contexto do aluno.
b )
Busca a melhor forma de ensinar adultos, estabelecendo maior cuidado quanto à relação professor-aluno, visto que o professor precisa cobrar mais responsabilidade do adulto do que da criança.
 
c )
Busca conhecer a melhor forma de ensinar jovens e adultos, seja na educação escolar, seja no meio empresarial, relacionando-se ao aprender ao longo da vida.
d )
Busca a melhor forma de ensinar adultos, compreendendo que deve haver uma seleção de conteúdos para cada realidade, evitando desperdiçar o tempo pedagógico do aluno adulto.
e )
Busca a melhor forma de ensinar adultos, visando à profissionalização e ao preparo para o mercado de trabalho, relacionando-se, desta forma, ao aprender ao longo da vida.
Ver justificativa da resposta
QUESTÃO 5
Quanto ao papel do aluno na educação heutagógica, assinale a alternativa correta:
a )
O aluno é gestor de sua aprendizagem, podendo, desta forma, abrir mão do professor, pois ele próprio pode organizar o seu aprendizado.
b )
O aluno põe-se como coadjuvante no processo de ensino-aprendizagem, cabendo ao professor definir os rumos do processo.
 
c )
 O aluno é gestor de sua aprendizagem, sendo responsável pela escolha dos conteúdos, forma de avaliação e todos os elementos didáticos
d )
O aluno se posiciona de forma autônoma, não buscando auxílio do professor, pois isso descaracteriza a autoaprendizagem.
e )
O aluno é gestor de sua aprendizagem, parte de suas experiências, faz uso do compartilhamento, da interação, da troca e do aprendizado colaborativo.
Ver justificativa da resposta
QUESTÃO 6
A didática foi consolidada a partir da obra Didática Magna, de Comênio (1592-1670). Nela, anunciavam-se os princípios e as regras para o ensino que possibilitam um melhor aprendizado e se estabelecem como elementos-chave do processo educativo em suas diferentes dimensões, tempo e espaço. Sobre a didática, assinale a alternativa correta:
 
a )
A didática continua a evoluir, acompanhando os contextos e conferindo novos contornos ao processo de ensino-aprendizagem na medida em que permite refletir sobre os objetivos, contextos e formas de como se aprende e se ensina.
b )
Ao longo da história, a didática recebeu influências de várias áreas do conhecimento, que possibilitaram centrar o núcleo da didática nas técnicas de ensino e nos resultados obtidos a partir delas.
c )
Embora a didática tenha se consolidado a partir da obra de Comênio, ao passar dos anos sofreu muitas alterações, e, em sua concepção atual, preserva-se somente o uso de estratégias diversificadas.
d )
Consolidada e grandemente difundida a partir da obra de Comênio, a didática passou a receber destaque e teve seu auge com as teorias reprodutivistas e tecnicistas, caindo, entretanto, em declínio nas últimas décadas.
e )
A didática atingiu seu patamar máximo com Comênio, que a difundiu como essência do processo de ensino-aprendizagem, com tamanha influência que a partir de então toda a aprendizagem se pautou na base didática de Comênio.
Ver justificativa da resposta
QUESTÃO 7
Sobre os objetivos, podemos dizer que são os condutores da ação pedagógica.
Sobre o tema, assinale a alternativa correta:
a )
A definição clara de metodologias adequadas ao processo de ensino-aprendizagem suplanta a necessidade de objetivos.
b )
Os objetivos definidos servem como balizadores, dispensando os caminhos para se chegar à meta.
c )
Os objetivos apenas indicam para quais níveis de ensino cada conteúdo deverá ser organizado dentro do currículo escolar.
 
d )
Os objetivos especificam onde se pretende chegar, quais as metas a serem alcançadas e por quais caminhos.
e )
A definição clara de um objetivo pedagógico é suficiente para que ocorra a aprendizagem, sendo automático o processo de ensino.
Ver justificativa da resposta
QUESTÃO 8
Quanto à formação do professor que trabalha com estudantes adultos, assinale a alternativa correta:
a )
A formação do professor que irá atuar com a educação de adultos deve estar centrada no desenvolvimento de competências emocionais, pois para estepúblico elas são mais importantes do que conteúdos e conhecimentos.
b )
A formação do professor que irá atuar com a educação de adultos deve ter como prioridade o aprendizado de conteúdos específicos, visto que para as crianças os conteúdos têm menos peso do que para os adultos.
 
c )
A formação do professor é fundamental para o desenvolvimento da atividade docente, assim como aprender sobre o adulto a quem irá ensinar e sobre quais métodos, didáticas e teorias embasarão o trabalho.
d )
A formação do professor que irá atuar com a educação de adultos tem menos importância do que as características pessoais, pois o docente deve ser simpático, extrovertido e disposto a sempre ouvir os alunos.
e )
A formação é necessária para o exercício da docência, mesmo que esta esteja centrada no ensino de crianças; o que importa é a ação para o aprender a ensinar continuamente.
Parte inferior do formulário