Buscar

Prévia do material em texto

1.
		O mediador deve estar consciente da função que lhe cabe exercer durante o processo de mediação, com o fito de proporcionar um ambiente de cooperação e controle. Algumas técnicas de facilitação e controle podem auxiliar o mediador a conduzir a sessão de mediação.
Assinale a opção INCORRETA:
ADAPTAÇÃO CURSO DE MEDIAÇÃO JUDICIAL - CNJ - 2013
	
	
	
	O mediador deve ser paciente e perseverante, entretanto, se as partes insistem não obedecerem o mediador não deve perder sua autoridade e deve finalizar o processo ainda que as partes estejam se comunicando e encaminhando para o consenso.
	
	
	O mediador deve estar sempre atento à comunicação não verbal. Por ser modelo de comportamento, o mediador deve estar, a todo momento, ajustando sua comunicação. Seus gestos, seu modo de se comunicar e seu semblante influenciam as partes.
	
	
	A linguagem deve ser apropriada. Existem diferentes tipos de partes, possivelmente, com os níveis socioeconômicos e culturais diferentes. A linguagem, mal empregada, pode distanciar as partes cada vez mais de um provável acordo.
	
	
	O mediador, apesar de imparcial, deve ser um defensor do processo. O mediador não deve fazer comentário que transpareça apoiar alguma das partes. Entretanto, deve estar invariavelmente engajado na defesa do seguimento regular do processo.
	
	
	O mediador deve, sempre que possível, redefinir a comunicação com uma conotação positiva.
	
	
	
	 
		
	
		2.
		Todas as trocas são simétricas ou complementares, em nossa comunicação. Na mediação devemos privilegiar:
	
	
	
	a exposição de todas as trocas comunicacionais sem a intervenção do conciliador.
	
	
	a conversão das trocas comunicacionais simétricas em complementares.
	
	
	a utilização das trocas complementares em declínio das simétricas.
	
	
	a extinção das trocas comunicacionais para o aparecimento do acordo.
	
	
	a conversão das trocas comunicacionais complementares em simétricas.
	
	
	
	 
		
	
		3.
		O mediador deve ser empático e acessível. Ter empatia significa saber colocar-se na situação do outro, sem, contudo, tomar partido. O medidor deve ser acessível, ou seja, uma pessoa com quem as partes possam falar abertamente. Analise os itens abaixo e marque a alternativa CORRETA.
I. Durante o processo de mediação, devem ser evitados termos agressivos ou que estimulem as partes a perceber o conflito de forma polarizada. Isto vale para as partes e para o mediador, cujo comportamento deverá servir, antes de tudo, como modelo para as partes.
II. Desde que não seja ofensivo, o senso de humor pode ser utilizado. Entretanto, são vedadas piadas que envolvam determinado tipo social, crença ou qualquer aspecto racial ou cultural.
III. Ser acessível não significa que as partes possam falar a qualquer momento sobre qualquer questão, pois, apesar do tom informal da mediação, existem regras que devem ser respeitadas.
IV. O mediador deve ser sensível aos sentimentos e às reações pessoais das partes a cada momento do processo de mediação.
CURSO DE MEDIAÇÃO JUDICIAL - CNJ - 2013
	
	
	
	Apenas os itens I, II e IV são verdadeiros.
	
	
	Apenas os itens II, III e IV são verdadeiros.
	
	
	Todos os itens são falsos.
	
	
	Todos os itens são verdadeiros.
	
	
	Apenas os itens I, III e IV são verdadeiros.