Buscar

Grupo de Discussão - Módulo 1 EF

Prévia do material em texto

GRUPO: ANA MARIA DE OLIVEIRA ALVES,
LARYSSA DE OLIVEIRA SILVA
MARIA EDUARDA ALVES PIRES
ISABELLA SERAPIÃO VIDAL
LARISSA CARVALHO CORDEIRO CAMPOS
Grupo de Discussão:
1. Explique porque o etanol (CH3CH2OH) é mais solúvel em água do que o etano (CH3CH3).
O etanol é mais solúvel em água devido a existência do grupo hidroxila, que permite melhor interação com a água, enquanto o etano, por ser um hidrocarboneto é hidrofóbico, ou seja, apolar.
2. Explicar o fato do cloreto de trietilamônio ((CH3CH2)3N•HCl) ser mais solúvel em água do que a trietilamina ((CH3CH2)3N).
O cloreto trietilamônio é mais solúvel em água por causa do íon HCl, que realiza uma ligação do tipo covalente, enquanto a trietilamina é composta por uma porção de hidrocarbonetos, que são hidrofóbicos.
3. Explique por que o sal é solúvel em água e o óleo não?
O sal é solúvel em água porque é um íon, realizando uma ligação covalente com a água. O óleo é insolúvel porque é um hidrocarboneto de cadeia longa, impossibilitando interação com a água.
 
4. Explique porque as moléculas anfipáticas tendem a formar micelas na água. Que força impulsiona a formação de micelas?
As moléculas anfipáticas ou anfifílicas são constituídas por regiões polares e apolares. As micelas tendem a se formar de maneira que a região apolar fique para fora, sem interação com a água, enquanto a parte polar fica para dentro. Isso ocorre porque se a região polar ficar para fora, ela vai interagir com a água, então a parte apolar a “protege”.
5. Construa uma ligação peptídica entre a alanina e a glicina. Quantos di-peptídeos você pode fazer? Explique esta ligação para a turma.
É possível formar um dipeptideo.
6. (a) O que é a estrutura primária de uma proteína? Quais as forças químicas que a mantêm? 
A estrutura primaria de uma proteína é uma cadeia formada pela ligação peptídica entre aminoácidos. As forças que a mantem são ligações covalentes fortes.
(b) Qual a influência da estrutura primária de uma proteína nas suas estruturas secundária, terciária e quaternária? 
A estrutura secundária, terciária e quaternária, são formadas em consequência do tipo de disposição dos aminoácidos da proteína primária. Conforme ocorre a ligação entre esses aminoácidos, formam-se as estruturas mas avançadas.
(c) Quais forças mantêm as estruturas secundárias e terciárias das proteínas? 
A estrutura secundária é mantida por pontes de hidrogênio, e a estrutura terciária é mantida por pontes dissulfeto.
7. Construa uma alfa-hélice e uma folha-beta anti-paralela e as explique para a turma. 
 
Alfa hélice
(estrutura secundaria)
	Folha-beta anti-paralela 
Amino terminal
 
 
 Carboxi terminal
	
 
8. O que são os BCAAs? Quimicamente, como eles são classificados? Explique quais seriam os benefícios de sua utilização em detrimento da utilização de fontes proteicas completas.
Os BCAAs são aminoácidos de cadeia ramificada (valina, leucina e isoleucina). Eles são classificados como aminoácidos essenciais, não são sintetizados pelo nosso organismo. Eles têm capacidade de estimular a síntese de proteína muscular, mas na ausência dos demais aminoácidos não conseguem sustentar uma resposta máxima de síntese.
9. (a) Por que as enzimas são específicas para seus substratos? 
Cada enzima tem um substrato específico porque a organização dos aminoácidos permite a formação de sitio ativos determinados para esse substrato em especial isso torna possível a reação catalítica.
 
(b) Como as enzimas diminuem a energia de ativação de uma reação?
As enzimas atuam como catalisadores, elas aumentam a velocidade da conversão de um substrato em produto.
(c) Qual o efeito das enzimas sobre o equilíbrio de uma reação?
Uma reação mesmo que seja espontânea leva muito tempo para acontecer, então as enzimas aceleram esse processo fornecendo energia extra.
(d) Como sabemos qual o sentido em que uma reação ocorre? 
O sentido de uma reação é determinado pela diferença de energia livre (delta g) entre os produtos e os reagentes. Se o delta g for negativo trata-se de reação espontânea.
10. Diferencie proteínas de alto e baixo valor biológico. Onde são encontradas? Qual seria o problema de se manter uma alimentação baseada apenas em alimentos com proteínas incompletas?
As proteínas de alto valor biológico tem maior número de aminoácidos essenciais, e são encontradas em alimentos de origem animal, como ovos e carne.
Por outro lado, as proteínas de baixo valor biológico tem uma menor quantidade de aminoácidos essenciais, que são encontrados em alimentos de origem vegetal, como lentilha e feijão. Caso o individuo mantenha uma alimentação apenas com proteínas incompletas, seu organismo terá suas funções estruturais comprometidas, como por exemplo a regeneração muscular.
11. Sobre o whey protein hidrolisado: Qual é o efeito da hidrólise sobre a estrutura primária das proteínas desse composto? 
A hidrólise do whey protein facilita sua digestão, pois é dada pela quebra das proteínas em aminoácidos.
12.a) No diagrama de coordenadas de reação mostrado abaixo, rotule o estado de transição e a mudança global de energia livre (G) para a reação não catalisada A B.
O estado de transição é marcado pelo momento em que a curva começa a decrescer. A energia livre (g) nesse processo é espontânea ou seja, (g) é negativo. 
(b) Esta é uma reação exergônica ou endergônica?
Essa reação é exergônica, porque os reagentes têm mais energia do que os produtos. 
(d) Desenhe uma segunda curva mostrando a energética da reação se ela for catalisada por uma enzima.
 Energia de ativação sem enzima
Com enzima

Mais conteúdos dessa disciplina