Buscar

esporte e educacao fisica aplicadas a tecnologia

Prévia do material em texto

Esporte e Educação física aplicadas a 
 Tecnologia 
Eduardo klitzke ferraz
Prof. Orientador
Patricia
Centro Universitário Leonardo da Vinci – UNIASSELVI
Educação física (BEF0059) – Trabalho de Graduação
RESUMO
 este artigo acadêmico tem o intuito de instruir sobre diferenças entre conceitos de educação física, atividades e esporte trazendo definições gerais sobre cada assunto, mantendo o enfoque geral no contexto de adaptação e inclusão a qual a tecnologia pode abranger geral e como a mesma afeta o cenário competitivo, politico e novos conceitos de marketing relacionadas ao que agora se torna algo popular.
Palavras-chave: Educação física; Esporte; Inclusão; Tecnologia
1 INTRODUÇÃO
 o conceito de educação física visa o controle, aperfeiçoamento e a manutenção do corpo e da mente.
o conceito trata de atividades físicas elaboradas e planejadas com estruturamento promovendo melhor pratica quanto condicionamento físico de pessoas em todas as faixas etárias através de diversas modalidades esportivas.
 em sua totalidade aulas de educação física tem um profissional com qualificação na área podendo o mesmo atuar em escolas quanto no meio fitnes, tendo em mente que o a formação do profissional de ciências do esperte tratasse de alguém especializado na preparação física de atletas tanto no conceito individual e equipe, abrangendo também pontos dos quais se relacionam com a organização e gestão de eventos esportivos.
 já quanto ao que se relaciona a atividade física temos uma abrangente diversidade das quais temos praticas pré instaladas como jogar bola, nadar e outros a quais conhecemos desde nossa infância.
 a relação da atividade física pode se caracterizar por qualquer pratica a qual tenha um gasto energético não pré planejada a qual não necessariamente tem a obrigação por ter um profissional relativo à área.
 Já quando se traz ao conceito de esporte não é qualquer atividade possa ser considerada como esporte pois o conceito em si tratasse não apenas do ato, mais também da competição podendo citar um conceito de Barbanti (2006, p. 57) define esporte como “um atividade competitiva institucionalizada que envolve esforço físico vigoroso ou o uso de habilidades motoras relativamente complexas, por indivíduos, cuja participação é motivada por uma combinação de fatores intrínsecos e extrínsecos”
 2 ORIGEM DO ESPORTE
 Quando se trata da origem real do conceito mais robusto daquilo que e o esporte ou a atividade física, nós somos remetidos a milhares de anos no passado, podendo dizer de a atividade física e algo que evolui conosco pois os meios de sobrevivência eram totalmente baseados em habilidades físicas como saltar, correr e lutar para a manutenção da vida no período mais primitivo.
 a indícios de que apontam o surgimento de competições desde antes de cristo tento alguns vestígios como pinturas egípcias que podem revelar movimentos de combate isto antes mesmo de 1850 a.c.
 podemos dizer que o atletismo e o misto e a origem de qualquer esporte, pois sua pratica apresenta todas as movimentações naturais do ser humano.
a mesma e considerada uma das competições mais antigas já datadas e continuas tem indícios que está competição possa ter se iniciado por meados de 776 a.c na cidade de olímpia, na Grécia o que deu origem as olimpíadas.
3 IMPORTANCIA DA BASE TEORICA
 A educação física e de grande importância em todos os seguimentos da vida, gerando desenvolvimento, saúde, socialização e espirito de equipe.
 Acreditar que a atividade física passa a fazer parte do comportamento pessoal durante toda a vida, significa entender que isso só é possível mediante experiências satisfatórias com os exercícios físicos e os jogos.
 O trabalho teórico da educação física tem um fundamental papel no auxílio de todos pois dá uma base necessária para que a pessoa possa desenvolver suas atividades sem se lesionar ou acarretar em outros problemas por mas praticas não só em suas atividades avulsas como em sua postura mediante serviços ou a rotina do cotidiano.
4 TECNOLOGIA APLICADA AO CENARIO ESPORTIVO
 Ao longo dos anos devido grande busca por atividades físicas, uma vida mais saudável ou o desenvolvimento e alcance a qual ganharam os grandes eventos esportivo o consumo de materiais relacionados ao conceito de esportes vem em grande ascensão trazendo grandes demandas a indústria do esporte a qual tem agora necessidade de trazer aperfeiçoamentos tecnológicos tanto para garantir um maior conforto quanto para melhora da performance dos atletas mantendo assim sempre as competições em maiores níveis mantendo o tema esporte em alta no mercado e nos holofotes.
 Os avanços trazidos pela tecnologia garantem a veracidade e a confirmação de lances, momentos oque através de câmeras de slowmotion podem captar cada detalhe permitindo assim avaliações justas e um cenário esportivo mais limpo.
 À medida que as modalidades se popularizaram passaram a contar com grandes estruturas, e, inevitavelmente, foram influenciadas pela tecnologia em todos os aspectos. Desde a medição para garantir o cumprimento das regras, passando pela melhor preparação física, até equipamentos de melhor precisão como bolas, sensores, tênis, vestimentas, etc.
 O esporte evoluiu com o tempo, no avanço natural da tecnologia. Não seria possível promover competições do porte das olimpíadas atuais, não fossem as ferramentas disponíveis, muito menos alcançaria tamanha visibilidade. 
 O avanço tecnológico propiciou a paixão mundial pelo esporte, sem contar a forte influência em questões de saúde e até políticas.
 As competições esportivas passaram a servir como vitrine de produtos e marcas, Atletas se tornaram garotos propaganda em tempo integral, esse é o preço que se paga quando se deseja bons resultados individuais ou coletivos. Porém, a interferência das empresas não ficou apenas na divulgação de suas marcas. Era preciso produzir vencedores e associá-los aos seus produtos. Esse é um dos pontos mais polêmicos da influência da tecnologia no esporte.
 Quando se trata das competições eletrônicas como existem diversos tipos de games, há diferentes competições de eSports, cada uma com seu regulamento, suas regras e particularidades. Afinal, a lógica de cada game é distinta. Tudo isso contribui não apenas para a diversão dos praticantes, mas para aquecer o mercado e abrir novas possibilidades de negócios e investimentos. Os principais tipos de jogos praticados nas competições são os de estratégia em tempo real, de tiro e de simulação de esportes “reais” como o futebol.
 Qualquer pessoa, grupo de pessoas ou organização (associação ou empresa) pode criar uma competição de eSports. No Brasil, a Confederação Brasileira de eSports (CBeS), um órgão sem fins lucrativos, estabelece critérios para definir o que caracteriza um campeonato semiprofissional e um profissional.
 Para ser considerado semiprofissional, a competição deve ter um site com todos os dados da organização, os jogos que ela organiza e um canal de transmissão oficial.
4.1 APARATOS DE PERFORMANCE
 Nas Olimpíadas, a contribuição da tecnologia teve início na avaliação dos atletas e no monitoramento diário deles por meio de aplicativos, que auxiliam na melhora do desempenho.
 Num artigo escrito por David James (The physics of winning—engineering the world of sport), professor de engenharia do esporte na Universidade Sheffield Hallam, publicado na revista IOP Science ele fala sobre como a tecnologia tem influenciado o mundo dos esportes de competição e ajudado os atletas a superar seus limites, desde a bicicleta de fibra de carbono (inspirada nos veículos da Fórmula 1) até as bolas de futebol “chipadas” do vôlei, tênis e futebol.
 Segundo o artigo da IOP, cientistas e técnicos sempre foram fascinados pelo mundo dos esportes, desde Isaac Newton que no século XVII, comentou sobre o voo irregular de uma bola de tênis. O fato é que no mundo moderno as pesquisas científicasde vanguarda estão empurrando o desempenho dos atletas e as empresas estão constantemente inovar para impulsionar suas vendas. 
 No futebol até a década de 1970 a bola de futebol era de couro, o que tinha o inconveniente de absorver umidade e influenciar o desempenho dos jogadores. Nessa ocasião descobriram que ao chutar uma bola, se no chute for provocado um movimento de rotação (SPIN), a trajetória é modificada e acrescenta aí uma dificuldade a mais para o goleiro. O peso padrão de uma bola de futebol oficial deve estar entre 410 g e 450 g. Quando uma bola é chutada com SPIN ele muda o fluxo de ar em torno dele e cria forças aerodinâmicas transversais, o que era mais acentuado quando se jogava em clima seco, com bolas sem umidade. A partir de 2006 as bolas de futebol tornaram-se mais estáveis, o que permitiu aos jogadores a ter um maior controle sobre ela.
 A Bola Chipada foi aprovada no conselho internacional pela FIFA em 2012. O chip possui uma conexão com o relógio que fica no pulso do árbitro e recebe todas informações após a bola atravessar a linha do gol, sendo assim, o juiz terá certeza que foi realmente gol e não precisara passar por sufoco de jogadores ou ficar em dúvidas, esta tecnologia vai ser com certeza um grande conforto para os árbitros e torcedores.
 No atletismo o desenvolvimento de calçados e roupas especiais de poliuretano para o atleta é uma contribuição já conhecida desde 2008. Os tecidos utilizados na fabricação dos uniformes são compostos em sua maioria por poliamida, algodão e microfibras de poliéster, que garantem conforto, leveza e praticidade, pois são extremamente fáceis de secar.
 Segundo o site CANALTECH, a empresa produtora utilizou um recurso inteligente nas peças, intitulado Hydrology, que é capaz de absorver e gerenciar a quantidade de suor, garantindo assim que esse fator não comprometa a atenção e o desempenho dos atletas durante os jogos.
5 ESPORTE INCLUSIVO
 O conceito do esporte inclusivo e trazer tanto da criança até o idoso para o desenvolvimento de atividades amplas e divertidas não apenas focando as grandes competições mais sim o desenvolvimento pessoal.
 O direito a praticar esportes está assegurado na Convenção sobre os Direitos da Criança, na Constituição Federal brasileira e no Estatuto da Criança e do Adolescente. Nosso desafio é que ele seja garantido nas escolas, nas praças, nos parques e nas comunidades. O esporte é para todos e todas, e deve ser praticado com respeito à diversidade e às condições físicas e psicológicas de cada pessoa.
 Conversar para decidir juntos, todos e todas são convidados a discutir como, quando e por que praticar esporte. As regras do jogo devem ser construídas coletivamente, e para tanto é preciso dialogar, saber ouvir, construir acordos e regras, e avançar nas decisões tomadas coletivamente.
 Essa categoria esportiva consiste em mudanças de regras, locais e materiais que possibilitam a participação de pessoas com deficiência em diversas modalidades.
 O esporte aliado a tecnologia permite que pessoas que possuam alguma deficiência como por exemplo a visual, possam participar de esporta quando se bem elaborados, podemos citar o futebol de 5 no qual se baseia em uma disputa de entre 5 participantes tendo apenas os 2 goleiros com capacidade visual, além disto a bola emite uma sonorização para que os jogadores possam se orientar.
 6 ESPORTES DA NOVA ERA 
 Ao longo de tempo com a evolução tecnológica o conceito de que esporte se relacionaria apenas com o físico foi sendo reestruturado entrando na chamada nova era, onde capacidades cognitivas ganham mais destaques estrategicamente falando.
 Tendo agora o cenário voltado a esportes como combates entre robôs, voos de grande velocidade por drones e o que vem ganhando ainda mais espaço o tão afamado Esporte eletrônico que tem suas várias vertentes, muito distante do conceito principal a qual temos de esporte em sua maioria são jovens de 17 a 26 anos dos quais possuem uma vida longe da considerada saudável e mantendo treinos que podem varias de 8 a 12 horas em frente a um controle ou computador.
 O chamado eSporte ganha uma notoriedade crescente pois é um mercado em grande expansão sendo muito popular entre crianças, jovens e adultos, o cenário tornasse um palco de grande popularidade onde e estimado que em 2022 terá público similar a NFL já arrecado seus Bilhões anuais.
 Este cenário teve sua primeira competição organizada pela universidade de Stanford em 1972, e chegando aos anos 2000 com o redimensionamento do conceito de banda larga pelo mundo e a modernização dos jogos principalmente no oriente em um tempo realmente curto o eSporte já se tornou modalidade oficial e reconhecida.
5 CONCLUSAO
 Aos termos ideia dos conceitos trazidos inicialmente notamos que sempre haverá mudança ao decorrer do tempo e ao novo tecnológico, hoje que se esperava dos aparatos era uma melhor performance para os atletas, e agora o cenário do eSporte também e de grande relevância quando se trata do conceito esportivo.
 Aqui podemos concluir que a base e a pratica da educação física e do esporte não e apenas um exercício para o corpo mais sim uma complexa gama de situações onde temos trabalho de equipe o desenvolvimento cognitivo e atenção. 
REFERENCIAS
 “ESPORTES ELETRONICOS” pode ser acessado em: 
 https://fia.com.br/blog/esports/ acesso: 16/05/20
“EDUCACAO SOBRE O ESPORTE ELETRONICO” pode ser acessado em https://leiemcampo.com.br/esporte-eletronico-e-esporte/ Acesso em:16/05/20
Eliane, “Conceito de esporte”. Acessível em: https://mundoeducacao.uol.com.br/educacao-fisica acesso 08/04/20
“Conceito de esporte” acessível em: https://siteantigo.portaleducacao.com.br/conteudo/artigos/educacao-fisica/definicao-de-esporte/55144 Acesso: 08/04/20
RONDINELLI, Paula. "Você sabe o que é esporte?"; Brasil Escola. Disponível em: https://brasilescola.uol.com.br/educacao-fisica/voce-sabe-que-esporte.htm. Acesso em: 12/04/20
“ESPORTE INCLUSIVO” acessível em: https://escoladainteligencia.com.br/esporte-e-inclusao-entenda-a-relacao-e-promova-na-escola/ acesso: 12/04/20
SANTOMAURU, Beatriz; Esporte inclusivo; Acessível em: https://novaescola.org.br/conteudo/7900/esporte-inclusivo-para-todos
Acesso: 12/04/20
PEDRINELLI, André; Esporte para de deficientes; acessível em: https://www.minhavida.com.br/fitness/materias/1215-os-beneficios-do-esporte-para-deficientes-fisicos Acesso:02/05/20
IGLESIAS, Marcelo; Ciência e tecnologia na pratica esportiva; Acessível em: https://universidadedofutebol.com.br/a-ciencia-e-a-tecnologia-melhoraram-a-pratica-esportiva/ acesso:02/05/20
The physics of winning engineering the world of sport. David James. Centre for Sport and Exercise Science, Sheffield Hallam University, Collegiate Crescent Campus, Sheffield S10 2BP, UK
Acessível em: https://ianalitica.com.br/a-tecnologia-nos-esportes/ 
acesso: 12/04/20

Mais conteúdos dessa disciplina