Buscar

higiene do trabalho questonario

Prévia do material em texto

ALUNA: FERNANDA RIBEIRO, TALINE GOES
UNIVERSIDADE ESTÁCIO
TURMA: PÓS GRADUAÇÃO EM ENGENHARIA DE SEGURANÇA DO TRABALHO
DISCIPLINA: HIGIENE DO TRABALHO
PROFESORA: ANA ROSELI
Reconhecer os agentes químicos em uma atividade industrial, comercial ou de prestação de serviços, conforme orientações apresentadas a seguir: 
1)Faça o reconhecimento dos riscos químicos da atividade estabelecida, descrevendo:
ATIVIDADE ANALIZADA: USO DE AGROTÓXICO NA CANA-DE-AÇUCAR PELO TRABALHADOR RURAL
a) a identificação e a classificação dos riscos químicos reconhecidos; 
R.: Os riscos químicos identificados foram gases e material particulado da queima da cana, do solo, e resíduos de pesticidas. A sílica é a poeira mineral do solo e os gases são provenientes da queima da cana são CO2 e CO.
b) a identificação das fontes geradoras; 
c) o estado físico, as formas de dispersão no ar e as possíveis vias de ingresso no organismo humano; 
d) os limites de tolerância ou de exposição, estabelecidos para os agentes na legislação brasileira ou em normas internacionais; 
e) o tipo de exposição aos agentes; 
R.: O tipo de exposição aos agentes presentes no uso de agrotóxicos são permanentes, ocorrem em forma de poeiras e gases. Podem ser absorvidos através de mucosas, vias respiratórias e pela pele.
Os trabalhadores agrícolas apresentam um grande risco de intoxicação, devido ao contato intenso com agrotóxicos concentrados. A pele é o órgão mais exposto durante as pulverizações. O contato pode ocorrer também durante a elaboração das caldas ou, ainda, durante o manuseio, limpeza do equipamento de pulverização e durante o descarte de embalagens vazias 
f) os possíveis danos à saúde dos trabalhadores expostos.
R.: Os agrotóxicos apresentam grande risco à saúde dos trabalhadores rurais, que ficam em contato direto com o veneno, principalmente por não realizarem o procedimento correto de aplicação do produto.
Por não utilizar os equipamentos de segurança necessários, o homem do campo se expõe aos riscos do produto químico. O contato direto com o veneno pode provocar inúmeros efeitos à saúde humana. Em mulheres grávidas, pode afetar o desenvolvimento do bebê.
As dermatoses, como as dermatites de contato, são patologias freqüentes entre os usuários de agrotóxicos. Outras formas menos freqüentes também podem ocorrer, como urticária, hipopigmentação da pele, e alterações em unhas e cabelos.
Embora a derme seja a principal via de contaminação dos trabalhadores envolvidos na aplicação de agrotóxicos, a via inalatória pode ser mais importante para produtos altamente voláteis ou que apresentam baixa absorção pela derme.
Os agrotóxicos podem determinar três tipos de intoxicação: aguda, subaguda e crônica. A intoxicação aguda é aquela na qual os sintomas surgem rapidamente, algumas horas após a exposição excessiva, por curto período, a produtos extremamente ou altamente tóxicos. Pode ocorrer de forma leve, moderada ou grave, dependendo da quantidade de agrotóxico absorvido. Os sinais e sintomas são nítidos e objetivos. A intoxicação subaguda ocorre por exposição moderada ou leve a produtos altamente tóxicos ou medianamente tóxicos e tem aparecimento mais lento. Os sintomas são subjetivos e vagos, tais como dor de cabeça, fraqueza, mal-estar, dor de estômago e sonolência, entre outros. A intoxicação crônica caracteriza-se por surgimento tardio, em meses ou anos, por exposição pequena ou moderada a produtos tóxicos ou a múltiplos produtos, podendo causar danos irreversíveis, como paralisias e neoplasias.

Mais conteúdos dessa disciplina