Buscar

Prévia do material em texto

O permanganato de potássio é uma substância antisséptica com ação bactericida, que pode ser utilizada para limpar feridas e facilitar a cicatrização da pele ele também pode ser utilizado para o controle de gosto e odor, remoção de cor, ferro, manganês e no controle do crescimento biológico nas estações de tratamento de água
Fórmula química: K Mn O4
mecanismo de ação: agente oxidante
mecanismos de ação para o ozônio: O primeiro está relacionado à inativação de micro-organismos. Nas bactérias há interrupção da integridade do envelope celular através da oxidação dos fosfolipídios e lipoproteínas. Nos fungos, o ozônio inibe o crescimento celular. Nos vírus, o ozônio lesiona o capsídeo viral e perturba o ciclo reprodutivo ao interromper o contato vírus-célula com a peroxidação
Fórmula: O3
pode ser usado: como sanitizante. O sanitizante inativa microrganismos pela progressiva oxidação dos componentes vitais da célula. 
Portanto, de acordo com pesquisas, o ozônio pode ser utilizado na desinfecção de utensílios, como galões de água, na água para desinfecção por meio da oxidação de compostos orgânicos e inorgânicos
O ácido peracético é uma solução incolor levemente amarelada com odor que remete o de vinagre. Sua fórmula química é CH 3CO 3H. É utilizado especialmente para desinfecção, devido às suas propriedades esterilizantes, fungicidas, viricidas, bactericidas e esporicidas.
Peróxido de zinco fórmula: ZnO₂
 Água Oxigenada Fórmula: H2O2
Mecanismo de acção
O seu mecanismo de ação consiste na oxidação dos grupos sulfidrilo e das duplas ligações dos enzimas das bactérias, provocando uma modificação na estrutura das proteínas que formam essas enzimas, com a perda da sua função e, consequentemente, a morte celular. Ao nível dos virus pode transmitir esta capacidade de desnaturação das proteínas atuando sobre as da cápside para que, posteriormente, possa atuar sobre o material genético do virus. Ao nivel dos esporos o peróxido pode transmitir o seu poder oxidante para a desorganização do ácido dipocolínico, a molécula que confere a capacidade de resistência tão importante para as formas vegetativas destes esporos.
Pode ser usado como: como agente desinfetante, junta-se outra vantagem: a da limpeza. O peróxido de hidrogénio é muito eficiente para a desincrustação, limpeza e manutenção desta, em sistemas de condução e distribuição de água.
Definição - O que é Agente Oxidante
Substância que pode aceitar elétrons provenientes de outra substância ou aumentar o número de oxidação da outra substância. Oxidante é a substância que possui o elemento que se reduz, causando a oxidação de outro.

Mais conteúdos dessa disciplina