Buscar

Prévia do material em texto

15/08-1
No caso comentamos que que vamos adotar a palavrinha alelo, mas ela esta caindo por terra pois o alelo ele é muito interpretado como apenas uma mutação “eu tenho a forma alternativa do gene então eu tenho apenas uma mutação “isso ficou muito tempo preconizado desde o processo q mendel colocou. Hoje em dia vemos que nos temos vários alelos em um gene. Entao melhor a gente falar das variantes genéticas. O mais correto doq falar alelo é falar as variantes genéticas, ou a questão que eu falei p vcs sobre o polimorfismo. Polimorfismo é o mais correto p gente referenciar a variabilidade existente em um gene.
O polimorfismo genético ele tem processos em que a maior probabilidade, de ter polimorfismo vai esta diretamente ligado com o tamanho do gene. Temos genes com tamanhos diferentes. Uns dos genes considerados os maiores da especia humana é o gene relacionado com a distrofia muscular DM ta e por ser o maior gene , ele vai ter mais mutação , então cada dia se detecta uma nova variante, como as técnicas estão avançando muito essas variantes estão cada vez surgindo mais poliformismos, por que? Sãos as substituições de par de base que nos vamos aprender hj, nos vamos ver como e possível acontecer o processo de substituição de par de base e criar um novo polimorfismo. Não sei se já tiveram contato com a auestao da duchene, a variação é tao grande que são duas doenças classificadas dentro do mesmo problema, que a duchene e a de Becker são duas doenças classificadas dentro de um mesmo principio, as variantes ou a falta da proteína distrofina 
A gente viu que para criação das variantes genéticas ou dos chamados polifmorfimos genéticos, elas podem ser na sua grande maioria mutações genicas ( aquelas que alteram o par de base ou algumas sequencias no par de base ). Mas também temos alterações cromossômicas as chamadas aneuploidias ( CROMOSSOPATIA) que podem estar diretamente relacionada com o processo de alteração no numero e na morfologia dos cromossomos. A maioria das consquencias esta sentrada em mutações que ocorre no a gente chama de EXOMA.
Doenças de difícil diagnostico vc vai solicitar o sequenciamento do exoma, relacionado ao sequenciamento dos exons que são regiões codificantes. AH mas porque não pega não vai pegar aqueles sítios promotores, porque na realidade se for do sitio promotor normalmente vams ter a falta integral do produto gênico. Se a mutação for no sitio promotor o que acontece eu n tenho o produto gênico, EU NÃO VOU TER O RNA.
As alterações mais comuns que convivemos no dia a dia são as aneuploidias. Como por exemplo o Down, mas porq na verdade é 10 elevado a -2. Olhem a taxa de mutação genica 10 elevado -6. Se for uma doeça recissiva eu tenho q tem mutaçao nos dois locus, isso to falando p novas mutações
Duchene: pq recebi um x da mae com o alelo alterado
Agora os pais não tem nenhum problema genético e passa para o filho, o problema foi na formação dos gametas
se for uma doença autossômica recessiva tem q ter a probabilidade de acontecer a mutação no gameta materno que é 10-6, que é a probabilidade de acontecr no cromossomo paterno. Já para acontecer a probabilidade de anuploidia ela são maiores principalmente nos gametas femininos.
NÃO DISJUNÇAO DOS CROMOSSOMOS HOMOLOGOS (meiose 2)
E nos temos as questões relacionadas as questões e relação as cromossômicas estruturais, como perder um pedaço do cromossômico (deleçao) ou teve uma translocação ou com o processode inversão .
 A maior probabilidade de ocorrência é nas aneuploidias.E elas são fáceis de ser diagnosticada. Fenotipo clinico. Ex. Down. Traços fortes, brandos.
As cromossômicas estruturais, são rearranjos crômicos elas tem muito estigma . Em genes grandes como distrofia muscular de ducchene e nf a probabilidade é maior do que da própria mutação por locus 10-5, por q e muito grande.
 E a gente ver tb os processos de sequencias, A PROBABILIDADE VAI SER SEMPRE SE VC TIVER UMA SEQUENCIA CG NO SEU GENE, MAIOR DO Q AT , hotspot.
Nos temos dois grandes grupos relacionados as mutações monogênicas ou seja aquelas que geram SNP (POLIMMORFISMO de nucletideos SIMPLES) ou seja, substituição de par de base ou uma trinca de par de base.Entao nesse caso vai acontecer a substituição de um par de nucleotídeos, se um par e AT ---------substitui----- CGou GC
Já a inserção ou deleção do par de base, você aumenta ou diminui o par de bases de uma região q vai ser codificada
Isso tudo vai ser devido a erros de replicação promovida pela DNA Polimerase . Aubstituiçao de par de base foi feita pelo processo de transição ou tranversao?
AG-purina
TC-pirimidinas 
 o que diferencia uma da outra são os anéis 
 TRANSCRIÇAO E TRANVERSAO:
Cria –se um novo alelo
Mutaçoes Espontaneas
Inserçao, deleção de bases
Substituiçao de Bases 
As mutações por substituição de par de base elas podem acontecer por Tautomerismo: questão química processo de colocar e retirar prótons de uma molécula (prótons de hidrogênio) e sequencias de base repetidas ( ATATATAT) a DNA polimerase ela erra nessa contagem.
Entao apesar de ter revisões algumas vezes passa. A taxa de mutação q passa 10-6.
Voces vao perceber que para uma mutação ser fixada ela precisa acontecer no 2 ciclo de replicação, no primerio ciclo ela pode ser descoberta ai a célula ou ela entra em apoptose ou ela e corrigida. Já no segundo ciclo de replicação a célula filha não sabe se tem erro ou n, ela passa p frente.
E temos as lesões espontâneas 
Depurinaçao: a purina e guanina
desaminaçao: base nitrogenada ela tem grupo amina NH3/NH2/NH
As desaminaçoes são problemas sérios
Timina e Citosina são muito parecidas.
Timina tem um grupo CH3 (metil), não tem grupamento amino. Elas podem ser convertidas uma na outra facilmente. Uma causa de mutação que nossa q nossas DNA polimerases não percebem porq uma citosina, uma timina sem transformar em uracila também e fácil, mas oq q acontece URACILA pertence a RNA.
Tauterismo
 So acontece em meio aquoso,mas o núcleo e meio aquoso (nucleoplasma) e so vai acontecer quando o DNA ficar exposto, pois o nosso núcleo o DNA está na forma de cromatina, é o DNA enrolado em proteínas histonas , super espiraladas e temos RNSs organizando todo esse processo
Temos 2 classificaçoes de cromatina :
Eucromatina: que faz parte do exoma
Heterocromatina: não e transcrita
Tudo depende de ter um sitio promotor ou não.
Se ocorre a translocação de uma região heterocromatinizada o que acontece,a região passa ser eucromatinizada 
Tautomerismo
Tudo envolve hidrogênio, ela esta relacionada ao ph nuclear e quando a célula vai estar exposta.
Formação de tumores,câncer de mama, próstata:
Os tecidos que sofrem que comumente sofre câncer são os tecidos epiteliais grande atuvidade mitótica.
Ele esta constantemente expondo seu DNA, para que aconteca o principio de replicação. Se eu tenho alguma alteração principalmente no pH. Então vem aquelas preocupações q muita gente tem hjj de so tomar agua com ph alcalino.
Lair Ribeiro afirma que refrigerante causa câncer , e ele não esta errado porq a coca cola e uma bebida mais acida que tomamos, ph muito acido e tem muito acuçar, essa acidez pode causar, é difícil mas depende da quantidade e da capacidade do meu sangue regular o ph, ser uma solução tampão(consegue manter o ph)
Se no núcleo alterar o ph pode acontecer tautomerismo.
PURINA:
Uma ADENINA que pertence ao grupo amino pq ela tem um NH2, mas ela cai no meio aquoso pode acontecer a transformação do grupo amino em imino (forma transinte)-> isso é reversível*
PROLINA é um imino pq ela não tem NH2 so tem NH.
PURINA GUANINA pertence ao grupo ceto, em sua forma transiente ela sai da sua forma ceto e vira enol.(oh)
porque isso acontecu? Alteração do ph q aconteceu em meio aquoso
PIRIMIDINA
Citosina ela e diferente da adenina, por isso q ela pareia com o grupo ceto, amino n pareia com amino. Amino acontece entre um amino com um ceto.
citosina
amino
amino: transiente
TIMINA
do grupo ceto que por isso pareia com adenina.
timina normal grupo ceto, timina na forma transiente enol.
SEMPRE UM AMINO PAREIA COMUM CETO
São as configurações tridimensionais que fazem a ADENINA parear com a timina e citosina com a guanina.
Transiente porq pode ao normal.
Raro:10-6
Uma citosina amino tende a parear com adenina imino.
EX: CGCA*
Uma GUANINA ceto tende a parear com TIMINA enol
ex: TATG*
 
consequência disso erro de leitura na rna polimerass
muda os ângulos de de ligações de pontes de hidrogênio. Mudou tudo ali ela vai colocar o que consegue ser mais próximo .O que é adenina amino passa a fazer pareamento com citosina imino
O pareamento sempre vai acontecer entre um amino e um ceto, ceto e amino.
A=T
G-=C
Se a guanina sofrer tautomerismo ela vai se tornar enol, então ela era para ser ceto e parear com amino(citosina),.
A adenina sofreu um tautomerismo, ela saiu do grupo amino e transformou em imino. Então se a adenina e imino, então tem uma adenina transiente ai. Ela não vai conseguir parear com p ceto, e vai parear com a citosina q tb é imino. Pareamento imino/amino. Ela é assim por configuração tridimensional, so com citosina q pareia pq e mais próxima por sngulo.
 
ela transinente não consegue parear com seu devido nucleotide
Timina* ela não pareaia com adenina, e sim com enol*
guanina enol pareia com timina ceto normal
Sistema de defesa: rna de reparo
Entao se ela passar a ler e detectar , essa célula não consegue corrigir esse par de base sera encaminhado para apoptose.
1 ciclo de replicação: Uma molécula de DNA gerou duas moléculas de DNA
Uma Dna de polimerase de revisão vai passar para detectar isso aqui e corrigir. Ela vai e substitui.MAS em 10-6	pode ser NÃO detectado,essa fita filha pode ter sido alterada. FITA MUTANTE.O par devia ser selvagem GC, as outras fitas da segunda geração vao manter o padrão fenotípico selvagem

Mais conteúdos dessa disciplina