Buscar

fisiologio do sistema regulador

Prévia do material em texto

Sistema Endocrino: é constituído pelas glândulas endócrinas, assim chamadas por lançarem, diretamente no sangue, os hormônios que produzem. Os hormônios são substâncias que agem de maneira específica, de acordo com as células que os recebem. A função do sistema endócrino é exatamente produzir e liberar essas substâncias através das glândulas, para que as células do corpo sejam estimuladas e realizem mudanças no seu funcionamento.
EIXO HIPOTÁLAMO-HIPÓFISE:
A hipófise possui importantes funções, além do controle de outras glândulas, ela também contribui para o bom funcionamento do metabolismo e produção de hormônios. A partir de sua relação com o hipotálamo, a hipófise representa locais de interação entre o sistema endócrino e o sistema nervoso.
REGULAÇÃO DOS RECEPTORES HORMONAIS: 
O sistema endócrino é formado pelo conjunto de glândulas Endócrinas , as quais são responsáveis pela secreção de substâncias denominadas , genericamente , hormônios . As glândulas endócrinas (do grego endos, dentro, e krinos , secreção ) são assim chamadas porque lançam a sua secreção (hormônios ) diretamente no sangue o na hemolinfa, no que se distingue m d as glândulas exócrinas (do grego exos , fora), que lançam suas secreções para fora do corpo ou nas cavidades de órgãos ocos. As glândulas endócrinas sempre liberam os hormônios no sangue (ou na hemolinfa), porque eles atingem todas as células do corpo . Cada hormônio atua apenas sobre alguns tipos de células , denominadas células-alvo .
 MECANISMO DE AÇÃO DOS HORMÔNIOS:
Todos os hormônios atuam através de receptores específicos presentes nas células-alvo. Os receptores fornecem o meio pelo qual os hormônios interagem inicialmente com as células, e podem se localizar na membrana plasmática, citosol e no núcleo celular. São proteínas as quais, os hormônios correspondentes, com alta especificidade e afinidade, provocam mudanças conformacionais que desencadeiam reações modificadoras do metabolismo da célula-alvo, constituindo a resposta celular. Os receptores não são componentes fixos, podendo variar o número de receptores para cada tipo de célula, com isso variando o grau de resposta. A união hormônio-receptor é forte, mas não covalente, sendo equivalente à união de um efetor alostérico com a enzima que o regula.
 REGULAÇÃO DA SECREÇÃO HORMONAL:
O mecanismo de feedback é fundamental para o funcionamento adequado do corpo. O feedback negativo, por exemplo, atua na regulação da secreção dos hormônios. Nosso organismo possui uma série de mecanismos que garantem seu equilíbrio e funcionamento adequado. Um desses mecanismos é o feedback, também chamado de retroalimentação. Ele pode ser considerado como uma mudança no estado de um dos componentes, gerando uma interação que reduz ou aumenta a resposta do sistema no qual está inserido. Existem dois tipos de feedback: o negativo e o positivo. O feedback negativo é o mecanismo mais conhecido e está ligado diretamente à homeostase. Podemos citar a regulação dos níveis de açúcar no nosso sangue. Diferente do negativo, o feedback positivo é um mecanismo que amplifica o estímulo. Nesse sentido, esse mecanismo, às vezes, torna-se perigoso. Esse é o caso da perda excessiva de sangue. Quando ela ocorre, pode haver o comprometimento do bombeamento de sangue pelo coração.
REGULAÇÃO HIPOTÁLAMO-HIPÓFISE: O hipotálamo e a hipófise produzem hormônios que regulam a atividade de outras glândulas do sistema endócrino e hormonas que exercem diretamente a sua ação sobre tecidos específicos do organismo Regulação hipotalâmica de sua secreção é predominantemente inibitória; seu principal regulador é a dopamina (DA), a qual inibe sua secreção. A prolactina atua principalmente em mulheres na gravidez e no pós- parto em mulheres que amamentam; a sucção ou manipulação das mamas aumentam muito os níveis de prolactina, podendo corresponder a uma elevação de 10-100 vezes 30 minutos após estimulação.

Mais conteúdos dessa disciplina