Buscar

Prévia do material em texto

Conhecendo a história das políticas de saúde no Brasil, julgue as sentenças abaixo: 
I. O governo Constitucional (1934 a 1937) da Era Vargas além de instaurar a legislação trabalhista e liberdade de organização sindical, também instaurou a promoção da saúde, preocupação constante do governo.
II. No período Colonial/Imperial (1500 a 1889) a atenção à saúde limitava-se aos próprios recursos da terra (plantas, ervas) e aos conhecimentos empíricos de pessoas com habilidades na arte de curar.
III. No período da República Velha (1889 a 1930), foi criado um modelo de intervenção conhecido campanhista, um exército de 1.500 pessoas passaram a exercer atividades de desinfecção no combate ao mosquito vetor da febre-amarela
Assinale a opção correta
	
	
	
	
	Somente a opção II está correta.
	
	
	Todas as opções estão corretas.
	
	
	As opções I e II estão corretas.
	
	
	As opções I e III estão corretas.
	
	
	As opções II e III estão corretas.
	
	
	
		Quest.: 2
	
		2.
		A história clínica de muitas pessoas atendidas nos serviços de saúde revela condições de vida que afetam o bem-estar e a saúde. Considerando essa informação e com base nos determinantes sociais da saúde, assinale a alternativa correta.
	
	
	
	
	O impacto que a doença pode ter sobre a situação socioeconômica do indivíduo e da respectiva família compõe um contexto diferente do relativo à análise dos determinantes sociais da saúde.
	
	
	As condições de trabalho, a estrutura das redes sociais e comunitárias, o estilo de vida dos indivíduos, a idade, o sexo e aspectos hereditários são alguns dos fatores que exemplificam determinantes sociais da saúde.
	
	
	Políticas públicas de abrangência populacional, que promovem mudanças de hábitos, interferem apenas na saúde do indivíduo, sem qualquer importância para alterações nos determinantes sociais da saúde.
	
	
	Diminuir a exposição a riscos é a forma mais eficaz para alterar os determinantes sociais da saúde.
	
	
	O processo saúde-doença deve ser entendido como a relação entre as condições biológicas e as psicológicas e exclui a necessidade de abordar o contexto social.
	
	
	
		Quest.: 3
	
		3.
		Leia as afirmações abaixo sobre os determinantes sociais de saúde e assinale a opção correta, onde "V" corresponde às informações verdadeiras e "F" às falsas.
I. Os determinantes sociais de saúde indicam que a situação de saúde de uma população depende das condições de vida e de trabalho dos indivíduos e das coletividades.
II. Condições de vida adversas e desigualdades sociais não têm qualquer relação com a maior ou menor vulnerabilidade de alguns grupos e extratos sociais aos processos de adoecimento.x
III. Os determinantes sociais de saúde estão relacionados com fatores culturais, sociais, étnico-raciais, econômicos, comportamentais e psicológicos.
IV. Estilos de vida individuais considerados não saudáveis, como beber em excesso, fumar, não fazer uso de preservativos e não ter uma alimentação equilibrada são os únicos fatores que determinam o adoecimento das pessoas.
V. As iniquidades em saúde são desigualdades que além de sistemáticas e relevantes são também evitáveis, injustas e desnecessárias.
	
	
	
	
	V; F; V; F; F.x
	
	
	F; V; V; V; F.x
	
	
	V; F; V; F; V.
	
	
	F; F; V; V; V.
	
	
	V; V; V; F; F.x
	
	
	
		Quest.: 4
	
		4.
		A definição de saúde da OMS afirma que esta é um completo estado de bem-estar biopsicossocial. Este também é chamdo de: 
	
	
	
	
	Conceito clássico de saúde como usência de doença
	
	
	Conceito ampliado de saúde
	
	
	Ceonceito de saúde restrito
	
	
	Conceito biológico geral
	
	
	Conceito saúde tradicional
	
	
	
		Quest.: 5
	
		5.
		A partir das afirmativas abaixo, os conceitos referem se respectivamente a:
I. a saúde em um grupo de indivíduos, incluindo a distribuição dos níveis de saúde dentro do grupo. O objetivo é melhorar a saúde de uma certa população. Uma etapa primária para alcançar este objetivo é reduzir as desigualdades entre os grupos ou membros da população.
II. São conjuntos de programas, ações e decisões tomadas pelos governos nacional, estadual ou municipal que afetam a todos os cidadãos, de todas as escolaridades, independente de sexo, cor, religião ou classe social.
III. É uma área de conhecimento multidisciplinar construída na interface dos conhecimentos produzidos pelas ciências biomédicas e pelas ciências sociais. Dentre outros, tem por objetivo investigar os determinantes da produção social das doenças com o fito de planejar a organização dos serviços de saúde.
	
	
	
	
	Saúde coletiva, saúde comunitária e saúde públicax
	
	
	Saúde pública, saúde coletiva e saúde comunitária.x
	
	
	Saúde coletiva, saúde pública, saúde comunitáriax
	
	
	Saúde comunitária, saúde pública e saúde coletiva
	
	
	Saúde comunitária, saúde coletiva e saúde pública

Mais conteúdos dessa disciplina