Buscar

AP DE BIOLOGIA TESTE 1 estacio

Prévia do material em texto

AP DE BIOLOGIA TESTE 1
	
	Quest.: 1
	
		1.
		As células Eucariontes podem apresentar um núcleo (mononucleoses), dois núcleos (binucleadas), vários núcleos (multinucleadas) e algumas sem núcleo na maturidade (anucleadas). Entre os exemplos a seguir, marque a alternativa que indica uma célula anucleada:
	
	
	
	
	Leucocitos
	
	
	Hemácias
	
	
	Célula epitelial
	
	
	Célula muscular
	
	
	Neurônios
	
	
	
		Quest.: 2
	
		2.
		Os carboidratos são as biomoléculas mais abundantes na natureza e fazem parte da maior ingestão calórica da maioria dos organismos. E durante muito tempo acreditou-se que os carboidratos tinham funções apenas energéticas para os organismos, mas o avanço do estudo desses compostos permitiu descobrir outros eventos biológicos relacionados aos carboidratos. Em relação aos carboidratos, assinale a alternativa INCORRETA.
	
	
	
	
	Nenhuma das alternativas.
	
	
	O triacilglicerol, é um importante carboidratos de reserva energética, são formados por carbono, hidrogênio e oxigênio.
	
	
	Os carboidratos são importantes no reconhecimento celular, pois estão presentes externamente na membrana plasmática, onde eles formam o glicocálice.
	
	
	Tanto quitina, que forma a carapaça dos artrópodes, quanto a celulose, que participa da formação da parede celular, são tipos de carboidratos.
	
	
	Os monossacarídeos mais importantes são a glicose, a frutose e a galactose, todos essencialmente energéticos para o organismo.
	
	
	
		Quest.: 3
	
		3.
		Sobre estruturação de membrana plasmática assinale a única alternativa correta.
	
	
	
	
	Composta por moléculas de carboidratos, vulgarmente conhecida como glicocálice, que atuam no reconhecimento celular.
	
	
	Apresentam exclusivamente fosfolipídeos na monocamada não-citossólica, os quais interagem fortemente com as proteína periféricas da membrana que se dispõe em ambas as monocamadas.
	
	
	Em célula vegetal encontra-se grande quantidade de moléculas de colesterol, as quais atuam na organização dos lipídeos.
	
	
	Apresentam proteínas integrais que atuam no transporte de macromoléculas, e que estão inseridas em meio aos lipídios que constituem ambas as monocamadas (interna e externa) da membrana.
	
	
	Em células bacterianas (seres procariontes) não apresenta lipídios, sendo formada apenas por peptídeoglicano.
	
	
	
		Quest.: 4
	
		4.
		Na membrana das células, a bomba de sódio e potássio é uma proteína transportadora de solutos do tipo _________________ que transporta o sódio para fora da célula e o potássio para dentro da célula. Em ambos os casos, estes transportes são feitos contra o gradiente de concentração. Esta proteína realiza _______________________.
	
	
	
	
	carreadora; transporte ativo
	
	
	carreadora; transporte passivo
	
	
	canal; transporte ativo
	
	
	carreadora; difusão facilitada
	
	
	canal; difusão simples
	
	
	
		Quest.: 5
	
		5.
		Em relação aos envoltórios celulares, podemos afirmar que:
	
	
	
	
	todas as células dos seres vivos têm membrana celular.
	
	
	todas as células dos seres vivos têm parede celular.
	
	
	os fungos e bactérias não têm parede celular
	
	
	somente as células animais têm parede celular
	
	
	somente as células vegetais têm membrana celular
	
	
	
		Quest.: 6
	
		6.
		O taxol é um medicamento utilizado no tratamento de tumores pois impede a divisão celular por mitose. Ele acelera a polimerização de um componente do citoesqueleto, denominado ______________, estabilizando sua estrutura e impedindo sua despolarização. Esta ação do medicamento prejudica a formação do ________________ durante a divisão celular, impedindo a separação dos cromossomos. Dentre as opções abaixo, qual contém os termos que preenchem adequadamente as lacunas do texto acima?
	
	
	
	
	miosina e filamento de miosina.
	
	
	queratina e filamento intermediário.
	
	
	proteína motora e flagelo.
	
	
	actina e filamento de actina.
	
	
	E) microtúbulos e fuso mitótico.
	
	
	
		Quest.: 7
	
		7.
		Em uma célula vegetal o material genético concentra-se no interior do núcleo, o qual é delimitado por uma membrana. Além dessa região, material genético também é encontrado no interior do :
	
	
	
	
	cloroplasto e mitocôndria
	
	
	complexo Golgiense e cloroplasto
	
	
	lisossomo e retículo endoplasmático
	
	
	lisossomo e mitocôndria
	
	
	retículo endoplasmático e complexo de golgi.
	
	
	
		Quest.: 8
	
		8.
		O retículo endoplasmático rugoso é responsável pela síntese e transporte de proteínas. No entanto, a síntese protéica é realizada por grânulos que estão aderidos a ele, denominados de:
	
	
	
	
	Cloroplastos.
	
	
	Lisossomos.
	
	
	Fagossomos.
	
	
	Ribossomos.
	
	
	Mitocôndrias.
	
	
	
		Quest.: 9
	
		9.
		Mitocôndrias e Cloroplastos são organelas produtoras de energia. Há, entretanto, diferenças na organização entre as duas organelas. A respeito dessas diferenças, é CORRETO afirmar:
	
	
	
	
	A cadeia transportadora de elétrons na mitocôndria ocorre na membrana interna e, no cloroplasto, ocorre na membrana dos tilacoides
	
	
	O tamanho das mitocôndrias é maior que o dos cloroplastos.
	
	
	A membrana interna dos cloroplastos é projetada para um grande espaço chamado matriz, enquanto, na mitocôndria, esse espaço é chamado de estroma.
	
	
	As mitocôndrias apresentam duas membranas, enquanto, nos cloroplastos, é observada apenas uma.
	
	
	A cadeia transportadora de elétrons na mitocôndria ocorre na membrana externa e, no cloroplasto, ocorre na membrana interna.
	
	
	
		Quest.: 10
	
		10.
		Em setembro de 2005, o Brasil se tornou referência no Brasil em terapia celular para regeneração de tecido hepático. O Dr. Ricardo Ribeiro da FIOCRUZ da Bahia chefiou o grupo que realizou o primeiro transplante de células-tronco para melhora da função hepática. Com relação às células-tronco, é INCORRETO afirmar:
	
	
	
	
	As células-tronco de um paciente podem ser usadas para regenerar seus tecidos ou órgãos lesados, eliminando o risco de rejeição imunológica.
	
	
	As células-tronco embrionárias são capazes de se diferenciar em outros tipos de células, desde que cultivadas sob condições adequadas.
	
	
	Quando retiradas de embriões congelados, eliminam as questões éticas e religiosas associadas à obtenção de órgãos para transplantes.
	
	
	As células-tronco de adulto são capazes de se diferenciar em outro tipo de célula, independentemente do seu tecido de origem.
	
	
	As células-tronco podem ser retiradas da massa celular interna de blastocistos (um dos estágios iniciais dos embriões de mamíferos).

Mais conteúdos dessa disciplina