Buscar

Prévia do material em texto

...............................................................................................................................
PEDAGOGIA - ESPAÇOS ESCOLARES E NÃO ESCOLARES
GEISA DA SILVA- 549462019
POLÍTICA E GESTÃO DA EDUCACAO
 DESIGUALDADE
........................................................................................................................................
Guarulhos
2020
GEISA DA SILVA
POLÍTICA E GESTÃO DA EDUCACAO
 DESIGUALDADE 
Trabalho apresentado ao Curso Pedagogia do Centro Universitário ENIAC para a disciplina Política e Gestão da Educação. 
Prof. CRISTIANE OZORIO TENORIO
Guarulhos
2020
Assunto 1 
Como você percebe a inserção de João no Centro Pop e a sua inclusão no Ensino Superior? Até que ponto o direito ao exercício da cidadania de João foi respeitado no decorrer de sua vida?
A cidadania é a prática do indivíduo em exercer seus direitos e deveres no âmbito de uma sociedade, atingindo plena emancipação, tendo seus direitos inerentes à vida, à saúde, à assistência social, à educação, à moradia digna, à renda, à alimentação, entre outros.
Pode-se considerar que, ao longo da vida de João, muitos direitos lhe foram negados, sendo eles à saúde, à proteção, à educação, à moradia, entre outros. Também que, em sua fase adulta, os atendimentos prestados pelo Centro Pop propiciaram a manutenção das suas necessidades básicas, a partir dos atendimentos realizados e serviços ofertados.
A partir do momento em que algumas de suas necessidades mais importantes foram sendo supridas por meio das políticas sociais, tornou-se possível seu ingresso à universidade, sendo mais um fator a contribuir com seu status de cidadania.
Por fim, a inserção de João na vida coletiva por meio do Centro Pop foi de extrema importância para a superação de suas vulnerabilidades, manutenção de suas necessidades básicas e vida em sociedade.
Assunto 2
 Quais são as causas sociais da violência no Brasil?
As causas da violência são associadas, em parte, a problemas sociais como miséria, fome, desemprego. Mas nem todos os tipos de criminalidade derivam das condições econômicas. Além disso, um Estado ineficiente e sem programas de políticas públicas de segurança, contribui para aumentar a sensação de injustiça e impunidade, que é, talvez, a principal causa da violência. A violência se apresenta nas mais diversas configurações e pode ser caracterizada como violência contra a mulher, a criança, o idoso, violência sexual, política, violência psicológica, física, verbal, dentre outras.
Para você, existe relação entre pobreza e violência?
Existe sim, na maioria das vezes as pessoas crescem sem Educação, sem o auxilio que deve ser dado, a maioria dos casos que vemos são de pessoas pobre, alcoólatras e usurário de drogas , por não ter condições financeira de levar o próprio alimento a sua casa .
ASSUNTO 03
O Produto Interno Bruto (PIB) do Brasil, em 2018, atingiu a soma de 6,8 trilhões de reais com um crescimento de 1,1% da economia acumulada no ano. Esse crescimento está acima do crescimento registrado na Itália (0,8%) e no Japão (0,7%), por exemplo. Em termos de potencialidade de recursos naturais e agrícolas, o Brasil também se destaca. E, apesar de todas essas possibilidades, há, no País, um índice elevado de pessoas em situação de pobreza extrema. Segundo dados do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), em 2016, 52,8 milhões de brasileiros estavam em situação de pobreza e, em 2017, esse número cresceu para 54,8 milhões. Outro dado importante é o Índice de Desenvolvimento Humano (IDH); o Brasil, em 2018, ocupou o 79º lugar no ranking mundial.
Tendo em vista os indicadores apresentados, como se explica o fato de o Brasil ser um país potencialmente rico e, ainda assim, ter tão elevado número de pessoas em situação de pobreza?
Em primeiro lugar, o Brasil não é um País pobre, mais sim um País com muitos pobres, acreditamos que os elevados níveis de pobreza que afeta a sociedade, encontram seu principal determinante na estrutura da desigualdade – uma perversa desigualdade na distribuição da renda e das oportunidades de inclusão econômica e social .
Conclusão
Atualmente vivemos com um grande problema que aborda o mundo inteiro, a desigualdade, as rendas estão mal distribuídas, não é correto algumas pessoas denominadas milionários, bilionários ganharem milhões em somente um mês, e pessoas passando fome na rua, sem aonde dormir, expostas a violência morando debaixo da ponte, isso não é justo, isso não é vida! ninguém é melhor que ninguém, mas não é assim que a maioria das pessoas ricas pensam, pois elas são arrogantes, se acham superiores, melhores em relação aos outros porque tem um grande poder aquisitivo, mas isso não existe, todo mundo é igual, a pior pobreza que existe não é a falta de dinheiro não, e sim a pessoa pobre de espírito, esse sim é o maior dos coitados, não adianta ter dinheiro e ser pobre de espírito, os ricos vivem num mundo que não existe, repleto de fantasias, de futilidades, não tem cabimento gastarem 12,000 mil reais numa calça enquanto alguns não tem dinheiro nem para comer, morando na rua, isso é falta de amor, solidariedade, essas pessoas não tem compaixão, não estão nem ai com o próximo, com os problemas sociais pelos quais o mundo passa , são egoístas, não enxergam um palmo na frente do nariz, são elas e o dinheiro só isso, formam um ciclo vicioso, mas ninguém é melhor que ninguém não, rico, pobre, preto, branco todos vamos morrer e não vamos levar nada, e vamos apodrecer debaixo da terra, a pior coisa que existe é a arrogância e falta de humildade, se o mundo não tivesse tanto disso provavelmente estaríamos em uma situação melhor, onde seria de igual pra igual.
No mundo em que vivemos percebemos que os indivíduos são diferentes, estas diferenças se baseiam nos seguintes aspectos: coisas materiais, raça, sexo, cultura e outros. Os aspectos mais simples para constatarmos que os homens são diferentes são: físicos ou sociais. Constatamos isso em nossa sociedade, pois nela existem indivíduos que vivem em absoluta miséria e outros que vivem em mansões rodeadas de coisas luxuosas e com mesa muito farta todos os dias enquanto outro não sequer o que comer durante o dia. Por isso vemos que existe a desigualdade social, ela assume feições distintas porque são constituídas de um conjunto de elementos econômicos, políticos e culturais próprios de cada sociedade.
Referência 
PORFíRIO, Francisco. "Classe social"; Brasil Escola. Disponível em: https://brasilescola.uol.com.br/sociologia/classes-sociais.htm. Acesso em 03 de abril de 2020.
CARDOSO, Pedro Roberto. Desigualdade social. Cola da web, 2020. Disponível em : https://www.coladaweb.com/sociologia/desigualdades-sociais-e-as-classes. Acesso em 03 de abril de 2020.
OKA, Matheus. Desigualdade social.Todo estudo,2020.Disponível em : https://www.todoestudo.com.br/sociologia/desigualdade-social. Acesso em 03 de abril de 2020

Mais conteúdos dessa disciplina