Buscar

Questões Sociais e Comunicação

Prévia do material em texto

ESTUDOS DISCIPLINARES XIV
QUESTIONÁRIO UNIDADE I
1-Os assistentes sociais buscam o conhecimento de como os processos decorrentes da estrutura econômica da sociedade produzem a questão social e como se interpretam e se manifestam. Assinale a alternativa correta.
A) Pelos direitos violados, adolescentes infratores, mulheres vítimas de violência, entre outros.
Comentário: as questões sociais se manifestam na vida de idosos com direitos violados, adolescentes infratores, mulheres vítimas de violência e em outras situações limites que se apresentam aos assistentes sociais, bem como manifestações dos sujeitos.
2-A apreensão constitui-se como a dimensão diagnóstica presente no trabalho profissional. Ela é a competência necessária para os profissionais compreenderem a realidade em suas sucessivas aproximações com as expressões da questão social. Desse modo, a apreensão requer qual fundamento? Assinale a alternativa correta.
b)Nos fundamentos teóricos que orientam a leitura da realidade.
Comentário: a apreensão requer fundamentos teóricos que orientam a leitura da realidade e faz parte da instrumentalidade, pois abarca tanto os procedimentos técnicos como as estratégias articuladas e as mediações teóricas.
3- As contradições do sistema capitalista não podem ser resolvidas somente por meio da prática dos assistentes sociais e a questão social não é objeto privativo dessa categoria profissional. O que define a especificidade do Serviço Social em relação da questão social?
A) Apreensão como decorrência da contradição entre o capital e o trabalho.
Comentário: o que define a especificidade do Serviço Social em relação da questão social é a sua apreensão como decorrência da contradição entre o capital e o trabalho.
4- A questão social, como categoria extraída do real, não pode ser vista concretamente, pois ela pode ser visualizada somente nas suas expressões, desemprego e analfabetismo, dentre outras. A questão social não apresentada como as determinações do conflito entre capital-trabalho, o que se faz necessário para compreender tais manifestações?
b) Conhecimento teórico.
Comentário: é necessário haver uma abstração teórica para compreender que tais manifestações estão atreladas à questão social, o conhecimento teórico do método dialético-crítico que ilumina as leituras de realidade feitas pelos assistentes sociais.
5- O ser humano tem a necessidade de se relacionar com outras pessoas. Nossa natureza não dá conta de nos fecharmos e para que vivamos de forma harmoniosa faz-se necessário:
d) Todas as alternativas anteriores estão corretas.
a. Estabelecer normas.
b. Regras.
c. Leis de convívio entre indivíduos.
Comentário: segundo Sposati (2008, p. 9), território não é um terreno no sentido de uma dimensão de terra, território é dinâmica, pois para além da topografia natural constitui uma topografia social. No entanto para que tenhamos uma convivência harmoniosa se faz necessário estabelecer normas, regras com leis de convívio entre indivíduos.
6- Entende-se que os fins da centralidade do trabalho reeditam o conservadorismo, fazem parte da estratégia das classes dominantes para alcançar a hegemonia cultural do capitalismo, como se esse sistema fosse irreversível, negadas a contradição capital-trabalho, a historicidade e a totalidade, fragmentando o conhecimento. Quando essas discussões são estabelecidas no espaço de formação profissional de forma acrítica, é gerado um descompasso entre a prática docente e o projeto de formação, que considera a indissociabilidade de história, teoria e método. Qual seria essa discussão?
B) Discussão da nova questão social.
Comentário: entende-se que as discussões em torno da nova questão social e do fim da centralidade do trabalho reeditam o conservadorismo, fazem parte da estratégia das classes dominantes.
7- Sem comunicação não se adquire informação, conhecimento, não se promovem relações e não se consegue resolver os problemas mais simples do cotidiano. Existem três categorias clássicas de comunicação, quais são?
C) Interpessoal, grupal e massa.
Comentário: segundo Matos (2004, p. 24), existem três categorias clássicas mais analisadas pelos teóricos da comunicação que são a comunicação interpessoal, a comunicação de grupo e a comunicação de massa.
8- Os indivíduos constantemente são desafiados com exigências que os põem em uma relação de conflitos, contradições e até mesmo negação de suas convicções dos valores. Quais são esses valores da sociedade contemporânea?
E) Todas as alternativas estão corretas.
a. Sentimentos e relacionamentos.
b. Necessidades e subjetividade como injustiça.
c. Violência.
d. Preconceitos relacionados a grupos de etnia, religião, orientação sexual, econômica e social.
Comentário: constantemente, os indivíduos são desafiados com exigências. As convicções dos valores estão relacionadas aos seus sentimentos, relacionamentos, necessidades, subjetividade como injustiça, violência e os preconceitos relacionados a grupos de etnia, religião, orientação sexual, econômica e social, entre outros.
9- A partir do contexto do processo de desenvolvimento industrial, os homens vivem em sociedade e passam a ter novas necessidades, assim criam novos valores para supri-las. Para satisfazer as necessidades dos grupos sociais são produzidos em larga escala como valores econômicos definidos como:
D) Valor de mercadoria.
Comentário: o valor de mercadoria se torna objeto concreto quando o valor de troca desaparece para dar lugar ao valor de uso, mas isso acontece para entrar naquilo que chamamos de esfera privada a esfera do consumo.
10- Os assistentes sociais defrontam-se cotidianamente com as mais variadas expressões da questão social. Quais são essas expressões enfrentadas pelos profissionais do Serviço Social?
A) Desemprego, pobreza e violência.
Comentário: os profissionais do Serviço Social intervêm em diversas situações, defrontam-se cotidianamente com as mais variadas expressões da questão social, tais como a violência, a pobreza, o desemprego, a falta de acesso à saúde, à educação, ao trabalho, à habitação etc.
ESTUDOS DISCIPLINARES XIV
	QUESTIONÁRIO UNIDADE II
1- Quando consideramos comunicação e os relacionamentos interpessoais, estamos nos referindo a pessoas de grupos formais ou informais. O que seriam grupos e influência interpessoal?
A) Um conjunto de duas ou mais pessoas que cada uma influencia e é influenciada pelas outras.
Comentário: grupo é um conjunto de duas ou mais pessoas que interagem entre si de tal forma que cada uma influencia e é influenciada pelas outras. Os grupos definem distinções que lhes fornecem fronteiras e um sentido de permanência.
2- Para compreendermos as consequências de um grupo em funcionamento, precisamos considerar os componentes relevantes dos processos grupais, estabelecendo as diferenças dos grupos formais e informais. Quais os elementos que os grupos informais produzem?
B) Elementos da convivência social e do bem-estar psicológico.
Comentário: os grupos informais produzem os elementos da convivência social, do bem-estar psicológico, de escape de tensões e de participação de que as pessoas necessitam.
3- Os assistentes sociais estão inseridos na divisão social e técnica do trabalho com diferentes níveis de funções. O profissional da área social tem autonomia no trabalho. Qual é a matéria-prima do profissional do Serviço Social?
B) Vida humana.
Comentário: a matéria-prima é a vida humana. É necessária essa clareza a todos os profissionais liberais que trabalham com as vidas. A responsabilidade e o compromisso ético são fundamentais.
4- As atividades do grupo são caracterizadas por rotina, receptividade para novas ideias e sugestões de alterações nos procedimentos adotados, a criatividade dos membros é estimulada e exercitada com frequência. As pessoas que compõem esses grupos trazem consigo valores, filosofias e orientações de vida, que permitem:
A) Conhecimento mútuo e identificação de pontos em comum.
Comentário: nos grupos, as pessoas que o compõem trazem consigo valores, filosofias e orientações de vida. A interação dosmembros que permitem o conhecimento mútuo e a identificação de alguns pontos comuns servirá de base para a elaboração de normas coletivas, tácitas e explícitas na dinâmica do grupo.
5- O êxito do grupo depende diretamente do envolvimento psicológico existente entre os membros e a tarefa. Na formação de grupos de trabalho é importante considerar:
A) Motivação e potencial de cada participante.
Comentário: na formação de grupos de trabalho é importante considerar a motivação ou afinidade de cada potencial participante com o desafio gerado pela tarefa a ser desenvolvida.
6- Na perspectiva dos grupos é preciso considerar a ótica do trabalho coletivo. O Serviço Social vem assumindo protagonismo histórico na elaboração de conhecimentos teóricos, técnicos e políticos que subsidiam os avanços da assistência social no país. Qual o objetivo desse processo de construção interventivo?
A) Fortalecimento da cultura democrática e de direitos.
Comentário: a qualidade dos serviços socioassistenciais, na construção de processos interventivos que promovam protagonismos, particularmente dos usuários para fortalecimento da cultura democrática e de direitos.
7- Ao profissional de Serviço Social em seu cotidiano, na maioria das vezes, o público-alvo de atuação encontra-se fragilizado pelo nível de vulnerabilidade social que encontram, cabe o cuidado de minimizar os ricos de danos, como a demonstração de respeito aos usuários ou às instituições no período de todo o processo. Qual é o compromisso do assistente social nesse processo?
B) Ético.
Comentário: durante o atendimento de acordo com a demanda do usuário ou da instituição, o profissional do Serviço Social deve ter o compromisso ético, evitando qualquer tipo de exposição.
8- Os avanços do Serviço Social brasileiro e a direção ético-política da profissão recusam, contudo, a adoção de abordagens conservadoras autoritárias ou disciplinadoras, que individualizam, moralizam a questão social. Nesse contexto, qual o objetivo dos trabalhos em grupo?
B) Trabalho coletivo.
Comentário: nessa perspectiva, pelos grupos de intervenção profissional, é preciso considerar a ótica do trabalho coletivo.
9- Pode-se compreender que as relações sociais estabelecidas na atuação do profissional de Serviço Social articulam um conjunto de mediações que interferem no processo de atuação e resultados individuais e coletivos. Quais são os desafios do assistente social na atualidade?
C) Capacidade da reflexão ética.
Comentário: os maiores desafios da atuação profissional na atualidade e oportunidade de desenvolvimento profissional estão vinculados à capacidade da reflexão ética da concepção histórica da profissão.
10- Entende-se que as políticas sociais são mediações fundamentais da profissionalização do Serviço Social. No caso da assistência social, embora seja uma mediação persistente que remonta às origens da profissão, o Serviço Social não pode ser confundido com a assistência social nem ser restringindo a esse campo de intervenção profissional. Nesse contexto, qual o desafio da intervenção profissional?
B) Inovar a construção de estratégias.
Comentário: os assistentes sociais, com base em sua autonomia profissional, tendo em vista prerrogativas legais, éticas e técnicas, estão em um grande desafio de intervenção profissional que é inovar a construção de estratégias profissionais que priorizem as abordagens coletivas e a participação dos usuários da assistência social.

Mais conteúdos dessa disciplina