Buscar

Prévia do material em texto

Exercícios de fixação
Unidade 8
Web aula 1 ; 2 ; 3 e 4.
Questão 1 
Quais as implicações da experiência de Thomas Young (1773 - 1829), representada pelo esquema abaixo:
A experiência de Young demonstrou que a luz apresenta o fenômeno de interferência e, portanto apresenta comportamento de uma onda.
No experimento, o último anteparo ocorre o aparecimento de franjas claras e escuras demonstrando que a luz sofreu interferência construtiva e destrutiva.
Questão 2 
Se na experiência de Young um determinado ponto P pertence a 7ª faixa clara em relação à faixa central e à distância dos caminhos percorridos pelas ondas que partem dos dois orifícios até o ponto P é de 1600. 10-10 metros. Calcule o comprimento de onda. 
Questão 3 
Num arranjo da experiência de Young a distância entre os dois anteparos é o dobro . Calcule a distância entre as fendas do primeiro anteparo em função de L sabendo que a distância entre a faixa central e o ponto do segundo anteparo que foi usado para calcular é de 1 m.
Questão 4 
O ponto P pertence a linha ventral V2 de duas fontes de ondas F1 e F2 emitem exatamente iguais. Calcule o módulo da distância PF2-PF1 em função da velocidade (v) e do período (T).
Questão 5 
Foi realizada a experiência de Young com seguinte configuração: é igual a distância entre as fendas e L = 0,02. Calcule a distância entre a faixa central e o ponto observado na experiência.
Questão 6 
Na figura, F1 e F2, são dois pinos que batem cadenciadamente na superfície da água, produzindo ondas que se propagam com velocidade de módulo 2,0m/s. Os pinos operam com a mesma frequência e em concordância de fase.
 
Se no ponto P as ondas provenientes de F1 e F2 se reforçam e este ponto é a primeira franja em relação a posição central (interferência construtiva), calcule uma possível frequência de operação dos pinos.
Questão 7 
Uma onda sonora se propaga no ar com velocidade igual ao dobro da temperatura (em valores absolutos). Qual a temperatura desta massa de ar? 
Questão 8 
Em gases perfeitos, a velocidade se relaciona com a temperatura pela expressão V = ( T em Kelvin e V em m/s). Calcule o valor da velocidade em função da constante “C” quando a temperatura é igual em valores absolutos a esta mesma velocidade.

Mais conteúdos dessa disciplina