Buscar

A Fisioterapia Neurológica

Prévia do material em texto

CENTRO UNIVERSITÁRIO LEONARDO DA VINCI
UNIASSELVI 
FISIOTERAPIA 
CHERON MARILIA DA SILVA
Tema:
“FISIOTERAPIA NEUROFUNCIONAL.”
Novo Hamburgo - RS
2020
FISIOTERAPIA NEUROFUNCIONAL
Fisioterapia neurofuncional também é conhecia como fisioterapia neurológica, atua de forma preventiva, curativa, adaptativa ou paliativa nas sequelas decorrentes de doença ou acidentes que afetam o sistema nervoso, abrangendo tanto o Sistema Nervoso Central como o Periférico e também doenças neuromusculares (do neurônio motor, da placa motora e do músculo propriamente dito - miopatias).
O principal objetivo do tratamento é diminuir as sequelas em pacientes que possuem algum tipo de alteração em seus movimentos ou que apresentam paralisia em algum membro do corpo. Na maioria dos casos são utilizados recursos como a eletroestimulação, fortalecimento muscular e outros tipos de terapias manuais e simuladores de movimento
Podemos citar alguns exemplos de doenças neurológicas que afetam o sistema nervoso:
· Doença de Parkinson
· Esclerose múltipla
· Hidrocefalia
· Paralisia cerebral
· Derrame cerebral
· Traumatismo cranioencefálico
A Fisioterapia Neurológica trata pessoas de todas as idades – adultos, crianças e idosos – por meio de aparelhos e técnicas específicas. Sua área de atuação são em clínicas, hospitais e centros de saúde, além de poder atender em domicílio, cuidando de pacientes que não podem se locomover.
Utiliza-se de um conjunto de tratamentos e técnicas fisioterapêuticas para a recuperação do paciente, por exemplo:
Cinesioterapia: tratamento que abrange os sistemas neuromusculoesquelético e circulatório por meio do movimento ou do exercício. Na cinesioterapia existem várias maneiras para mobilizar os segmentos do corpo humano e os exercícios podem ser divididos em: 
1 - Exercícios passivos - 
Os exercícios passivos são aqueles que o fisioterapeuta realiza as movimentações no corpo do paciente enquanto este não ajuda ativamente na terapia. 
Exemplos de exercícios passivos: alongamentos e manobras de terapia manual. 
2 - Exercícios ativos. 
Os exercícios ativos são realizados voluntariamente pelo paciente, dentro da amplitude de movimento livre, com a contração do grupo ou grupos musculares em questão devendo, portanto, esta musculatura estar apta para a contração ativa. 
Exemplos de equipamentos usados: 
*Aparelhos de mecanoterapia: le press, cadeira flexora e extensora e cross-over;
*Aparelhos para exercícios aeróbios: bicicleta ergométrica, elíptico e esteira;
*Sistemas de elásticos;
*TRX;
*Bolas terapêuticas;
*Caneleiras e stride;
*Cones, hastes, medicine ball;
* Dentre outros.
Método de Bobath: terapêutica para a solução de problemas, avaliação e reabilitação de com distúrbios de controle postural, movimento e função, causados por fisiopatologia do Sistema Nervoso Central. Os equipamentos mais utilizados neste conceito são: bola terapêutica, o rolo, o andador, o espelho, entre outros.
 Hidroterapia: consiste em exercícios terapêuticos realizados dentro da água, com o objetivo de auxiliar na reabilitação física e motora de pacientes. A fisioterapia na água já é empregada no tratamento de desvios posturais (escoliose, lordose, etc.) e da melhora da marcha, em casos de dificuldade respiratória, problemas neurológicos e ortopédicos, dentre outros.
A sensibilidade desse profissional conta muito, assim como a sua empatia com o paciente. O desafio do fisioterapeuta neurológico começa em saber avaliar e selecionar, a partir do diagnóstico de cada doente, o melhor tratamento dentre as inúmeras técnicas e exercícios.
O objetivo é buscar o bem estar físico e emocional, reabilitando o paciente para que possa realizar suas atividades com o maior nível de independência possível. O que está em jogo aqui é aumentar a qualidade de vida.
Fontes: 
http://mobilitafisioterapia.com/cinesioterapia/
https://siteantigo.portaleducacao.com.br/conteudo/artigos/fisioterapia/tecnicas-de-reabilitacao-em-neurologia/31327
http://www.fisioterapiamanual.com.br/blog/artigos/os-beneficios-da-hidroterapia/
https://siteantigo.portaleducacao.com.br/conteudo/artigos/fisioterapia/os-beneficios-da-hidroterapia-para-o-tratamento-de-doencas/55733
https://www.guiadacarreira.com.br/carreira/fisioterapia-neurologica/
http://www.periodicos.usp.br/actafisiatrica/article/view/122512/119109
https://abrafin.org.br/perguntas-frequentes-4/#1511925320552-55429cc4-b510
http://www.scielo.br/pdf/fp/v18n2/16.pdf
https://www.infoescola.com/medicina/fisioterapia-neurologica/

Mais conteúdos dessa disciplina