Buscar

Prévia do material em texto

QUESTÃO 1
A partir dos anos 1990, foram realizadas várias reformas curriculares no âmbito das instituições educativas, dentre elas, as propostas de reorganização dos anos de escolaridade em ciclos, que trouxeram mudanças significativas para a estruturação curricular e a avaliação, com a implantação da progressão continuada.
Tais experiências fizeram constatar que a implementação de novas propostas nas escolas necessita que:
a )
 as particularidades da implementação em cada escola sejam programadas pelos níveis centrais.
b )
 os programas de formação continuada aconteçam depois do processo de implementação.
c )
 as equipes diretoras aceitem a proposta e a desenvolvam com o apoio do coordenador pedagógico.
d )
 os projetos oficiais prescrevam com clareza as ações a serem executadas.
 e )
 as ações pedagógicas e administrativas sejam modificadas de forma coletiva e participativa.
Ver justificativa da resposta
QUESTÃO 2
O projeto pedagógico deve contemplar a realidade que o aluno vive ou vai viver: as mudanças e exigências tecnológicas, os valores e práticas, a necessidade de construir um mundo solidário e humano em que todos tenham lugar, sem exclusões e preconceitos. Para projeto de tal envergadura, é necessária a parceria de universidades, de entidades de classes, empresários, gestores educacionais e escolares, professores, técnicos e, também, da cúpula dos órgãos administrativos e técnicos do sistema de ensino. Todos têm saberes, experiências e expectativas que não aparecem em questionários e enquetes. É necessário, sobretudo, deixar o aluno falar, manifestar suas angústias, desejos, anseios, o que pode contribuir para a elaboração de um projeto pedagógico situado e contextualizado.
SANTOS, C. R. A Gestão Educacional e Escolar para a Modernidade. São Paulo: Cengage Learning, 2008, p. 61.
Considerando o texto acima, é correto afirmar que a elaboração de um projeto pedagógico (PP)
a )
 deve partir das angústias, desejos e anseios dos estudantes a serem incluídos no contexto escolar.
b )
 parte da Gestão Escolar que procura envolver professores, estudantes, colaboradores e demais membros da comunidade escolar para a solução de problemas específicos levantados.
c )
 tem como objetivo principal reafirmar valores éticos e morais e propor ações em busca da consolidação desses valores na sociedade.
d )
 necessita da participação da universidade e de órgãos administrativos e técnicos do sistema de ensino para mediação dos conflitos existentes entre escola e comunidade escolar.
e )
 deve envolver toda comunidade escolar, tendo como referência a realidade em busca de aperfeiçoamento e de mudança necessários a uma educação de melhor qualidade.
Ver justificativa da resposta
QUESTÃO 3
A intitulado A Base Nacional Comum Curricular - BNCC prevê um ajustamento indispensável para a elaboração dos currículos escolares.
Analise as asserções a seguir: 
I.Em um país como o Brasil, com autonomia dos entes federados, acentuada diversidade cultural e profundas desigualdades sociais, a busca por equidade na educação demanda currículos diferenciados e adequados a cada sistema, rede e instituição escolar. Por isso, nesse contexto, cabe a proposição de um currículo nacional.
II.Em um país como o Brasil, sem autonomia dos entes federados, acentuada diversidade cultural e profundas desigualdades sociais, a busca por equidade na educação demanda currículos diferenciados e adequados a cada sistema, rede e instituição escolar. Por isso, nesse contexto, não cabe a proposição de um currículo nacional.
III.Em um país como o Brasil, com autonomia dos entes federados, acentuada diversidade cultural e profundas desigualdades sociais, a busca por equidade na educação demanda currículos diferenciados e adequados a cada sistema, rede e instituição escolar. Por isso, nesse contexto, não cabe a proposição de um currículo nacional.
É correto apenas o que se afirma em:
a )III
b ) I e II
c ) II e III
d ) II
e ) I
QUESTÃO 4
O fundamento do 'currículo por competências' é a redefinição do sentido dos conteúdos de ensino, de modo a atribuir sentido prático aos saberes escolares, abandonando a preeminência dos saberes disciplinares para se centrar em competências supostamente verificáveis em situações e tarefas específicas.
a )  Essas competências devem ser definidas com referência às situações que os alunos deverão ser capazes de memorizar.
 b )  Essas competências devem ser definidas com referência às situações que os alunos deverão ser capazes de compreender e dominar.
c )  Essas competências devem ser definidas com referência às situações que os alunos deverão ser capazes de conservar.
d )  Essas competências devem ser definidas com referência às situações que os alunos deverão ser capazes de transformar.
e )  Essas competências devem ser definidas com referência às situações que os alunos deverão ser capazes de arquivar.
Ver justificativa da resposta
QUESTÃO 5
Os Conselhos Escolares são concebidos como órgão de máximo de deliberação dentro das escolas. Em sua composição existem representações das diferentes esferas da escola: o diretor da escola e a representação dos alunos, dos pais ou responsáveis pelos alunos, dos professores, dos trabalhadores em educação não docentes e da comunidade local. O diretor pode, ou não, ser membro nato do conselho, assim como ser o seu presidente. Qual é o papel do diretor em uma escola democrática?
a )  Autoritário 
 
b )  Emancipador
c ) Fiscalizador 
d ) Figurativo 
e )  Não necessário 
Ver justificativa da resposta
QUESTÃO 6
A escola delimita espaços. Servindo-se de símbolos e códigos, ela afirma o que cada um pode (ou não pode) fazer, ela separa e institui. Informa o "lugar" dos pequenos e dos grandes, dos meninos e das meninas. Através dos seus quadros, crucifixos, santas ou esculturas, aponta aqueles/as que deverão ser modelos e permite, também, que os sujeitos se reconheçam (ou não) nesses modelos [...] Currículos, normas, procedimentos de ensino, teorias, linguagem, materiais didáticos, processo de avaliação são, seguramente, loci das diferenças de gênero, sexualidade, etnia, classe - são constituídos por essas distinções e, ao mesmo tempo, seus produtores. 
Todas essas dimensões precisam, pois, ser colocadas em questão. É indispensável questionar não apenas o que ensinamos, mas o modo como ensinamos e que sentidos nossos/as alunos/as dão ao que aprendem. Atrevidamente é preciso, também, problematizar as teorias que orientam nosso trabalho (incluindo, aqui, até mesmo aquelas teorias consideradas "críticas"). Temos de estar atentas/os, sobretudo, para nossa linguagem, procurando perceber o sexismo, o racismo e o etnocentrismo que ela frequentemente carrega e institui.
LOURO, G. L. Gênero, sexualidade e educação: uma perspectiva pós-estruturalista. 7. ed. Petrópolis: Vozes, 1997, p. 58 e 64. 
Com base no texto, avalie as afirmações que se seguem.
I.A escola define os espaços que cada um deve ocupar socialmente, visto que reproduz modelos e condiciona os alunos a segui-los.
II.Os espaços delimitados pela escola representam a sala de aula em si, visto que é o ambiente predominante em que acontece o processo de aprendizagem.
III.A delimitação de espaços pela escola só acontece no espaço escolar, visto que o(a) aluno(a) o ignora nos momentos em que não está inserido no contexto educacional.
IV.Os espaços delimitados pela escola representam a rotulação e o estabelecimento de papéis e padrões de comportamento. 
É correto apenas o que se afirma em
a )  I e IV.
b )  II, III e IV.
c )  I e II.
d )  II e III.
e ) I, III e IV.
Ver justificativa da resposta
QUESTÃO 7
Artigo 210 da Constituição Federal de 1988 determina como dever do Estado para com a educação fixar "conteúdo mínimos para o Ensino Fundamental, de maneira a assegurar a formação básica comum e respeito aos valores culturais e artísticos, nacionais e regionais". Analise as asserções que se seguem e assinale a que se aproxima mais da definição de currículo escolar:
a ) Documento complexo e fortemente marcado pelas variáveispedagógicas e sociais.
b ) Documento com dados de experiência profissional e trabalhos prestados.
 c ) Documento que traz a organização de uma instituição de ensino desde o que, quando e comoensinar, até quando e como avaliar.
d ) Documento com dados pessoais apresentados quando se quer candidatar-se a um emprego.
e ) Documento que esgotar todas as possibilidades em uma única publicação
Ver justificativa da resposta
QUESTÃO 8
O ensino brasileiro é permeado de dicotomias reincidentes em sua organização. Vemos que a teoria e a prática não são efetivadas, os conteúdos são trabalhados com base em um currículo pré-determinado sem a preocupação de articular os fazeres com o pensamento necessário para formação de verdadeiros cidadãos.
Como se trabalharia em uma escola de forma transdisciplinar?
a ) Com interação entre diferentes disciplinas para a análise de um objeto 
b ) Parte integrante de uma rede que contém diferentes formas de conhecimento da realidade 
 
c ) Com a integração de diferentes disciplinas, com método peculiar, descaracterizando-as como tais 
d ) Com a justaposição de disciplinas diversas, desprovidas de relação aparente entre elas 
e ) Com a setorização disciplinar dissociada entre si com suas próprias características sobre o plano do ensino, da formação dos mecanismos, dos métodos, das matérias 
Ver justificativa da resposta