Buscar

Planejamento Estratégico Educacional

Prévia do material em texto

Pergunta 1
0,3 em 0,3 pontos
	
	
	
	Leia o trecho a seguir.
“O modelo das cinco forças da concorrência expande o terreno para a análise competitiva. Historicamente as empresas, quando estudam o ambiente competitivo, concentram-se nas empresas com as quais concorrem diretamente. No entanto, as empresas precisam pesquisar mais para identificar concorrentes atuais e potenciais ao identificarem clientes potenciais, como as empresas que fornecem para estas empresas.”
HOSKISSON, R. E. et al. Estratégia Competitiva. São Paulo: Cengage Learning, 2009, p. 128.
Considerando as ideias apresentadas, avalie as assertivas a seguir e a relação estabelecida entre elas.
I. Uma organização, após o estudo das cinco forças competitivas, consegue obter informações para determinar a atratividade de um setor de atividade com relação ao potencial para obter resultados acima da média sobre o capital investido.
Porque:
II. Quanto mais intensa a rivalidade em um setor de atividade, maior será a necessidade de entender os concorrentes.
Agora assinale a alternativa correta.
	
	
	
	
		Resposta Selecionada:
	d. 
As duas assertivas são verdadeiras, mas a II não justifica a I.
	Resposta Correta:
	d. 
As duas assertivas são verdadeiras, mas a II não justifica a I.
	Comentários da Resposta:
	O modelo das cinco forças permite analisar o setor e mensurar o seu grau de atratividade. Assim como, em ambientes competitivos, é importante conhecer mais profundamente os concorrentes.
	
	
	
Pergunta 2
0,3 em 0,3 pontos
	
	
	
	Leia o texto a seguir.
“Um dos aspectos mais importantes para a efetiva interação do planejamento estratégico [...] com a estrutura organizacional é uma adequada interligação entre as estratégias e os planos de ação”. As estratégias se preocupam com a estruturação e alocação de recursos direcionados para obtenção dos resultados almejados e precisam ser desdobradas em planos de ação que concentram-se nas especialidades (recursos humanos, tecnologia, marketing, logística etc.). Essa concentração facilita a interação entre os planos de ação com a estrutura organizacional e a operacionalização das atividades.
OLIVEIRA, D. P. R. Planejamento Estratégico: conceitos, metodologia e práticas. 16. ed. São Paulo: Atlas, 2003, p. 231.
Levando em consideração esse tema e os conteúdos abordados no texto-base, analise as afirmativas a seguir, no que se refere aos aspectos relativos aos processos de desdobramento estratégico em planos de ação, e assinale V para as verdadeiras e F para as falsas.
I. (  ) É necessário estabelecer uma forma de monitorar as atividades contidas no plano de ação para verificar se o que está sendo feito está em conformidade com o que foi planejado.
II. (  ) Ao se aplicar o processo de desdobramento, deve-se monitorar somente os resultados dos indicadores financeiros para apresentar o quanto os esforços valeram a pena ou o que é necessário ser aprimorado para atingir os objetivos.
III. (  ) O processo de desdobramento antecede a criação dos planos de ação, que são usados para identificar, estruturar e administrar as atividades gerais inerentes às estratégias.
IV. (  ) No plano de ação, é mais importante definir os prazos do que os responsáveis por cada uma das ações, pois a estratégia deve ser entendida e executada por todos os membros da organização.
V. (  ) Nessa fase de desdobramento da estratégia, a comunicação é muito importante e os gestores devem explicar, de forma clara e detalhada, o que, por que, quem e quando será feito.
Agora, selecione a alternativa que apresenta a sequência correta.
	
	
	
	
		Resposta Selecionada:
	c. 
V, F, F, F, V.
	Resposta Correta:
	c. 
V, F, F, F, V.
	Comentários da Resposta:
	A afirmativa II está incorreta, pois os resultados de todos os tipos de indicadores precisam ser monitorados para se avaliar o quanto os esforços valeram a pena ou o que é necessário ser aprimorado para atingir os objetivos. A afirmativa III está incorreta, pois nessa fase são criados os planos de ação que são usados para identificar, estruturar e administrar as atividades gerais inerentes às estratégias. A afirmativa IV está incorreta, pois no plano de ação é importante definir os prazos e os responsáveis pela ação, pois a estratégia deve ser entendida por todos, mas as atividades do plano de ação podem ser divididas por áreas funcionais e pessoas.
	
	
	
Pergunta 3
0 em 0,3 pontos
	
	
	
	Leia o trecho a seguir.
“A análise da cadeia de valor permite que a empresa entenda as partes de suas operações que criam valor e as que não criam. Entender estas questões é importante porque a empresa só obtém retornos acima da média se o valor que ela cria for maior do que os custos incorridos para criar tal valor. [...] A cadeia de valor é um modelo que as empresas utilizam para entender sua posição de custo e identificar os vários meios que poderiam ser utilizados para facilitar a implantação de uma estratégia de negócios.”
HITT, M. A.; IRELAND, R. D.; HOSKISSON, R. E. Administração Estratégica. 2. ed. São Paulo: Pearson, 2008, p. 82.
Tendo como referência o trecho apresentado e o conteúdo do texto-base, assinale a alternativa correta no que se refere aos conceitos que compõem a cadeia de valor de uma organização.
	
	
	
	
		Resposta Selecionada:
	a. 
Os concorrentes compõem a cadeia de valor de uma organização, pois disputam recursos e podem alcançar mais vantagens competitivas.
	Resposta Correta:
	b. 
São as atividades primárias e as de suporte que formam a cadeia de valor de uma organização e é preciso identificá-las para analisar a contribuição de cada uma para a geração de valor.
	Comentários da Resposta:
	O conceito de cadeia de valor é uma análise interna da organização que visa identificar quais são as atividades principais e as de suporte e quanto valor cada uma agrega ao negócio.
	
	
	
Pergunta 4
0,3 em 0,3 pontos
	
	
	
	As estratégias corporativas emergem a partir de uma análise do ambiente interno. Um modelo que auxilia nesse processo, e ajuda a deixar claro aquilo que gera valor para a instituição educacional, é o chamado RBV – ou modelo da visão baseada em recurso. Existem ainda outros tipos de estratégias corporativas, que são:
	
	
	
	
		Resposta Selecionada:
	c. 
de concentração; de estabilidade; de crescimento e de redução de despesas.
	Resposta Correta:
	c. 
de concentração; de estabilidade; de crescimento e de redução de despesas.
	Comentários da Resposta:
	Os outros tipos de estratégia que uma organização pode escolher são: estratégias de concentração, de estabilidade, de crescimento, de redução de despesas ou, ainda, optar por estratégias combinadas.
	
	
	
Pergunta 5
0,3 em 0,3 pontos
	
	
	
	Leia o trecho a seguir.
“A diversificação de produtos, uma forma básica de estratégia no nível corporativo, diz respeito ao escopo dos mercados e setores nos quais a empresa compete e como os gerentes compram, criam e vendem negócios diferentes para fazer as aptidões e pontos fortes corresponderem às oportunidades apresentadas à empresa. Espera-se que a diversificação bem-sucedida reduza a variabilidade na lucratividade da empresa, já que os ganhos são gerados por negócios diferentes. [...] As empresas diversificadas variam de acordo com o seu grau de diversificação e as ligações entre os seus negócios.”
HITT, M. A.; IRELAND, R. D.; HOSKISSON, R. E. Administração Estratégica. 2. ed. São Paulo: Pearson, 2008, p. 154-155.
Tendo como base o tema abordado no trecho anterior, correlacione os aspectos apresentados a seguir às suas respectivas ações.
1. Baixo grau de diversificação.
2. Graus de diversificação de moderado a elevado.
(  ) Compreende, basicamente, dois tipos: diversificação relacionada restrita e diversificação relacionada ligada.
(  ) Quando uma instituição educacional possui uma unidade de negócios única ou uma unidade dominante, em termos de faturamento.
(  ) Quando a receita bruta, superior a 95%, advém deum único negócio.
(  ) Quando há compartilhamento de infraestrutura, recursos humanos e conhecimento entre diferentes unidades e menos de 70% da receita vêm de um único negócio.
(  ) É a realidade da maioria das instituições educacionais pequenas e médias e das que iniciaram suas atividades recentemente.
(  ) A diversificação relacionada restrita ocorre quando todas as unidades de negócios compartilham elos diretos entre produtos/serviços, tecnologia e distribuição.
(  ) Percebe-se essa realidade nas instituições educacionais que ainda estão se consolidando no mercado e aperfeiçoando capacitações e competências específicas.
Agora, selecione a alternativa que apresenta a sequência correta.
	
	
	
	
		Resposta Selecionada:
	c. 
2, 1, 1, 2, 1, 2, 1.
	Resposta Correta:
	c. 
2, 1, 1, 2, 1, 2, 1.
	Comentários da Resposta:
	Relacionadas ao baixo grau de diversificação (1): no nível de diversificação reduzido, a organização pode ter uma unidade de negócios única ou uma unidade dominante. Uma organização é considerada de um único negócio quando mais de 95% de sua receita, mesmo diversificada, provêm de um único negócio. Essa é a situação da maioria das organizações pequenas e médias, das que iniciaram suas atividades recentemente ou daquelas que ainda estão se consolidando no mercado e aperfeiçoando capacitações e competências. Relacionadas aos graus de diversificação de moderado a elevado (2): podem ser de dois tipos – relacionada restrita e relacionada ligada. A diversificação relacionada restrita acontece quando menos de 70% da receita vêm do negócio predominante e os negócios compartilham elos de produtos, tecnologia e distribuição. A estratégia de diversificação relacionada ligada ocorre quando menos de 70% da receita vêm do negócio predominante e existem elos limitados entre as unidades de negócios.
	
	
	
Pergunta 1
0,3 em 0,3 pontos
	
	
	
	Leia o trecho a seguir.
“O papel desempenhado pela função de controle e avaliação no processo de planejamento estratégico é acompanhar o desempenho do sistema. [...] Nesse sentido, a função controle e avaliação é destinada a assegurar que o desempenho real possibilite o alcance dos padrões que foram anteriormente estabelecidos.”
OLIVEIRA, D. P. R. Planejamento Estratégico: conceitos, metodologia e práticas. 16. ed. São Paulo: Atlas, 2003, p. 241.
Em todo processo envolvendo a administração estratégica, as funções de controle e avaliação têm um objetivo que deve ser perseguido, pois a estratégia depende disso. Essas funções não podem ser confundidas, sob pena de prejudicar a obtenção dos resultados. Assim, conhecê-las é fundamental para o gestor.
A seguir são apresentadas as funções de controle e avaliação. Analise-as e assinale V para as verdadeiras e F para as falsas.
I. (  ) Depois de levantar os resultados obtidos, faz-se a comparação entre esses resultados e os resultados projetados no planejamento. 
II. (  ) Faz-se a identificação de falhas e erros, além de problemas que possam ter acontecido durante as fases anteriores do planejamento, causando desvios entre o que foi planejado e realizado.
III. (  ) Respeita-se o cenário vigente e realiza-se a verificação para saber se os resultados pretendidos estão sendo alcançados pelas estratégias adotadas.
IV. (  ) Suprem-se os tomadores de decisão com informações gerenciais sempre ao final do ano, possibilitando intervenções a longo prazo.
A seguir, assinale a alternativa que apresenta a sequência correta.
	
	
	
	
		Resposta Selecionada:
	e. 
V, V, V, F.
	Resposta Correta:
	e. 
V, V, V, F.
	Comentários da Resposta:
	A proposição I é verdadeira, pois uma das finalidades das funções de controle e avaliação é identificar problemas, falhas e erros que aconteceram durante as fases anteriores e que se transformaram em desvios do que foi planejado, com o intuito de analisar cada situação e corrigi-las, tomando cuidado para evitar que ocorram novamente. A proposição II é verdadeira, pois também representa uma das finalidades ao comparar os resultados obtidos entre a execução das atividades estipuladas nos planos de ações e a projeção de resultados feita. Dessa maneira, será possível tomar medidas, caso se esteja muito distante do estimado, ou administrar melhor os resultados, a fim de alcançar os objetivos conforme o planejado. A proposição III é verdadeira, pois de acordo com as situações existentes, deve-se verificar o quanto as estratégias e políticas estão proporcionando os resultados esperados. A proposição IV é falsa, pois uma das finalidades das funções de controle e avaliação é suprir os tomadores de decisão com informações gerenciais periódicas, para possibilitar uma rápida intervenção no desempenho do processo.
	
	
	
Pergunta 2
0,3 em 0,3 pontos
	
	
	
	A inovação está na pauta das discussões há muito tempo. Alguns consideram que isso ocorre desde a virada do milênio, período caracterizado por incertezas econômicas e pela necessidade de reinventar processos, produtos e serviços para antigos e novos consumidores. As tecnologias de informação e comunicação contribuíram e continuam contribuindo de forma fundamental para essa transformação em muitos tipos de negócios.
E, de forma inexorável, o setor educacional tem sido marcado por essas mudanças. Do ponto de vista da gestão pedagógica, a provocação é repensar as formas de ensino-aprendizagem, o uso de tecnologias e comunicação digital em sala de aula e fora dela, dado o perfil dos estudantes e tendências futuras, além da discussão sobre o papel do professor, que também vem à tona. E do ponto de vista da gestão, como isso ficaria?
Diante do exposto, assinale a alternativa correta que explicita a posição da gestão frente a essa realidade.
	
	
	
	
		Resposta Selecionada:
	a. 
Também existem muitos desafios a serem analisados e melhorias a serem feitas em processos, uso de recursos, transparência e construção de reputação.
	Resposta Correta:
	a. 
Também existem muitos desafios a serem analisados e melhorias a serem feitas em processos, uso de recursos, transparência e construção de reputação.
	Comentários da Resposta:
	Resposta correta, uma vez que as instituições de ensino precisam adequar a sua gestão ao contexto contemporâneo e às mudanças pedagógicas. Além disso, há o desafio de gerir melhor os processos e os recursos.
	
	
	
Pergunta 3
0,3 em 0,3 pontos
	
	
	
	Leia o trecho a seguir.
“Os níveis de controle e avaliação são consequências dos níveis de planejamento de uma empresa, ou seja, [...] pode-se efetuar o controle em relação ao desempenho da empresa como um todo, em relação ao desempenho de cada uma das áreas funcionais e em aplicações bem mais específicas dentro de cada área funcional.”
OLIVEIRA, D. P. R. Planejamento Estratégico: conceitos, metodologia e práticas. 16. ed. São Paulo: Atlas, 2003, p. 249.
Considerando o excerto anterior e o conteúdo do texto-base, analise as assertivas a seguir.
I. O envolvimento das pessoas com funções e posições hierárquicas na alta cúpula deve ocorrer somente no início do processo de planejamento.
II. Cabe aos gestores a função de controlar e avaliar os resultados em nível estratégico, sendo responsabilidade da cúpula estratégica concluir se os resultados almejados foram alcançados.
III. O feedback a respeito de atividades realizadas, comportamentos e atitudes é uma ferramenta de grande importância para a etapa de controle estratégico.
A seguir, assinale a alternativa que apresenta a(s) afirmativa(s) correta(s).
	
	
	
	
		Resposta Selecionada:
	e. 
Somente as assertivas II e III estão corretas.
	Resposta Correta:
	e. 
Somente as assertivas II e III estão corretas.
	Comentário da resposta:
	A afirmativa I está incorreta, uma vez que o envolvimento da alta cúpula não é restrito ao início do planejamento estratégico, visto que a função de controle e a avaliação dos resultados em nível estratégico, por exemplo, é uma função gerencial e não ocorre durante o planejamento. Aafirmativa II está correta, pois o controle e a avaliação dos resultados no nível estratégico é uma função gerencial, ou seja, as áreas podem verificar seus resultados e o alcance operacional e tático de suas ações, mas será a cúpula estratégica quem analisará e decidirá se os resultados tiveram o alcance estratégico desejado. A afirmativa III é verdadeira, pois, no controle estratégico, faz-se necessário dar o feedback sobre as atividades realizadas, o comportamento e atitudes observadas e a construção e reforço da cultura organizacional.
	
	
	
Pergunta 4
0,3 em 0,3 pontos
	
	
	
	Atendendo a um pressuposto de segurança, amplitude e qualidade das decisões, sugere-se sempre que se faça uma análise conjunta dos indicadores que devem ser criados para as estratégias, podendo seguir a metodologia do balanced scorecard ou não. Pode-se utilizar os indicadores financeiros amplamente reconhecidos e utilizados por instituições educacionais de vários setores e tamanhos.
Analise as afirmativas a seguir que descrevem significados e resultados de alguns desses indicadores. Assinale V para as verdadeiras e F para as falsas.
I. (  ) O período de payback aponta qual o período necessário para se recuperar o que foi investido, seja em um ativo fixo ou ação.
II. (  ) O valor atual líquido é a taxa de remuneração do investimento, expressa por meio de fluxos líquidos de caixa apurados no final de cada período, que serve como uma taxa de comparação, permitindo verificar qual é a taxa de retorno de uma estratégia específica e se ela seria mais rentável ou não do que investir o mesmo capital em uma instituição financeira.
III. (  ) A taxa interna de retorno é obtida com a divisão da geração interna de caixa média anual (cujo lucro líquido foi ajustado ao regime de caixa) pelo valor do caixa desembolsado inicialmente (com ativo permanente e capital de giro) previsto a ser investido.
IV. (  ) O valor atual líquido anualizado é a correção do valor atual, trazendo as entradas e saídas de caixas das estratégias de temporalidades diversas para o momento presente.
A seguir, assinale a alternativa que apresenta a sequência correta:
	
	
	
	
		Resposta Selecionada:
	d. 
V, F, F, V.
	Resposta Correta:
	d. 
V, F, F, V.
	Comentários da Resposta:
	A afirmativa II é falsa, pois essa descrição diz respeito à taxa interna de retorno. O valor atual líquido consiste em atualizar os valores esperados das entradas e saídas de caixa que serão decorrentes das alternativas de investimentos. A afirmativa III é falsa, pois essa descrição diz respeito à taxa média de retorno de investimento. A taxa interna de retorno expressa a taxa de juros com a qual o investimento está sendo remunerado.
	
	
	
Pergunta 5
0 em 0,3 pontos
	
	
	
	Leia o trecho a seguir.
“Uma vez que a empresa já despendeu tanta energia para analisar o ambiente, para fazer um autodiagnóstico e definir seus objetivos e estratégias, amplos e funcionais, seria uma pena que deixasse todo esse empenho morrer.”
FERNANDES, B. H. R.; BERTON, L. H. Administração Estratégica: da competência empreendedora à avaliação de desempenho. 2. ed. São Paulo: Atlas, 2012, p. 175.
Por isso, o processo de administração estratégica, em qualquer instituição, deve ter um acompanhamento e, ao se identificar uma anomalia, esta deve ser avaliada para, em seguida, tomarem-se decisões a respeito do que deve ser feito. Essa etapa de controle estratégico, portanto, é o momento de verificar o que deu certo e o que não está saindo como o planejado. Sendo assim, avalie as afirmativas a seguir e assinale V para as verdadeiras e F para as falsas:
I. (  ) Essa etapa demonstra que nem tudo atende aos padrões estabelecidos.
II. (  ) Essa etapa é a etapa de preparação dos indicadores que deverão ser homologados.
III. (  ) Essa etapa é a de preparação dos itens de controle que deverão ser seguidos.
IV. (  ) Essa etapa determina que é o momento das ações corretivas necessárias.
A seguir, assinale a alternativa que apresenta a sequência correta.
	
	
	
	
		Resposta Selecionada:
	c. 
F, F, V, V.
	Resposta Correta:
	d. 
V, F, F, V.
	Comentários da Resposta:
	 
	Comentário da resposta:
	A afirmativa I é verdadeira, pois é nessa etapa que se compara o desempenho organizacional com os objetivos e padrões estabelecidos. Na maior parte das vezes, apesar dos esforços, nem tudo atende aos padrões estabelecidos nem fica conforme o planejado. As razões são muitas, desde mudanças no ambiente geral ou no ambiente de atuação a deficiências internas. Caso haja desvios, buscam-se ações corretivas. As afirmações II e III são falsas, pois, nessa fase, os indicadores e os itens de controle já foram homologados e implementados, tanto que é por eles que se identificam as anomalias. A afirmação IV é verdadeira, pois é importante que as ações corretivas sejam feitas no momento mais apropriado e sejam executadas de forma clara e transparente, para que todos os envolvidos aprendam com os erros e entendam as ações tomadas e seus motivos.
	
	
	
Pergunta 1
0,5 em 0,5 pontos
	
	
	
	Leia o excerto a seguir.
“A natureza humana insiste em uma definição para todos os conceitos. Mas a palavra estratégia há muito tem sido usada implicitamente de várias maneiras, mesmo que tenha sido definida tradicionalmente em apenas uma. O reconhecimento explícito de múltiplas definições pode ajudar as pessoas a manobrar pensamentos através deste difícil campo”.
MINTZBERG, H.; LAMPEL, J.; GHOSHAL, S. Processo de Estratégia. Porto Alegre: Bookman, 2006, p. 26.
Correlacione as cinco estratégias apresentadas a seguir com as suas respectivas definições.
1. Estratégia como plano.
2. Estratégia como pretexto.
3. Estratégia como padrão.
4. Estratégia como posição.
5. Estratégia como perspectiva.
(  ) É uma forma de harmonização entre a organização e o ambiente em que está inserida.
(  ) É um artifício específico com a finalidade de iludir os rivais em uma situação de competição.
(  ) É a concepção de estratégia como um fluxo de ação consistente a ser seguido.
(  ) É um pensamento que antecede uma sequência de ações unificadas, abrangentes e integradas, com a intenção de assegurar que os objetivos sejam alcançados.
(  ) É algo compartilhado pelos membros da organização e unificado pelos pensamentos e comportamentos comuns.
Assinale a alternativa que apresenta a sequência correta.
	
	
	
	
		Resposta Selecionada:
	d. 
4, 2, 3, 1, 5.
	Resposta Correta:
	d. 
4, 2, 3, 1, 5.
	Comentários da Resposta:
	A sequência correta é 4, 2, 3, 1, 5. Em suma, os cinco Ps da estratégia são:
Estratégia como plano:  é um pensamento que antecede uma sequência de ações unificadas, abrangentes e integradas, com a intenção de assegurar que os objetivos sejam alcançados.
Estratégia como pretexto: é um artifício específico com a finalidade de iludir os rivais em uma situação de competição.
Estratégia como padrão: é a concepção de estratégia como um fluxo de ação consistente a ser seguido.
Estratégia como posição: é uma forma de harmonização entre a organização e o ambiente em que está inserida
Estratégia como perspectiva: é algo compartilhado pelos membros da organização e unificado pelos pensamentos e comportamentos comuns
	
	
	
Pergunta 2
0,5 em 0,5 pontos
	
	
	
	“A capacidade de tomar decisões estratégicas rápidas, com amplo suporte e alta qualidade em bases frequentes, é a pedra fundamental da estratégia eficaz. Para usar a linguagem do pensamento estratégico contemporâneo, a tomada de decisão estratégica é uma aptidão dinâmica fundamental.”
KATHLEEN, M. E. Estratégia como tomada de decisão estratégica. In: MINTZBERG, H. et al. O Processo da Estratégia: conceitos, contextos e casos selecionados. Porto Alegre: Artmed, 2007, p. 137.
Logo, é necessário saber diferenciar os níveis das decisões que ocorrem nesse ambiente. Entre as opções a seguir, relacione corretamente os diferentes níveis.
1. Nível estratégico.
2. Níveltático.
3. Nível operacional.
(  ) Facilidade em mudar o curso de ação.
(  ) Visão de longo prazo.
(  ) Têm impacto menor.
(  ) Visão de médio e curto prazo.
(  ) Afetam a instituição como um todo.
Agora, assinale a alternativa que apresenta a sequência correta.
	
	
	
	
		Resposta Selecionada:
	b. 
2, 1, 3, 2, 1.
	Resposta Correta:
	b. 
2, 1, 3, 2, 1.
	Comentário da resposta:
	As decisões de nível estratégico (1) privilegiam o longo prazo e afetam a instituição como um todo, indo além da percepção interna. Elas são percebidas pelo ambiente externo, envolvem valores altos e são tomadas pela alta cúpula hierárquica. As decisões de nível tático (2) têm uma visão de médio e curto tempo, seu impacto é restrito a determinadas áreas da empresa e são fáceis de serem alteradas. São tomadas pelos níveis intermediários, isto é, gerência e média gerência. As decisões de nível operacional (3) são decisões muito específicas e envolvem pontualmente as áreas ou processos. São de curto prazo e de impacto menor, embora esses impactos possam continuar por muito tempo. Além disso, os custos envolvidos são pouco significativos.
	
	
	
Pergunta 3
0,5 em 0,5 pontos
	
	
	
	A estrutura organizacional é composta pelas partes físicas (edifícios, locais de trabalho) com seus espaços e equipamentos, mas é também a organização do trabalho, com seus processos e atividades, divisão de funções, hierarquia e processo decisório.
Diante disso, Henry Mintzberg (2003) considerou as diferenças e particularidades de cada organização que compõe sua estrutura organizacional e propõe que elas sejam representadas com suas diferentes áreas.
MINTZBERG, H. Criando Organizações Eficazes: estruturas em cinco configurações. São Paulo: Atlas, 2003, p. 20.
Analise as definições de cada uma das áreas a seguir e assinale V para verdadeiro e F para falso.
I. (  ) Na cúpula estratégica estão as pessoas com maior responsabilidade de gestão da organização e que tratam da maioria das questões pertinentes à gestão, exceto as questões como visão, missão e valores. Os integrantes da cúpula estratégica são responsáveis somente pelo relacionamento com entidades da comunidade externa, como governos, sindicatos etc.
II. (  ) O nível intermediário é responsável por realizar a “ponte” entre a cúpula estratégica e o nível operacional. Seu papel é importante, uma vez que é sua responsabilidade transmitir adequadamente para as áreas operacionais o que é decidido pela cúpula estratégica. Nesse nível encontram-se os gerentes, que também são responsáveis pela manutenção da coordenação e condução do fluxo das informações, a fim de sempre aprimorar o nível de decisões.
III. (  ) No núcleo operacional estão os profissionais que executam as atividades básicas da organização, aquelas que estão relacionadas à essência da empresa, seja essa essência relativa à produção ou prestação de serviços.
IV. (  ) Na tecnoestrutura estão alocados os profissionais que, mesmo à margem dos processos, auxiliam com seu conhecimento técnico, melhorando os processos e procedimentos. Esses profissionais estão envolvidos com os elementos relativos ao controle, análise e concepção de mudanças.
V. (  ) A área da assessoria de apoio está sempre a serviço da tecnoestrutura. Cabe a ela a elaboração dos manuais de processos e o estudo de procedimentos novos. Normalmente, está muito ligada, também, ao nível intermediário, assumindo uma notável importância para a realização de projetos novos.
Agora, assinale a alternativa que apresenta a sequência correta.
	
	
	
	
		Resposta Selecionada:
	e. 
F, V, V, V, F.
	Resposta Correta:
	e. 
F, V, V, V, F.
	Comentários da Resposta:
	A definição de cúpula estratégica (item I) está incorreta, pois nela estão as pessoas com maior responsabilidade de gestão da organização, que devem ser os “guardiões” das questões como visão, missão e valores. São também responsáveis pelo relacionamento da organização com entidades da comunidade externa, como governos, sindicatos etc. A definição de assessoria de apoio (item V) também está incorreta, pois a assessoria de apoio tem por finalidade apoiar a estrutura fora do fluxo das atividades-fim. Compreende-se que uma atividade-fim é toda aquela que contribui diretamente para a missão, diferentemente das atividades-meio, que estão voltadas para o funcionamento geral da instituição, mas não são a razão pela qual a organização existe. Portanto, a assessoria de apoio não se relaciona com importância maior com as outras áreas e tampouco é responsável por projetos específicos.
	
	
	
Pergunta 4
0,5 em 0,5 pontos
	
	
	
	O ambiente organizacional das instituições de ensino é um sistema aberto, conforme pode ser visto na figura que segue, e existem elementos que atuam e influenciam na complexidade do ambiente interno.
Assinale a alternativa correta quanto ao papel do gestor frente aos elementos do ambiente interno.
	
	
	
	
		Resposta Selecionada:
	c. 
Quando se trata do ambiente interno, considera-se que tudo que ocorre na organização deve estar sujeito à intervenção da gestão. Como sistema aberto, há interação entre ambiente interno e externo, mas os controles sobre elementos internos são de responsabilidade do gestor.
	Resposta Correta:
	c. 
Quando se trata do ambiente interno, considera-se que tudo que ocorre na organização deve estar sujeito à intervenção da gestão. Como sistema aberto, há interação entre ambiente interno e externo, mas os controles sobre elementos internos são de responsabilidade do gestor.
	Comentários da Resposta:
	Tudo que ocorre dentro da organização deve estar sujeito à intervenção da gestão. Por ser vista como um sistema aberto – perspectiva sistêmica –, diversos recursos entram na organização (materiais, financeiros, humanos e intelectuais). Estes são processados, gerando produtos e/ou serviços que são disponibilizados ao ambiente externo, que sob a ótica de aceitação poderão gerar novas demandas. O papel dos gestores é planejar, organizar e controlar todos os elementos envolvidos nesse ambiente.
	
	
	
Pergunta 5
0,5 em 0,5 pontos
	
	
	
	As estratégias corporativas emergem a partir de uma análise do ambiente interno. Um modelo que auxilia nesse processo, e ajuda a deixar claro aquilo que gera valor para a instituição educacional, é o chamado RBV – ou modelo da visão baseada em recurso. Existem ainda outros tipos de estratégias corporativas, que são:
	
	
	
	
		Resposta Selecionada:
	e. 
de concentração; de estabilidade; de crescimento e de redução de despesas.
	Resposta Correta:
	e. 
de concentração; de estabilidade; de crescimento e de redução de despesas.
	Comentários da Resposta:
	Os outros tipos de estratégia que uma organização pode escolher são: estratégias de concentração, de estabilidade, de crescimento, de redução de despesas ou, ainda, optar por estratégias combinadas.
	
	
	
Pergunta 6
0 em 0,5 pontos
	
	
	
	Leia o trecho a seguir.
“A análise da cadeia de valor permite que a empresa entenda as partes de suas operações que criam valor e as que não criam. Entender estas questões é importante porque a empresa só obtém retornos acima da média se o valor que ela cria for maior do que os custos incorridos para criar tal valor. [...] A cadeia de valor é um modelo que as empresas utilizam para entender sua posição de custo e identificar os vários meios que poderiam ser utilizados para facilitar a implantação de uma estratégia de negócios.”
HITT, M. A.; IRELAND, R. D.; HOSKISSON, R. E. Administração Estratégica. 2. ed. São Paulo: Pearson, 2008, p. 82.
Tendo como referência o trecho apresentado e o conteúdo do texto-base, assinale a alternativa correta no que se refere aos conceitos que compõem a cadeia de valor de uma organização.
	
	
	
	
		Resposta Selecionada:
	e. 
O conhecimento, a confiança, as rotinas organizacionais e a capacidade de inovar são alguns dos recursos intangíveis que impulsionam a cadeia de valor e são seuprincipal elemento.
	Resposta Correta:
	b. 
São as atividades primárias e as de suporte que formam a cadeia de valor de uma organização e é preciso identificá-las para analisar a contribuição de cada uma para a geração de valor.
	Comentários da Resposta:
	Os recursos intangíveis não compõem o conceito de cadeia de valor e não são, portanto, seu principal elemento.
	
	
	
Pergunta 7
0,5 em 0,5 pontos
	
	
	
	A gestão de uma instituição educacional demanda monitoramento constante. Principalmente no ciclo da administração estratégica, torna-se necessário que o processo de controle e monitoramento de resultados tenha sido absorvido pela rotina organizacional. A análise dos resultados possibilita vislumbrar como a instituição de ensino está respondendo ao ambiente externo ou se a cultura organizacional está se fortalecendo ou não. A partir dos resultados obtidos, é possível rever ações passadas ou até mesmo repensar a estratégia adotada.
Considerando as ideias apresentadas e levando em consideração os conteúdos abordados no texto-base, analise atentamente as asserções a seguir e a relação proposta entre elas.
I. O controle estratégico, além de delicado, exige muita perseverança por parte dos gestores, principalmente em uma instituição educacional. Na primeira etapa do controle estratégico, é necessário identificar problemas para, na segunda etapa, armazenar os dados de forma segura.
Porque:
II. Essa segurança poderá ser feita utilizando-se a própria estrutura ou a de terceiros e evitará que dados confidenciais sobre a estratégia venham a ser utilizados pela concorrência.
A respeito dessas assertivas, assinale a alternativa correta.
	
	
	
	
		Resposta Selecionada:
	a. 
As asserções I e II são proposições falsas.
	Resposta Correta:
	a. 
As asserções I e II são proposições falsas.
	Comentários da Resposta:
	Ambas as asserções são falsas, pois a segunda etapa do controle estratégico é comparar o desempenho organizacional com os objetivos e padrões estabelecidos. Essa comparação é feita utilizando-se os resultados das mensurações da primeira etapa e comparando-os a dois elementos preestabelecidos: objetivos e padrões organizacionais. Os objetivos foram estabelecidos na fase de definição de diretrizes organizacionais e já foram aceitos pelas instâncias de decisão da instituição. Os padrões são desenvolvidos como forma de garantir que os objetivos sejam realizados, indicando os níveis aceitáveis de desempenho com relação ao que se espera dos objetivos. Não envolve, portanto, armazenamento e segurança de informações.
	
	
	
Pergunta 8
0,5 em 0,5 pontos
	
	
	
	Leia o trecho a seguir.
“Os níveis de controle e avaliação são consequências dos níveis de planejamento de uma empresa, ou seja, [...] pode-se efetuar o controle em relação ao desempenho da empresa como um todo, em relação ao desempenho de cada uma das áreas funcionais e em aplicações bem mais específicas dentro de cada área funcional.”
OLIVEIRA, D. P. R. Planejamento Estratégico: conceitos, metodologia e práticas. 16. ed. São Paulo: Atlas, 2003, p. 249.
Considerando o excerto anterior e o conteúdo do texto-base, analise as assertivas a seguir.
I. O envolvimento das pessoas com funções e posições hierárquicas na alta cúpula deve ocorrer somente no início do processo de planejamento.
II. Cabe aos gestores a função de controlar e avaliar os resultados em nível estratégico, sendo responsabilidade da cúpula estratégica concluir se os resultados almejados foram alcançados.
III. O feedback a respeito de atividades realizadas, comportamentos e atitudes é uma ferramenta de grande importância para a etapa de controle estratégico.
A seguir, assinale a alternativa que apresenta a(s) afirmativa(s) correta(s).
	
	
	
	
		Resposta Selecionada:
	c. 
Somente as assertivas II e III estão corretas.
	Resposta Correta:
	c. 
Somente as assertivas II e III estão corretas.
	Comentário da resposta:
	A afirmativa I está incorreta, uma vez que o envolvimento da alta cúpula não é restrito ao início do planejamento estratégico, visto que a função de controle e a avaliação dos resultados em nível estratégico, por exemplo, é uma função gerencial e não ocorre durante o planejamento. A afirmativa II está correta, pois o controle e a avaliação dos resultados no nível estratégico é uma função gerencial, ou seja, as áreas podem verificar seus resultados e o alcance operacional e tático de suas ações, mas será a cúpula estratégica quem analisará e decidirá se os resultados tiveram o alcance estratégico desejado. A afirmativa III é verdadeira, pois, no controle estratégico, faz-se necessário dar o feedback sobre as atividades realizadas, o comportamento e atitudes observadas e a construção e reforço da cultura organizacional.

Mais conteúdos dessa disciplina