Buscar

Prévia do material em texto

GESTÃO DE BENEFÍCIOS
GST1705_A4_201807109836_V2
	
		Lupa
	 
	Calc.
	
	
	 
	 
	 
	
Vídeo
	
PPT
	
MP3
	 
		Aluno: MARALIZY TEIXEIRA GUIMARÃES
	Matr.: 201807109836
	Disc.: GEST.BENEFÍCIOS 
	2019.3 EAD (GT) / EX
		Prezado (a) Aluno(a),
Você fará agora seu TESTE DE CONHECIMENTO! Lembre-se que este exercício é opcional, mas não valerá ponto para sua avaliação. O mesmo será composto de questões de múltipla escolha.
Após responde cada questão, você terá acesso ao gabarito comentado e/ou à explicação da mesma. Aproveite para se familiarizar com este modelo de questões que será usado na sua AV e AVS.
	
	 
		
	
		1.
		Os benefícios ligados à saúde constituem uma das problemáticas contas que ps gestores de rh devem equilibrar ou reduzir, porque:
	
	
	
	trata-se do segundo maior custo com pessoas, ficando atrás apenas das refeições, que tem uso diário e não esporádico como saúde.
	
	
	tem um forte impacto financeiro, representando 80% do custo total dos benefícios
	
	
	Demanda muito trabalho operacional por parte do RH, em função das várias modalidades disponibilizadas.
	
	
	pois representa o maior custo com pessoas numa organização
	
	
	trata-se do segundo maior custo com pessoas, ficando atrás apenas da folha de pagamento
	
Explicação:
De fato os custos da assistência médica são elevados e reajustados anualmente bem acima da inflação.
	
	
	
	 
		
	
		2.
		Qual a forma gradual que pode ocorrer na implantação da assistência médica analisada pelo gestor de recursos humanos, tendo em vista o elevado custo do benefício e em contra partida a satisfação do funcionário?
	
	
	
	iniciar o benefício cobrindo somente os grandes riscos. A empresa deve optar pela internação em enfermaria, através do plano básico cobrando dos funcionários uma pequena parcela dos custos com o benefício e não incluir seus dependentes.
	
	
	iniciar o benefício cobrindo somente os grandes riscos com ambulatório.
	
	
	iniciar o benefício todos os riscos. A empresa deve optar pela internação em quarto particular, através do plano básico cobrando dos funcionários uma pequena parcela dos custos com o benefício e não incluir seus dependentes.
	
	
	iniciar o benefício cobrindo somente os grandes riscos e a empresa deve optar pela internação em enfermaria.
	
	
	iniciar o benefício cobrindo somente os grandes riscos com ambulatório e com 80% de contribuição do trabalhador.
	
Explicação:
Cobertura somente de grandes riscos, internação em enfermaria e não inclusão de dependentes reduzem consideravelmente os custos com assistência médica.
	
	Gabarito
Coment.
	
	
	Gabarito
Coment.
	
	
	
	 
		
	
		3.
		O gestor de RH da empresa GAMA está interessado em propor a criação de um programa de assistência à saúde.  Sobre o tema é correto dizer que:
	
	
	
	Envolve um programa obrigatório, mas ainda não previsto em lei;
	
	
	Envolve um programa obrigatório e, portanto, regulado por uma legislação específica;
	
	
	Envolve um programa não obrigatório, mas regulado por lei;
	
	
	Envolve um programa normalmente estabelecido através de convenções ou acordos coletivos, tendo em vista a falta de legislação específica sobre o tema;
	
	
	Envolve um programa espontâneo, onde as regras e condições devem ser estipuladas diretamente pela empresa;
	
Explicação:
Envolve um programa não obrigatório, facultativo, mas regulado por legislação específica.
	
	
	
	 
		
	
		4.
		Qual dos fatores abaixo podem influenciar no reajuste do plano de saúde?
	
	
	
	Situação econômica da empresa.
	
	
	Perfil do trabalhador
	
	
	Faixa etária muito baixa.
	
	
	Mudanças de faixas etárias.
	
	
	Perfil da empresa.
	
Explicação:
Principalmente quando a empresa tem baixa rotatividade de pessoal, ou seja, mantem seus colaboradores por um bom tempo na organização e isso reflete no aumento da faixa etária.
	
	Gabarito
Coment.
	
	
	Gabarito
Coment.
	
	
	
	 
		
	
		5.
		O gestor de RH da empresa SALVA está implantando um programa de assistência médico-hospitalar.  Pretende, no entanto, que nenhum empregado pague mensalidade, mas que apenas participe, financeiramente, em alguns procedimentos médicos, com parte dos custos (co-participação ou fator moderador).  Trata-se, neste caso, de:
	
	
	
	Um modelo de fácil implantação e de gestão, uma vez que a maior parte dos recursos virá da própria empresa e não da colaboração mensal dos empregados;
	
	
	Um procedimento flexível, pois a não contribuição mensal do empregado irá permitir que cada colaborador permaneça no plano de saúde por um prazo de até 2 anos;
	
	
	Um procedimento tecnicamente aceitável e muito desejado pelo empregados.  Normalmente tal modelo é ainda mais barato que os modelos onde empregados pagam mensalidades para manutenção do programa;
	
	
	Um procedimento inadequado, tecnicamente impossível de ser realizado, visto que a empresa, de forma inconsciente, está mostrando ao empregado sua visão paternalista;
	
	
	Um procedimento adequado, tecnicamente possível, desde que a empresa avalie, de forma consistente, o modelo de financiamento do programa, cujos custos são normalmente elevados;
	
Explicação:
Trata-se de um procedimento adequado, tecnicamente possível, desde que a empresa avalie, de forma consistente, o modelo de financiamento do programa, cujos custos são normalmente elevados.  Não há problema em não solicitar a contribuição mensal do empregado, embora o custo para a empresa seja muito mais expressivo.
	
	
	
	 
		
	
		6.
		Os benefícios ligados à saúde constituem:
	
	
	
	uma das problemáticas contas que os gestores de RH devem equilibrar ou reduzir, pois são o primeiro maior custo com pessoas, ficando atrás apenas de cargos e salários.
	
	
	uma das simples contas que os gestores de RH devem equilibrar ou aumentar, pois são o segundo maior custo com pessoas, ficando atrás apenas da folha de pagamento.
	
	
	uma das problemáticas contas que os gestores de RH devem equilibrar ou aumentar, pois são o segundo menor custo com pessoas, ficando atrás apenas da folha de pagamento.
	
	
	uma das problemáticas contas que os gestores de RH devem equilibrar ou reduzir, pois são o segundo maior custo com pessoas, ficando atrás apenas da folha de pagamento.
	
	
	fatores de não aplicação por parte dos gestores de RH, sendo o segundo menor custo com os trabalhadores.
	
Explicação:
Por essa razão as empresas costumam rever anualmente seus custos com a assistência médica até mesmo trocando o operador do plano.
	
	Gabarito
Coment.
	
	
	Gabarito
Coment.
	
	
	
	 
		
	
		7.
		A empresa BETA verificou que aumentou consideravelmente as despesas com o benefício da Assistência Médica, e com isso pretende analisar os fatores que impactaram esses custos. Os fatores abaixo são os que a empresa BETA pretende analisar, EXCETO:
	
	
	
	Aumento do número de consultas
	
	
	Suspender o controle de saúde dos hipertensos
 
	
	
	Participação dos agregados
 
	
	
	Tipo de atividade profissional desenvolvida pela empresa
 
 
	
	
	Perfil/Faixa Etária dos empregados
 
	
Explicação:
Suspender o controle dos hipertensos aumentaria mais a procura pela assistência médica e consequentemente os custos.
	
	
	
	 
		
	
		8.
		Não é tarefa fácil o trabalho de eleger uma operadora de plano de saúde para a empresa. Mesmo para profissionais com vivência no mercado as análises comparativas mais completas representam um desafio não muito simples.Como Gerente de RH você deve escolher entre as alternativas abaixo quais são os critérios mais adequados para se realizar uma eficiente análise da operadora.
	
	
	
	A qualidade da rede referenciada, o nível dos valores a serem reembolsados, tanto em múltiplos da tabela de honorários médicos quanto em valores correntes, devendo-se avaliar outros procedimentos além das consultas, como a cobertura de exames, internações e acomodações. Outro ponto é prazo de reajuste do plano e o fornecimento dos relatórios de sinistralidade para análise das áreas responsáveis da organização
	
	
	Apenas deve-se avaliar a cobertura médica para seus colaboradores e o preço proposto pela operadora.
	
	
	nenhuma das alternativas representa critérios adequados de avaliação.
	
	
	Estudo criterioso das estatísticas que apontam a relação produtividade X motivação dos funcionários das empresas que implementaram programa de planos de saúde há mais de 5 anos.
	
	
	Deve-se evitar analisar as operadoras dos planos pela relação entre fornecedores e clientes em torno dos planos de saúde pois a definição dos alvos a serem atingidos com esse benefício não depende do perfil de cada interessado.
	
Explicação:
Se torna necessária uma análise profunda da cobertura do plano para que se possa fazer comparação com outras operadoras. Com isso será possível  avaliar aquela que tem a cobertura mais abrangente e que seu preço seja bem sustentado pela organização.