Buscar

Prévia do material em texto

O Efeito Estufa é algo normal! Ele existe desde quando a Terra se formou e é FUNDAMENTAL para todos os tipos de vida existentes na Terra. Ele é responsável pela capacidade da Terra de absorver o calor enviado pelo sol. Hoje, a temperatura média da Terra fica em torno dos 15 °C, sem o Efeito estufa, a temperatura na atmosfera poderia cair -18°C , o que provavelmente inviabilizaria várias formas de vida. O Efeito Estufa, por si só, é algo bom! Mas se ele aumentar, a temperatura terrestre vai subir dos 15 °C, e aí se tornará um problema.
Como funciona o Efeito Estufa:
Quando a Radiação do sol chega na terra, uma parte é refletida pela atmosfera e outra parte atinge a superfície da Terra se transformando em calor (ou raios Infravermelhos). Esse calor fica aprisionado dentro da atmosfera pelos gases do Efeito Estufa, entre eles o Dióxido de Carbono (CO²), o gás Metano (CH4) e o vapor de água (H2O). Esses gases conseguem manter o calor dentro da atmosfera, aquecendo a Terra. O problema é que com o aumento desses gases, mais calor do que o necessário acaba ficando aprisionado e a temperatura da Terra vai começar a subir muito!
Um exemplo é quando você entra em um carro que estava estacionado no sol. A temperatura vai estar altíssima mesmo que clima esteja agradável. Isso se dá por conta dos raios solares que entram pelo vidro e se transformam em calor ao bater nos bancos do carro. A temperatura dentro do carro poderá chegar a 40°C, mesmo que lá fora esteja apenas 25 graus. 
O que causa o Efeito Estufa?
O Efeito Estufa sobe conforme os gases do Efeito Estufa também aumentam na atmosfera. 
Por exemplo, a principal fonte de o dióxido de carbono (CO2) na atmosfera é a queima de combustíveis fósseis, principalmente o Petróleo, que é considerado fóssil porque se formou a partir de seres vivos, plantas e animais, que viveram a muitos anos atrás. Quando o Petróleo é queimado, libera o CO2 que contribui para o Efeito Estufa. 
No ritmo atual, a previsão é que a temperatura do planeta possa aumentar em 4 graus até 2100, ocasionando o derretimento das geleiras, aumento do nível do mar, temperaturas altíssimas, secas prolongadas, tempestades, furacões, inundações que afetariam a produção agrícola e ameaçariam a vida de espécies animais e vegetais.
Quem mais emite gás poluente?
1º lugar a China com 22% 
2º EUA com 13%
3º União Europeia com 9%
O Brasil fica em 7º lugar com 3% de emissão.
Esses países também assinaram o Protocolo de Kyoto e estão convencido a tentar diminuir a emissão de CO2 
Protocólo de Kyoto 
O Protocolo de Kyoto é um acordo internacional entre os países integrantes da Organização das Nações Unidas (ONU), firmado com o objetivo de se reduzir a emissão de gases causadores do efeito estufa e consequentemente o aquecimento global. Assinado em Kyoto (Japão), em 1997, o Protocolo criou diretrizes para amenizar o impacto dos problemas ambientais causados pelos modelos de desenvolvimento industrial e de consumo vigentes no planeta. 
Atualmente, 175 países já assinaram e ratificaram o documento, mas os Estados Unidos, maior emissor de dióxido de carbono do mundo (36,1%), se opuseram ao Protocolo de Kyoto, afirmando que a implantação das metas prejudicaria a economia do país.
Na época, o presidente George W. Bush considerou possível a hipótese do aquecimento global, mas disse que preferia combatê-lo com ações voluntárias por parte das indústrias poluentes e com novas soluções tecnológicas. Outro argumento utilizado por Bush, para refutar o acordo, foi o fato de o Protocolo não exigir redução de emissões dos países em desenvolvimento, como a China e a Índia. 
O Protocolo só entrou em vigor quando a Rússia, considerada o segundo maior país emissor de gases nocivos do efeito estufa assinou o protocolo, atingindo assim a porcentagem necessária de 55% dos países poluentes. Por isso, o tratado entrou em vigor, no ano seguinte, em fevereiro de 2005.
Atividades:
1) O efeito estufa, segundo as teorias mais aceitas pela comunidade científica, vem contribuindo para a elevação média das temperaturas no planeta. Esse fenômeno é um processo natural ou artificial?
R: natural, porém intensificado pela ação humana.
2) A preocupação de reduzir a emissão de certos gases, com destaque para o CO2, deve-se ao fato de esses gases, segundo a teoria do efeito estufa:
R: contribuírem para uma maior conservação de radiação solar na atmosfera.

Mais conteúdos dessa disciplina