Buscar

Criminologia: Estudo Interdisciplinar do Crime

Prévia do material em texto

A criminologia é uma ciência autônoma e empírica ligada a interdisciplinariedade com o Direito Penal, as ciências jurídicas e as políticas criminais, entre outras, dessa forma a análise do criminoso, da vítima é de suma importância para o entender o fenômeno social que é o crime e o controle social ocasionado por esse fenômeno. Ademais a Psicologia, Sociologia, Biologia e Estáticas, citada pelo colega, fomenta o estudo de forma íntima dos personagens do crime, buscando entender o perfil do criminoso, da vítima, bem como do controle social inerente ao contexto do delito. Dessa maneira, caracteriza de forma prática a empiricidade da criminologia e seus aspectos sociais, culturais e econômicos.
Em relação ao aspecto social e econômico, vale salientar que o Capitalismo provocou nuances nas camadas de poder da sociedade ao longo dos anos, e com isso, a criminalização do deliquente, e as vítimas que são tachadas de acordo com sua realidade socioeconômica. Nota-se que na sociedade brasileira há uma marginalização e punição, bem como vitimização das classes pobres e menos favorecidas. Isso tudo perpassa pelo contexto histórico desde a época colonial, que fomentou nos dias atuais um racismo estrutural que pune de forma diferente os que andam a margem da lei, ou seja, o esteriótipo do criminoso depende muito da classe social.
Portanto, a criminologia, como fora dito pelo colega, serve de parâmetro para o desenvolvimento de uma política criminal que seja preventiva e intervencionista e que promova o bem estar social da sociedade. Ademais, deve desenvolver multiplicadores de conhecimento em torno dos objetos de estudo da criminologia. Dessa forma, nortear legisladores, cientistas criminais, juristas e a sociedade civil para criarem políticas públicas e leis que inibam ações criminosas, e melhore as condições de vida e segurança da população, com respeito aos Princípios Constitucionais, Estado Democrático de Direito e a Dignidade da Pessoa Humana.

Mais conteúdos dessa disciplina