Buscar

portfólio déficit de atenção e hiperatividade

Prévia do material em texto

CENTRO UNIVERSITÁRIO UNINTER ÁREA DE EDUCAÇÃO
CURSO DE GRADUAÇÃO EM: LICENCIATURA EM PEDAGOGIA
DISCENTE: ZACARIAS VERAS DA SILVA
NÚMERO DO RU: 2049632
FICHAMENTO DE ARTIGO
REFERÊNCIA BIBLIOGRÁFICA
Cruz, M. B. João e o pé de TDAH: Um transtorno relacionado aos meninos? Associação educacional Sul-Rio-Grandense. Porto Alegre. 2007. Ler as páginas 31-40. Disponível em https://www.dominiopublico.gov.br/download/Texto/ea000971a.pdf . Acesso 15 de Agosto 2019.
PALAVRAS-CHAVE 
 TRANSTORNO – APRENDIZAGEM – DESENVOLVIMENTO – INTERVENÇÃO
 RESUMO DA INTRODUÇÃO DO ARTIGO
A psicopedagogia é uma nova atuação profissional que tem como objetivo de trabalho o processo de aprendizagem e As suas dificuldades, através dos conhecimentos adquiridos com estudos que auxiliam de forma preventiva e terapêutica no desenvolvimento de aprendizagem de crianças e jovens.
Estudos relacionados a infância, desenvolvimento humano e aprendizagem avançaram muito nas últimas décadas, a fim de auxiliar no processo de ensino, e também suprir as angustias de pais que convivem com crianças com dificuldades. 
O artigo aborda o tema TDAH, que é o transtorno de déficit de atenção com ou sem hiperatividade que conceitua os meninos com estereótipos de agressividade, e dificuldades de aprendizagem, e busca compreender o sintoma como um produto da cultura, das configurações familiares, e os conceitos de infância na contemporaneidade. 
O adulto que constrói a infância do aluno, pois são os pais, educadores, cuidadores, legisladores ou autores de teorias Sobre a psicologia do desenvolvimento que tem o poder de organizar a vida das crianças. Ou seja, o mundo das crianças se constrói a partir de ideologias adultas, e do que almeja para ela, em uma cultura que vem valorizando mais a escolarização, e que enfatiza cada vez mais que lugar de criança é na escola, seja por teorias ou pela legislação.
SÍNTESE SOBRE A EITURA DO ARTIGO
Os transtornos de atenção está relacionado as dificuldades de aprendizagem o que leva muitas crianças em idade escolar a consultar neuropediatra psicopedagógica fonoaudiológica.
O transtorno de déficit tem dois manuais de bases classificados em duas categorias: o diagnóstico que foi dado de que é uma doença e os sintomas classificados em três categorias: desatenção, hiperatividade e impulsividade. Exames indicam uma disfunção na área frontal do cérebro conhecida como região orbital frontal localizada logo atrás da testa.
O diagnóstico acontece a partir dos sete anos de idade. No entanto a caso de crianças que não apresentam os sintomas mais a partir da puberdade passam a Presentar mas nesse caso não é considerado como portador de TDAH.
As consequências do transtornos de déficit de atenção trás muitos problemas para as crianças e adolescentes portadores de TDAH principalmente na aprendizagem escolar pois a dificuldade de direcionar a atenção dificulta no rendimento e estruturação das tarefas. E é importante salientar que todas as crianças portadoras de TDAH tem dificuldades de aprendizagem e escrita.
CITAÇÕES RELEVANTES
Segundo Barkley (2002) o maior problema das crianças com TDAH é em inibir e controlar o comportamento. 
 Barkley(2002)
Para Brown (2007) não é tanto a comportamento no controle do comportamento que prejudica os portadores de TDAH, mas problemas nas funções centrais na memória de trabalho. 
 Brown (2007)
Para Moojen, Dorneles e Costa (2003) a avaliação psicopedagógica da criança ou adolescente com TDAH, visa investigar suas habilidades e dificuldades, assim como para compreender a causa do sintoma na aprendizagem quando este ocorre. 
 Moojen, Dorneles e Costa (2003)
Zorzi (2003) afirma que a apropriação do sistema ortográfico de escrita se dá em uma progressão evolutiva, tendo em vista que aprender a escrever implica compreender uma série de propriedades ou aspetos da língua escrita que fazem parte do sistema ortográfico. 
 Zorzi (2003)