Buscar

Avaliação de Legislação Trabalhista e Previdenciária

Prévia do material em texto

Parte superior do formulário
		
		
	
	
	
	GST1714_201807042928 V.1
	
	 
	
	
		Avaliação: GST1714_SM_201807042928 V.1   
	Disciplina: LEGISLAÇÃO TRABALHISTA E PREVIDENCIÁRIA
	Aluno: THIAGO DA SILVA MUNIZ (201807042928 )
	
		Autenticação da Avaliação Parcial
	1. Veja abaixo, todas as suas respostas gravadas no nosso banco de dados.
	2. Caso você queira voltar à prova clique no botão "Voltar".
	3. Caso queira FINALIZAR a avaliação, digite o código de 4 carateres impresso abaixo.
	
ATENÇÃO: Caso finalize esta avaliação você não poderá mais modificar as suas respostas.
			4M34
	Cód.:    
	
Obs.: Os caracteres da imagem ajudam a Instituição a evitar fraudes, que dificultam a gravação das respostas.
	
	
		Quest.: 1
	
		1.
	(Adaptado TRT - 3ª Região MG - Técnico Judiciário). Afonso, nascido em 16/01/1980, trabalhou como empregado, exercendo a função de Ajudante Geral de 31/01/2012 até outubro de 2013, tendo pedido demissão, cumprido o prazo do aviso prévio trabalhando. Hoje deseja ingressar com Reclamação Trabalhista contra sua ex-empregadora para requerer o registro em Carteira de Trabalho e Previdência Social para efeitos de comprovação de seu tempo de serviço para fins previdenciários, além do pagamento de diferenças de horas extras comprovadamente realizadas e não pagas. Neste caso:
	
		
	
	o prazo final para Afonso ajuizar a referida ação se deu em outubro de 2013, tendo em vista a prescrição do direito de ação, para ambos os pedidos condenatório e declaratório;
	
	não se aplica o prazo prescricional previsto na Constituição Federal para os pedidos: condenatório e declaratório;
	
	não se aplica o prazo prescricional final previsto na Constituição Federal para as diferenças de horas extras, aplicando-se para o pedido de registro em CTPS;
	
	não se aplica o prazo prescricional final previsto na Constituição Federal para o pedido de registro em CTPS, aplicando-se somente para o pedido de diferenças de horas extras.
	
	Afonso não poderá ingressar com Reclamação Trabalhista, pois a sua contratação é nula.
	
	
	
		Quest.: 2
	
		2.
	Tomando-se por base a hierarquia das normas, qual das normas abaixo é considerada a mais importante no ordenamento jurídico:
	
		
	
	Portaria.
	
	Constituição Federal.
	
	Medida Provisória.
	
	Lei.
	
	Instrução Normativa.
	
	
	
		Quest.: 3
	
		3.
	O trabalhador que assume, ele mesmo, o risco do exercício de uma atividade econômica é:
	
		
	
	Autônomo.
	
	Avulso.
	
	Eventual.
	
	Doméstico.
	
	Empregado.
	
	
	
		Quest.: 4
	
		4.
	A Lei nº 6.019/74 em seu artigo 2º dispõe: é aquele prestado por pessoa física a uma empresa, para atender à necessidade transitória de substituição de seu pessoal regular e permanente ou a acréscimo extraordinário de serviço em caráter temporário. O conceito acima descrito se refere ao Trabalho:
	
		
	
	Do Exercente de Cargo de Confiança
	
	Temporário
	
	Avulso
	
	Autônomo
	
	Doméstico
	
	
	
		Quest.: 5
	
		5.
	O contrato de experiência tem o prazo limite de:
	
		
	
	Até 90 dias improrrogáveis.
	
	Até 90 dias prorrogáveis por mais 30;
	
	1 ano;
	
	60 dias improrrogáveis;
	
	Até 100 dias improrrogáveis.
	
	
	
		Quest.: 6
	
		6.
	É correto afirmar que:
I - O contrato de emprego só pode ser celebrado por escrito.
II - O contrato de emprego só pode ser celebrado verbalmente.
III - O contrato de emprego só pode ser celebrado por escrito ou verbalmente, não admitindo a forma tácita.
IV - O contrato de emprego pode ser celebrado por escrito, verbalmente ou tacitamente.
V - O contrato de trabalho nunca pode ser verbal.
	
		
	
	A opção V é a única válida.
	
	A opção I é a única válida.
	
	A opção II é a única válida.
	
	A opção III é a única válida.
	
	A opção IV é a única válida.
	
	
	
		Quest.: 7
	
		7.
	Que horas começa o adicional noturno?
	
		
	
	Considera-se noturno, nas atividades urbanas, o trabalho realizado entre as 22.00horas de um dia às 6.00 horas do dia seguinte.
	
	Considera-se noturno, nas atividades urbanas, o trabalho realizado entre as 23.00horas de um dia às 4.00 horas do dia seguinte.
	
	Considera-se noturno, nas atividades urbanas, o trabalho realizado entre as 23.00horas de um dia às 5.00 horas do dia seguinte.
	
	Considera-se noturno, nas atividades urbanas, o trabalho realizado entre as 23.00horas de um dia às 7.00 horas do dia seguinte.
	
	Considera-se noturno, nas atividades urbanas, o trabalho realizado entre as 22.00horas de um dia às 5.00 horas do dia seguinte.
	
	
	
		Quest.: 8
	
		8.
	A legislação trabalhista determina que o empregador não poderá efetuar qualquer desconto nos salários do empregado. Aponte a alternativa correta que contenha exceção a esta regra:
	
		
	
	As comissões pagas ao empregado pela venda de mercadorias que não foram objeto de pagamento do cliente comprador.
	
	Os valores gastos pelo empregador com a educação do empregado, como matrícula, mensalidade, livros e material didático, na hipótese do não comparecimento do trabalhador à entidade educacional, independentemente de acordo ou convenção coletiva de trabalho.
	
	As horas extras contratadas e não trabalhadas pelo empregado.
	
	Adiantamentos salariais, contribuição previdenciária, contribuição sindical e imposto de renda.
	
	As mercadorias adquiridas pelos empregados, em estabelecimentos do próprio empregador, pagos mediante a apresentação de vales e cupons, fornecidos pela empresa contratante.
	
	
	
		Quest.: 9
	
		9.
	(CESPE - 2013 - TRT 8ª Região) João, residente em Santarém PA, trabalha como pedreiro, há três anos, na empresa X Construções, localizada no referido município. Em face dessa situação hipotética, assinale a opção correta a respeito da relação de emprego.
	
		
	
	Caso a empresa X Construções altere o horário de trabalho de João de forma que este passe a trabalhar aos sábados, não poderá o empregado se opor à alteração, ainda que não concorde com ela, em virtude de ser sábado o dia em que ele faz um curso por conta própria, sendo sua oposição motivo justificado para demissão por justa causa.
	
	Havendo necessidade do serviço, a empresa X Construções poderá transferir João para trabalhar em outra localidade, ficando obrigada, durante o período em que durar a situação, ao pagamento suplementar de 15% do salário que João recebia no município de Santarém ¿ PA.
	
	Se o estabelecimento onde João labora for extinto, a empresa poderá transferi-lo.
	
	É lícita a transferência de João para trabalhar em localidade diversa em qualquer caso, desde que não importe em mudança de domicílio, devendo, em tal hipótese, X Construções arcar com as despesas resultantes da transferência.
	
	Se a empresa X Construções for vendida para uma empresa do ramo de tecidos, o contrato de trabalho de João será automaticamente rescindido, pois sua função será incompatível com a atividade da empresa compradora.
	
	
	
		Quest.: 10
	
		10.
	Marque a alternativa correta com relação a alteração do contrato de trabalho:
	
		
	
	Nos contratos individuais de trabalho só é lícita a Alteração das Respectivas Condições, por motivo Mútuo consentimento e, ainda assim, desde que não resultem, direta ou indiretamente, em prejuízos ao empregado, sob pena de nulidade da clausula infringente desta garantia.
	
	Nos contratos individuais de trabalho só é lícita a Alteração das Respectivas Condições, por motivo Mútuo consentimento e, ainda assim,desde que resultem, direta ou indiretamente, em prejuízos ao empregado e ainda com a homologação do Ministério do Trabalho.
	
	Nos contratos individuais de trabalho só é lícita a Alteração das Respectivas Condições, por motivo Mútuo consentimento e, ainda assim, desde que resultem, direta ou indiretamente, em prejuízos ao empregado e ainda com a homologação do Sindicato de Classe.
	
	Nos contratos individuais de trabalho só é ilícita a Alteração das Respectivas Condições, por motivo Mútuo consentimento ser houver prejuízo direto ao empregado.
	
	Nos contratos individuais de trabalho só é lícita a Alteração das Respectivas Condições, por motivo Mútuo consentimento e, ainda assim, desde que resultem, direta ou indiretamente, em prejuízos ao empregado e ainda com a homologação do Sindicato de Classe e também no Ministério do trabalho.
	
Parte inferior do formulário

Mais conteúdos dessa disciplina