Buscar

Prévia do material em texto

Questão 1/5 - Metodologias Para Adultos na EJA
Considere o extrato de texto a seguir:
“No caso particular do currículo isto relaciona-se [...] com uma visão um pouco limitada e simplista do mesmo. Uma visão que ainda percebe o currículo como uma sucessão de disciplinas; como um elenco de conteúdos a serem ministrados; com métodos e procedimentos burocráticos de organização desses temas e/ou assuntos; [... ] com um conjunto de objetivos a serem atingidos ao final de um determinado período [...]”.
Após esta avaliação, caso queira ler o texto integralmente, ele está disponível em: BARCELOS, V. Educação de jovens e adultos: currículo e práticas pedagógicas. 3. ed. Petrópolis/RJ: Vozes, 2012. p. 31.
De acordo com os conteúdos do texto-base, Tendências recentes dos estudos e das práticas curriculares, sobre os guias curriculares funcionarem como tecnologia de organização do trabalho pedagógico, analise as seguintes proposições:
I.  ( ) Entender o currículo como guia curricular é uma forma de compreensão que privilegia a dimensão processual do currículo.
II. ( ) Os guias curriculares são normalmente estruturados levando em consideração a periodização do ano escolar e organização do conhecimento em disciplinas.
III.( ) Numerosas são as tentativas de domesticar as potencialidades do cotidiano escolar por meio de materiais curriculares formais.
IV. ( ) Os procedimentos de domesticação são capazes de eliminar a multiplicidade característica dos ambientes socias, entre eles a escola.
São corretas apenas as afirmativas:
	
	A
	I e II
	
	B
	III e IV
	
	C
	II e III
	
	D
	II, III e IV
	
	E
	I, II e 
0:04:34
Questão 2/5 - Metodologias Para Adultos na EJA
Leia a passagem de texto a seguir:
“Levando em conta o que sugere [...] Jane Paiva. Para esta autora é importante não perder de vista que não existe uma concepção de e/ou execução curricular em andamento nas escolas, mas sim, várias. Nas suas próprias palavras ‘O que se observa é que não há somente um currículo nas escolas, mas muitos em ação, embora se tenda a pensar que ele é único, e que se pode homogeneizá-lo’”.
Após esta avaliação, caso queira ler o texto integralmente, ele está disponível em: BARCELOS, V. Educação de jovens e adultos: currículo e práticas pedagógicas. 3. ed. Petrópolis/RJ: Vozes, 2012. p. 57.
Conforme os conteúdos do texto-base, Tendências recentes dos estudos e das práticas curriculares, sabe-se que entender as condições nas quais os currículos ganham sua real existência é um grande desafio. Sendo assim, verifique as proposições abaixo e assinale a alternativa que corretamente descreve um entendimento do currículo real:
	
	A
	Reconhecer as práticas curriculares como espaço de criação curricular.
	
	B
	Pensar as práticas curriculares como momentos de aplicação de currículos pré-fabricados.
	
	C
	Incorporar no currículo elementos estáticos do cotidiano das escolas e classes.
	
	D
	Compreender a necessidade de trabalhar de forma similar em diferentes classes e escolas.
	
	E
	Entender a semelhança da prática cotidiana e dos alunos com os quais trabalhamos.
0:05:21
Questão 3/5 - Metodologias Para Adultos na EJA
Considere o seguinte excerto de texto:
“Para uma visão que percebe o currículo como uma sucessão de disciplinas a serem ministradas e de aprendizagens a serem examinadas, qualquer diálogo é visto como espontaneísmo que pode distrair a atenção do ‘conteúdo’ e aligeirar o ensino. Como reação, os professores e as professoras são incitados(as) a manter com os e as estudantes uma conversa ‘trancafiada’ em programas e cronogramas a serem cumpridos”.
Após esta avaliação, caso queira ler o texto integralmente, ele está disponível em: BARCELOS, V. Educação de jovens e adultos: currículo e práticas pedagógicas. 3. ed. Petrópolis/RJ: Vozes, 2012. p. 16.
Partindo dos conteúdos do texto-base, Tendências recentes dos estudos e das práticas curriculares, sobre a maneira tradicional de se entender um currículo, observe as sentenças abaixo e assinale a alternativa que corretamente descreve as características dessa visão habitual:
	
	A
	A forma tradicional de compreender um currículo considera as práticas concretas daqueles que 
transmitem os conteúdos cotidianamente.
	
	B
	A maneira tradicional entende um currículo como o conjunto dos conteúdos programáticos estabelecidos 
para as disciplinas e séries escolares.
	
	C
	A forma tradicional de entender um currículo considera o caráter dinâmico e singular dos currículos 
efetivamente desenvolvidos nas escolas.
	
	D
	A maneira tradicional de se compreender um currículo é uma visão satisfatória do ponto de vista das chamadas práticas curriculares.
	
	E
	A maneira tradicional de se entender um currículo é uma visão inquestionável para os educadores e para
 estudos recentes
Questão 4/5 - Metodologias Para Adultos na EJA
Atente para a seguinte citação:
“Muitos buscam os estudos por necessidades impostas pelo emprego; outros apresentam um profundo desejo de aprender a ler e escrever para se inserirem na cultura letrada. Plenitude – foi a palavra usada por uma das alunas que acompanhamos, para explicar o que buscava nas aulas de EJA”.
Após esta avaliação, caso queira ler o texto integralmente, ele está disponível em: GAZOLI, D. G. D. Educação de Jovens e Adultos: a dimensão afetiva na mediação pedagógica. In: LEITE, S. A. da S. (Org.). Afetividade e letramento na educação de jovens e adultos EJA. p. 63-112. São Paulo: Cortez, 2013, p. 67.
De acordo com os conteúdos do texto-base, Um sonho que não serve ao sonhador, os alunos adultos trazem ideias bem precisas a respeito da escola e de como aprender. Sendo assim, considere as afirmativas abaixo e assinale a alternativa que apresenta uma crença forte desses alunos em relação a um bom recurso de aprendizagem:
	
	A
	Repetição mecânica e cópias dos conteúdos.
	
	B
	Trabalhos em grupo, pois estimulam a discussão entre alunos.
	
	C
	Seminários sobre temas relacionados ao seu cotidiano.
	
	D
	Debates, uma vez que visam a troca de experiências entre os alunos.
	
	E
	Autoavaliação e portfólios.
Questão 5/5 - Metodologias Para Adultos na EJA
Leia o fragmento de texto a seguir:
“O currículo e os programas escolares, elaborados a partir de experiências antepassadas, podem servir como um primeiro conjunto de informações úteis para um grupo de pessoas planejarem sua ação educativa, assim como o viajante reúne informações geográficas, culturais, sociais, ambientais para organizar sua incursão em uma região que lhe é ainda desconhecida”.
Após esta avaliação, caso queira ler o texto integralmente, ele está disponível em: BARCELOS, V. Educação de jovens e adultos: currículo e práticas pedagógicas. 3. ed. Petrópolis/RJ: Vozes, 2012. p. 17,18.
Levando em conta os conteúdos do texto-base, Tendências recentes dos estudos e das práticas curriculares, sabe-se que a concepção de currículo dominante nos dias de hoje tem servido de base para a formulação de propostas. Sobre essas propostas e estudos curriculares recentes, analise as assertivas que seguem e marque V para as asserções verdadeiras, e F para as asserções falsas:
I.  ( ) Estudos curriculares recentes discordam em abordar a avaliação de aprendizagem como elementos do currículo.
II. ( ) Estudos recentes evidenciam tendências de levar em consideração os processos reais de transmissão dos conteúdos como elementos dos currículos.
III.( ) Os Estudos Críticos são estudos sobre currículos oriundos do pensamento de pesquisadores e de profissionais da área de vários países e tendências filosóficas, sociológicas e políticas.
IV. ( ) Tentativas vêm sendo feitas para traçar propostas de trabalho que reconheçam as práticas curriculares como momentos de aplicação de currículos pré-fabricados.
Agora, assinale a alternativa que apresenta a sequência correta:
	
	A
	V – F – F – V
	
	B
	F – F – V – F
	
	C
	F – V – F – F
	
	D
	V – V – V – VE
	F – V – V – F
Questão 2/5 - Prática de Pesquisa e Formação do Professor
Considere a seguinte passagem de texto:
“No processo de formação e no trabalho cotidiano dos professores ‘falta espaço para a reflexão […] que vise sua mudança ou sua superação’”.
Após esta avaliação, caso queira ler o texto integralmente, ele está disponível em: Introdução: IZA, Dijnane et al. Identidade docente: As várias faces da constituição do ser professor. Revista Eletrônica de Educação, v. 8, n. 2, p. 273-292, 2014, p. 275. <http://www.reveduc.ufscar.br/index.php/reveduc/article/viewFile/978/339>. Acesso em 20 jun. 2018.
Considerando estas informações e os conteúdos do livro base Formação e profissionalização docente, assinale a alternativa que cita um dos componentes da identidade docente:
	
	A
	Conhecimento.
	
	B
	Estrutura física nas escolas.
	
	C
	Formação na educação básica.
	
	D
	Plano de ensino.
	
	E
	Projeto Político Pedagógico da escola.
	1(?)
	2(?)
	3(?)
	4(?)
	5(?)
Questão 3/5 - Prática de Pesquisa e Formação do Professor
Considere a citação:
“A profissão docente, assim como outras profissões, surge num contexto como resposta às necessidades postas pelas sociedades, constituindo-se num corpo organizado de saberes e um conjunto de normas e valores”.
Após esta avaliação, caso queira ler o texto integralmente, ele está disponível em: Introdução: IZA, Dijnane et al. Identidade docente: As várias faces da constituição do ser professor. Revista Eletrônica de Educação, v. 8, n. 2, p. 273-292, 2014. <http://www.reveduc.ufscar.br/index.php/reveduc/article/viewFile/978/339>. Acesso em 20 jun. 2018.
Considerando estas informações e os conteúdos do livro base Formação e profissionalização docente sobre a evolução da profissão docente, o ofício de professor no Egito antigo estava ligado ao:
	
	A
	uso da escrita.
	
	B
	uso do comércio.
	
	C
	uso do discurso.
	
	D
	uso dos esportes.
	
	E
	uso de recursos didáticos.
	1(?)
	2(?)
	3(?)
	4(?)
	5(?)
Questão 4/5 - Prática de Pesquisa e Formação do Professor
Considere a citação:
“Pode-se dizer que ‘ser-professor(a)’ é uma construção angariada no decorrer de um longo processo, pois é preciso tempo para assimilar a formação, para aprender como agir, para tomar decisões e principalmente para se reconhecer como um formador das futuras gerações”.
Após esta avaliação, caso queira ler o texto integralmente, ele está disponível em: Introdução: IZA, Dijnane et al. Identidade docente: As várias faces da constituição do ser professor. Revista Eletrônica de Educação, v. 8, n. 2, p. 273-292, 2014.
Considerando a citação e os conteúdos do livro base Formação e profissionalização docente sobre a evolução da profissão docente, a finalidade do ofício de professor na Idade Média era:
	
	A
	formar o homem de armas.
	
	B
	formar o cristão.
	
	C
	ensinar as etiquetas da corte.
	
	D
	conscientizar os servos.
	
	E
	estimular o pensamento crítico.
	1(?)
	2(?)
	3(?)
	4(?)
	5(?)
Questão 5/5 - Prática de Pesquisa e Formação do Professor
Considere a seguinte citação:
“A presença de uma identidade própria para a docência aponta a responsabilidade do professor para a sua função social, emergindo daí a autonomia e o comprometimento com aquilo que faz”.
Após esta avaliação, caso queira ler o texto integralmente, ele está disponível em: Introdução: IZA, Dijnane et al. Identidade docente: As várias faces da constituição do ser professor. Revista Eletrônica de Educação, v. 8, n. 2, p. 273-292, 2014.
Considerando a citação e os conteúdos do livro-base Formação e profissionalização docente sobre a evolução da profissão docente, o ofício de professor na Grécia antiga estava ligado:
	
	A
	à construção da língua escrita.
	
	B
	ao serviço militar.
	
	C
	à formação do homem culto.
	
	D
	à elaboração de materiais didáticos.
	
	E
	ao culto da forma física.

Mais conteúdos dessa disciplina