Logo Passei Direto
Buscar

Moreias: Comportamento e Conservação

User badge image

Enviado por Andre Smaira em

páginas com resultados encontrados.
páginas com resultados encontrados.

MOREIA


Introdução

Moreias são animais marinhos pertencentes à Ordem Arguiniformes. Esse grupo compreende as moreias e as enguias, que apresentam o estágio de desenvolvimento inicial um tipo de larva denominada leptocephalus.



HTML image 0
Moreia em seu local de repouso.

Esses animais são considerados pacíficos, embora muitos possam confundi-los com outras espécies como cobras e outros peixes peçonhentos. Essa comparação com animais peçonhentos pode ser explicado pela primeira impressão das características físicas do seu rosto, principalmente da face. Esses animais geralmente habitam em águas rasas, mais especificamente em locais como tocas e frestas de rochas, buracos, frestas e recifes de coral, e apresentam uma visão reduzida. Geralmente esses animais são encontrados em águas mais frias, raramente deixando seus locais de repouso durante o período diurno, apresentando suas atividades de caça e outras atividades durante o entardecer.


Reprodução e Alimentação

Essa larva apresenta uma cabeça pequena e o corpo comprimido e transparente quando visto lateralmente, embora seu tamanho nas diferentes espécies possa à apresentar uma variação no geral. Essas larvas apresentam uma nadadeiras caudal contínua conectadas com as nadadeiras dorsal e terminal anal.

Para começar à busca por alimento, geralmente esses animais saem durante à noite, utilizando para caça o seu desenvolvido olfato para localizar os peixes e polvos que compõem a sua alimentação principal. A boca caracteriza esse animal como um excelente caçador, com seus dentes são afiados e adaptados para a caça. Apresenta ainda três tipos diferentes de comportamento alimentar: de engolir a presa inteira, o que geralmente acontece; Podem ainda apresentar um movimento giratório durante a alimentação, até que consiga arrancar pedaços como forma de facilitar a ingestão; Por fim, esses amimais apresentam uma cooperação simbiótica com pequenos camarões e peixes que auxiliam na limpeza da região dos dentes dos moreias, retirando os parasitas e os restos de alimento que restam.


Relação com o Homem

Esses animais podem apresentar um comportamento agressivo como forma de defesa quando se sentirem ameaçados de alguma forma. Em alguns externos, foram registrados casos onde pescadores foram atacados nos dedos por moreias em ataques; Esse comportamento pode ser explicado pela visão reduzida que esses animais apresentam confundindo os dedos humanos com pequenos animais que geralmente eles se alimentam. Nesses casos, a moreia pode apresentar uma mordida fortemente.



HTML image 1
Moreia capturada durante na pescaria artesanal.

Em outros casos, a moreia pode atacar como forma de defesa, quando se sentem ameaçadas com a presença de algum invasor em seu hábitat natural. Nesses casos, devido aos dentes serem afiados, quando elas mordem, tendem a não soltar facilmente, podendo inclusive dilacerar o tecido da vítima do ataque, causando infecções fortes. Elas ainda apresentam veneno, localizado em glândulas na parte superior interna da boca, o que pode vir a gerar uma dor e dificultar a recuperação dos tecidos infeccionados.



HTML image 2
Ferimentos causados em mergulhadores durante um ataque uma espécie de moreia.


Biologia e Conservação

As moreias são animais totalmente incompreendidos quando comparados aos demais peixes. Alguns especialistas destacam o fato de que as moreias apresentam um comportamento de apenas defesa, quando relacionam ao ataque a reses humanos. E associam isso ao fato de que muitos pescadores interferem na alimentação, onde geralmente as moreias são capturadas nas redes e iscas de pescas, o que resulta em um estímulo de defesa desses animais. Outro caso, é o de mergulhadores que durante o passeio submerso podem invadir o espaço de moradia, inserindo a mão nas tocas, buracos e frestas onde geralmente repousam, ou mesmo no registro do momento de caça delas, o que pode vir a estimular o mesmo comportamento de defesa da moreia.



HTML image 3
Pesuqisas evidenciando os diferentes usos para a moreia e promoção da conservação.

Ouro comportamento da biologia desses animais está na diversidade do seu tamanho, podendo atingir até três metros de comprimento. Esses animais podem causar um comportamento de defesa variado, podendo abraçar, e morder com uma intensidade e força bem maior quando comparada aos seus representantes de menor escala.

A estratégias de conservação para essa espécie não são específicas, devido à escassez de estudos que possam contribuir com a distribuição e a biologia deles, embora seja conhecido grande parte de seus habitas. Dessa forma, as principais estratégias de conservação para essa espécie está em realizar um maiores estudos que evidenciem os comportamento desses animais.

left-side-bubbles-backgroundright-side-bubbles-background

Crie sua conta grátis para liberar esse material. 🤩

Já tem uma conta?

Ao continuar, você aceita os Termos de Uso e Política de Privacidade

Mais conteúdos dessa disciplina

Mais conteúdos dessa disciplina