Buscar

Prévia do material em texto

1. De acordo com as funções celulares realizadas pelo citoesqueleto explique por que drogas utilizadas no tratamento contra o câncer e a gota podem surtir efeito colaterais no funcionamento normal da célula. Exponha dois mecanismos pelos quais isso pode acontecer de acordo com a droga que é utilizada.
R= As drogas utilizadas para o tratamento do câncer e da gota tem como característica atacar as células causadoras da doença, porem essas drogas também atacam células saudáveis, como por exemplo o Taxol que age estabilizando os microtúbulos do citoesqueleto das células e a Colchicina que age se ligando a subunidades impedindo assim as polimerizações dos microtúbulos.
2. Quando a célula está no processo de transcrição ocorrem modificações no núcleo da célula. Nesse contexto diferencie eucromatina de heterocromatina.
R= A Eucromatina é caraterizada por se encontrar no núcleo interfásico, onde a cromatina está descondensada e prestes a sofrer o processo de divisão celular. Já a Heterocromatina é encontrada quando a cromatina está condensada, no chamado núcleo mitótico.
3. As histonas são proteínas presentes no DNA importantes para diversos
processos que ocorrem no núcleo das células. Se uma célula sofrer uma
mutação no gene que produz os diversos tipos de histonas, quais
prováveis consequências dessa deleção para os diversos processos
ocorridos no núcleo.
R= Ocorreriam consequências ligadas a produção de cromatina e a replicação da célula.
4. A mitocôndria é uma organela importante para diversos processos
celulares, principalmente no que se trata de gasto energético.
Diferentemente das outras organelas a mitocôndria apresenta genoma
próprio. Explique como aconteceu o processo de aquisição das
mitocôndrias e quais evidências dessa origem ainda se encontram
presentes nela.
R=As mitocôndrias são resultado da evolução de bactérias aeróbicas que decidiram viver dentro de células anaeróbias ancestrais da células eucarióticas atuais, essa decisão das mitocôndrias resultou em uma relação simbiótica, as teorias mais aceitas dizem que foi a partir do holocausto do oxigênio que as mitocôndrias estabeleceram esta relação com uma células eucariótica ancestral, isso é evidenciado pelo seu genoma próprio, pela sua capacidade de autoduplicação e são capazes de produzir quase todos os compostos que necessitam.
5. A protocélula que existiu como uma das primeiras formas de vida
apresentava características que já eram importantes para dar origem
aos diversos tipos de células que conhecemos hoje. Cite algumas
dessas características.
R= Bicamada lipídica,
Permeabilidade seletiva,
Armazenam informação.
6. O surgimento do núcleo representou um evento importante na evolução dos eucariotos. Há duas hipóteses sobre a origem dessa organela, explique cada uma delas.
R= A hipótese Autogénica mais aceita, diz que a partir da invaginação da membrana plasmática o material genético ficou agrupado em uma região, as endomembranas envolveram esse material, formando o núcleo.
A hipótese alternativa núcleo quimérico, diz que uma eubactéria internalizou uma arqueobactéria.
7. Qual foi o principal meio de surgimento das organelas? Tomando como
base o holocausto do oxigênio, explique a aquisição de uma organela
fundamental, a mitocôndria.
R= O principal meio de surgimento das organelas foi causado pelo pelo holocausto do oxigênio, o qual fez com que bactérias aeróbicas escolhessem viver dentro de células anaeróbicas ancestrais das células eucarióticas, esse processo fez com que essas bactérias passassem a ter uma relação simbiótica. No caso da Mitocôndria, ela não foge desse processo de escolha de viver dentro de uma bactéria anaeróbica, assim como também o Cloroplasto, que se juntou a células anaeróbica posteriormente à Mitocôndria.
8. Quais são as 4 macromoléculas que compõem a célula.? De forma
geral, qual a função de cada uma delas?
R= 1. Carboidratos: são responsáveis por fornecer energia as células, como a glicose que é transformada em ATP;
2. Lipídios: responsáveis por fazer uma barreira em meio externo e interno, e ajuda a organizar os compartimentos celulares, como na bicamada lipídica.
3. Proteínas: são responsáveis pelo transporte de moléculas, pelo ancoramento da célula, pela formação de vesículas em alguns casos, como a gp210 e POM121 que servem para o ancoramento dos poros nucleares.
4. Ácidos Nucléicos: são responsáveis por produzir o RNA e o DNA.
9. Do que se constitui a cromatina? Quais as diferenças entre a
eucromatina e a heterocromatina?
R= A cromatina é constituída basicamente de DNA e RNA recém transcrito. 
Existem duas possíveis organizações estruturais para o núcleo, eucromatina; quando o núcleo está com sua cromatina descondensada e possui um tamanho maior que o normal é chamado de Núcleo interfásico, ou seja, está ativo e a heterocromatina; quando o núcleo está com a sua cromatina condensada e está inativo, denominado Núcleo mitótico.
10. Quais os principais componentes do citoesqueleto e quais as funções
exercidas por esse complexo de estruturas intracelulares?
R= São três componentes, Filamentos de Actina, Filamentos Intermediários e Microtúbulos, respectivamente:
1.Filamentos de Actina são responsáveis por auxiliar na motilidade da célula e é capaz de fazer o transporte de vesículas 
2.Filamentos Intermediários: Auxiliam na adesão das células uma na outra, e dando força mecânica a célula.
3.Os Microtúbulos são responsáveis pelos flagelos e cílios que exercem a função de movimento da célula, também age na divisão celular.
11. Como é feita a polimerização dos filamentos de actina?
R= A polimerização ocorre com o agrupamento de subunidades, que se transformam em cadeias polimerizadas, que podem responder a sinais e mudar de lugar formando novamente as mesmas cadeias, as cadeias polimerizadas possuem uma extremidade negativa e uma positiva.
12. Qual a ação de drogas como Citococalasina e Faloidina?
R= A Citococalasina se liga aos filamentos e os estabiliza. Já a Faloidina provoca o capeamento da extremidade + do filamento.
13. Qual a importância da polarização no momento da polimerização dos
microtúbulos?
R= ela vai indicar a ordem do processo, onde a tubulina deve se ligar, se for (-) estará perto do núcleo no centrossomo, se for (+) estará perto da membrana plasmática. 
14. Onde se inicia, o que é necessário para que ocorra e como é feita a
polimerização dos microtúbulos?
R= A polimerização ocorre no centrossoma, onde é necessário heterodímeros, temperatura e Ca2+ específicos. Ocorre do seu lado menos (-) em direção ao (+), dímeros (+) se ligam nos dímeros (-), fazendo assim a polimerização dos microtúbulos.
15. Cite 2 estruturas formadas por microtúbulos e suas funções celulares 
R= Fuso acromático, usado na divisão celular e “vias” de transporte para moléculas, por onde passam as dineínas e as cinesínas.
16. A dineína é uma proteína motora muito importante na motilidade celular. Qual a relação dela com os microtúbulos?
R= A dineína possui a função de transportar moléculas através dos microtúbulos, levando-os da sua extremidade positiva (+), para sua extremidade negativa (-).
17. Quais as principais funções dos filamentos intermediários?
R= Os filamentos intermediários possuem a finalidade de estabilidade mecânica, assim como também de ancoragem e posicionamento do núcleo.
18. Qual a principal importância evolutiva que ocorreu com o surgimento do núcleo?
R= Com o surgimento do núcleo foi possível centralizar todos os comandos em um único lugar, também foi possível a proteção desse material genético.
19. Histonas são proteínas básicas que foram selecionadas pela própria
natureza do material genético. Qual a relação da afinidade dessas
proteínas com o material genético e a transcrição do DNA?
R= As histonas possuem uma relação de afinidade da seguinte forma, elas interagem com as fitas de DNA, já no formato de dímeros, pois o DNA é uma molécula de carga negativa e as histonas são moléculasde carga positiva.
20. Qual o papel dos poros no funcionamento do núcleo?
R= Os poros do envoltório nuclear são importantes para a importação de RNA polimerase, e exportação de RNA. Isso ocorre através dos seus poros, através das importinas e exportinas.
21. Quais as funções do nucléolo?
R= A sua principal função é a produção de subunidades ribossômicas, sendo assim ele é importante para a produção de proteínas (produzidas pelos ribossomos) também processamento de RNAt.
22. Quando ingerimos bebidas alcoólicas o etanol presente nelas precisa
ser degradado de alguma forma. Para isso existe uma importante via de
oxidação pela qual uma organela é responsável. Qual organela é essa?
Explique como ocorre essa reação.
R= peroxissomo ocorre através da catalase.
23. Quais as principais características das membranas externas e internas
presentes nas mitocôndrias?
R= A membrana externa possui características da membrana plasmática da célula: poros, permeável, rica em colesterol, já a parede interna possuí: várias dobras, chamadas de cristas, enzimas para a produção de ATP. 
24. Qual a relação de células com alta atividade metabólicas e a presença
de doenças que afetam o funcionamento das mitocôndrias?
R= Alta atividade metabólica pressupõe alta atividade mitocondrial, sendo assim células que necessitam de uma alta atividade metabólica podem ser prejudicadas se algo acontecer com as mitocôndrias.
25. Qual a importância do gradiente eletroquímico criado no espaço
intermembranoso para a cadeia transportadora de elétrons?
R=
26. Em que consiste o processo de Splincing, diferencie seus dois segmentos codificados.
R= São os íntrons e éxons, os íntrons são pedaços de DNA não utilizável que ficam entre éxons, através do Splincing os íntrons são retirados e os éxons são agrupados.

Mais conteúdos dessa disciplina