Buscar

trabalho escola e comunidade 2

Prévia do material em texto

LICENCIATURA EM HISTÓRIA
PRÁTICA DE ENSINO: INTEGRAÇÃO ESCOLA X COMUNIDADE 
PROJETO DE INTEGRAÇÃO ENTRE ESCOLA E COMUNIDADE
POSTAGEM 2 - ATIVIDADE 2:
 GÉSSICA MORAES ARAÚJO – R.A: 1806086
Polo de Tocantinópolis
2019
Gessica Moraes Araújo 1806086
POSTAGEM 2: ATIVIDADE 2
PROJETO DE INTEGRAÇÃO ENTRE ESCOLA E COMUNIDADE
Projeto apresentado a universidade Paulista – UNIP do curso Licenciatura em História, como um dos requisitos para obtenção de nota na disciplina prática de ensino: Integração escola x comunidade, ministrada pela professora Raquel Bokums. 
 
 POLO DE TOCANTINÓPOLIS
2019
INTRODUÇÃO	5
2. OBJETIVOS	6
2.1 Objetivos gerais.	6
2.2 Objetivos específicos.	6
3. DESENVOLVIMENTO	6
3.1 Revisões bibliográficas	6
PROCEDIMENTOS METODOLÓGICOS	7
RESULTADOS ESPERADOS	8
CONSIDERAÇÕES FINAIS	8
REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICAS	9
INTRODUÇÃO
O presente projeto tem como desenvolver uma ação que aproxima escola e comunidade. Com isso, a escola tem diversas ferramentas de avaliação que convêm de fonte para desenvolver um projeto entre escola e comunidade. 
A escola precisa mobilizar a comunidade com atividades que desenvolve, mas o interesse para aproximar a comunidade com a escola. No entanto, estabelecer um projeto, cultural, e literário onde a comunidade pode esta se apresentando na escola mostrando os seus talentos e a escola disponibilizando livros para comunidade ler. Sem duvidas estimular a comunidade a participar desses eventos faz com que se aproxima e interagem com a escola da comunidade. 
Os eventos artísticos fazem parte do cotidiano de qualquer escola, independente da linha de ensino que a mesma trabalhe. A escola precisa repensar aspectos ligados à diversidade cultural que envolve a comunidade. Com isso, eventos literários, onde realiza atividades a que vem despertar o interesse dos alunos, pais, e da comunidade. Com essa idéia de inspirar todos a fazê-los ter vontade de ler.
 A importância desse projeto vem favorecer o processo ensino-aprendizagem, visto que sugere a colaboração para o estímulo da leitura, e de descobrir os talentos que a comunidade tem, na dança, na luta, no esporte, na capoeira, corrida nas ruas.Com isso é uma forma de resgatar as danças da antiguidade, como, o frevo, maracatu,forró, baião, xote e xaxado e folclore. Essas danças a cada ano que passa esta perdendo sua importância. No entanto, melhorar o desempenho dos alunos e da comunidade através da leitura e Descobrir os talentos que a comunidade tem.
 Envolver os alunos e a comunidade cada vez mais na leitura, e nos eventos culturais de uma forma prazerosa, exige muita disposição e compromisso por parte daqueles que almejam estabelecer uma sociedade mais justa e humana, enquanto aqui estamos. Estimular alguém a ler estabelece esforço, exige parcerias e compromisso sério por parte de todos os submergidos no processo educacional. Por isso, tal projeto exigirá aproximação profundo de professores, alunos e comunidade.
2. OBJETIVOS
2.1 Objetivos gerais.
Promover a integração da escola com a comunidade, propondo uma ação através de um evento cultural e literário. Proporcionando aos alunos do colégio e a comunidade despertarem o interesse da leitura de livros e artigos de vários estudiosos, e executar os talentos e resgatar a dança da antiguidade.
2.2 Objetivos específicos.
- Conhecer a importância do evento cultural- literário na escola com a participação da comunidade.
- Resgatar a cultura das danças na antiguidade. Onde a comunidade já teve esses rituais que hoje não tem mais.
-Reconhecer a importância da escola no desenvolvimento dos estudantes. A escola ter mais conhecimento sobre a comunidade.
-Oportunizar aos alunos e a comunidade, produzir e demonstrar seus talentos artísticos e despertar o interesse da leitura. Estimular a capacidade de expressão e comunicação.
 3. DESENVOLVIMENTO 
3.1 Revisões bibliográficas
A interação de escola com a comunidade, é uma ação pertinente, pois a escola tem varias dimensões que corre fora do prédio que pode haver uma relação entre as instituições educacionais e comunidade, onde pode haver um desenvolvimento de autonomia e a participação social.
Conforme a Le i das Diretrizes e Bases da Educação 9.394, artigo 12, inciso VI: “Os estabelecimentos de ensino terão a incumbência de: articular-se com as famílias e a comunidade, criando processos de integração da sociedade com a escola.” (BRASIL, 1996).
É fundamental a mudança da gestão escolar: 
 É fato que a escola já não consegue atuar sozinha em seu fazer pedagógico e administrativo. Ela precisa estar em contato direto com a realidade que a norteia, deixar-se permear pelo meio social onde ela s e encontra, pois do contrário, a instituição escolar estará isolada de tudo que pode vir a influenciar diretamente em suas ações e ser alheia a todos os possíveis fatores só estará prejudicando o processo educativo e de construção da cidadania. (BRASIL ESCOLA, 2016)
Essa integração entre, a escola e a comunidade deve ser construída por todos e tem iniciativa da escola, onde os envolvidos tenham uma relação de confiança e respeito para que todos possam usufruir desta integração. 
A Lei de Diretrizes e Bases de 1996, no título IV - Da Organização da Escola Nacional, artigo 12, inciso VI, diz: O artigo 13, inciso V, menciona:
"Os estabelecimentos de Ensino, respeitadas as normas comuns e as do seu sistema de ensino, terão a incumbência de (...) articular-se com as famílias e a comunidade, criando processos de integração com a escola."
PROCEDIMENTOS METODOLÓGICOS 
O projeto cultural literário é destinado ao corpo docente da escola e da comunidade local. Tem como participação na elaboração do projeto, professores e alunos, todos os funcionários da escola e toda a comunidade. A comunidade organiza suas apresentações, para o evento na escola, onde a escola se prepara para disponibiliza os livros e artigos para o evento.
Localização da escola, Avenida Airton Senna Q 17 Lote 01, Bairro Alto Bonito na cidade Tocantinoópolis Estado do Tocantins. 
A comunidade organiza suas apresentações, faz mobilização para todos participar do evento na escola. O colégio organiza a parte literária, dividi as turmas para organizar as estantes com os livros, artigos, revistas. Os alunos se movimentam para prepara os cartazes, faixas, com freses de autores e organizam também suas apresentações.
O evento tem inicio com a parte literária onde a comunidade e os convidados podem visitar os estantes ler os livros, conhecer novas obras. Depois começa a parte cultural com as apresentações da comunidade. Com essa interação entre a escola e a comunidade tem um apreço de aproximação. 
RESULTADOS ESPERADOS
- Desenvolver uma visão de futuro com relação de escola com a comunidade. 
- Esse projeto tem a pretensão de vincular escola e comunidade no evento cultural literário, em prol de algo em comum que favoreça a todos.
- Que esse projeto possa ser, um evento que a comunidade possa desenvolver seus talentos e que possa se aprofundar, mas nas leituras. E que a escola possa ser uma instituição na qual vai desvendar vários talentos dentro da comunidade.
 - Relacionar a comunidade com a instituição, na dimensão do uso das apresentações que serão desempenhados, quanto na participação de pais ou responsáveis dos alunos da escola que também querem integrar-se ao conhecimento do evento.
CONSIDERAÇÕES FINAIS 
Neste projeto abordamos o assunto, integração entre escola e comunidade. O projeto desenvolve um evento cultural literário na escola Estadual professor José Carneiro de Brito, na Comunidade do Bairro Alto Bonito. Com isso, a participação da comunidade do Bairro, no evento, onde a escola disponibiliza para realização de um dia de evento. A comunidade apresenta seus talentos e resgata a cultura das danças da antiguidade e incentivaraos alunos e comunidade a lerem mais.
Este trabalho foi muito importante para o meu conhecimento. Onde pude perceber a importância da integração entre escola e comunidade, no evento cultural literário. O projeto desenvolve incentivo e resgata culturas antigas como as danças e talentos da comunidade.
A realização deste projeto de integração escola e comunidade são de fundamental importância, para aproximação. Quando a comunidade tem uma imagem positivo da escola, elas expressam nas suas relações pessoais e sociais. Com isso a comunidade pode contribuir novas parcerias para desenvolver outros projetos na comunidade.
A comunidade é responsável por esta integração, por isso deve se movimentar, interagir, cobrar, correr atrás. A escola tem o dever de motivar e colaborara com ações que ajuda a comunidade desenvolver a formação de pessoas para ter uma formação de ensino adequada e que possa travas da escola destacar seus talentos tanto na leitura quantos na cultura.
REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICAS
Lei nº 9.394, de 20 de dezembro de 1996
. Legislação federal. Brasília, 1996. Disponível em: https://www.planalto.gov.br/ccivil_03/Leis/L9394.htm Acesso em: 10 de Abril de 2019.
Blog Educação.
http://www.blogeducacao.org.br/2012/04/nao-basta-ampliar-o-acesso-e-escola-e-preciso-melhorar-a-qualidade-do-ensino-diz-especialista/ Acesso em 10 de Abril de 2019.

Mais conteúdos dessa disciplina