Buscar

Prévia do material em texto

Disciplina:
	Engenharia da Qualidade (EPR07)
	Avaliação:
	Avaliação II - Individual FLEX ( Cod.:443162) ( peso.:1,50)
	Prova:
	11765489
	Nota da Prova:
	10,00
	
	
Legenda:  Resposta Certa   Sua Resposta Errada  
Parte superior do formulário
	1.
	Muitas pesquisas asseguram que o erro humano é responsável por, pelo menos, a metade dos acidentes que acontecem nas organizações. Reconhecer as possíveis causas que estão envolvidas no erro é fundamental para evitá-los (DEKKER, 2002). Conforme Juran e Frang (1992), é possível qualificar os erros humanos em três formas: erros por inadvertência, erros técnicos, erros premeditados. Sobre o exposto, classifique V para as sentenças verdadeiras e F para as falsas:
(    ) Existem erros que no momento em que ocorrem, não são identificados, sendo que podem ser divididos em não intencional, inconsciente e imprevisível. Estes são classificados como erros por inadvertência.
(    ) Erros técnicos ocorrem, basicamente, por falta de aptidão, habilidade ou conhecimento sobre a realização de alguma atividade, sendo classificados em não intencional, específico, consciente e inevitável.
(    ) Existem erros que no momento que ocorrem, não são identificados, sendo que podem ser divididos em específico, consciente e inevitável. Estes são classificados como erros por inadvertência.
(    ) Existem erros que podem assumir várias formas, tendo conexão com assuntos de responsabilidade e comunicação confusa, sendo que podem ser divididos em consciente, intencional e persistente. Estes são classificados como premeditados.
Assinale a alternativa que apresenta a sequência CORRETA:
FONTE: DEKKER, S. The field guide to human error investigations. London: Ashgate, 2002. 
JURAN, J. M.; FRANG, M. G. Controle de qualidade-handbook: ciclo dos produtos, inspeção e teste. São Paulo: Makron Books do Brasil Ltda., 1992.
	 a)
	V - V - V - F.
	 b)
	V - F - V - F.
	 c)
	V - V - F - V.
	 d)
	F - F - V - F.
	2.
	Para que uma empresa seja competitiva, é importante que a qualidade seja garantida. A garantia da qualidade, no entanto, pode representar um alto custo para a empresa. Os custos com inspeção, principalmente aquela realizada no produto acabado, não é adequada do ponto de vista econômico. Nessa etapa, geralmente não há mais recursos para retrabalhar o produto ou o custo do retrabalho é alto. Considerando os aspectos relacionados ao controle e à garantia da qualidade, analise as seguintes afirmativas:
I- A qualidade deve ser garantida na fonte. Sempre que possível, as eventuais inspeções necessárias devem ser realizadas pelo próprio operador na linha de produção, permitindo dessa maneira identificar de forma precoce possíveis desvios.
II- Uma alternativa para a inspeção na fonte pelo operador pode ser o desenvolvimento de dispositivos Poka-Yoke. Esses dispositivos podem ser instalados na linha de produção para evitar que produtos defeituosos cheguem às etapas posteriores de processamento.
III- Para um controle mais eficaz da qualidade, é importante evitar o desperdício. Isso inclui um controle rígido de forma a evitar excesso de produção de itens que ficam encalhados em algumas etapas do processo, aumentando o risco de ocorrência de defeitos.
IV- A qualidade do produto deve ser limitada ao seu escopo de aplicação normal pelo usuário final ou consumidor; não é preciso fazê-lo resistir a qualquer prova. Avaliar se o usuário poderá utilizar o produto de forma diferenciada ou inadequada é um custo desnecessário.
Agora, assinale a alternativa CORRETA:
	 a)
	As afirmativas I, II e IV estão corretas.
	 b)
	Somente a afirmativa I está correta.
	 c)
	As afirmativas I, II e III estão corretas.
	 d)
	As afirmativas I, III e IV estão corretas.
	3.
	O Plano de Controle consiste em um item que consta no manual do APQP (Planejamento Avançado da Qualidade do Produto e Processo). Basicamente, apresenta em uma descrição sucinta dos itens e sistemas aplicados para promover a minimização das variações dos produtos e dos processos na organização. Esse plano deve conter algumas informações. Com relação aos itens e informações que devem constar no Plano de Controle, classifique V para as sentenças verdadeiras e F para as falsas:
(    ) As operações e as etapas do processo precisam ser numeradas. Essa numeração deve coincidir com aquela apresentada nos procedimentos e na FMEA. Esse processo facilita a identificação.
(    ) Não é necessário inserir certos detalhes no Plano de Controle, tais como as características a serem avaliadas no produto e os limites de aceitação (mínimos e máximos permitidos). 
(    ) O Plano de Controle deve apresentar um detalhamento adequado. É desejável que, no mínimo, seja possível substituir diretamente o procedimento operacional e instruções do operador.
(    ) São itens que devem constar no Plano do Controle: tipo de inspeção, frequência de inspeção e plano de correção/ação. Esse último item consiste em descrever as ações para correção de eventuais problemas.
Agora, assinale a alternativa que apresenta a sequência CORRETA:
	 a)
	V - V - F - F.
	 b)
	F - V - F - V.
	 c)
	V - F - F - V.
	 d)
	F - F - V - F.
	4.
	O Poka Yoke foi concebido na Toyota. As técnicas possibilitam que qualquer pessoa possa executar sem cometer erros. Essa metodologia é indicada para reduzir o número de não conformidades nos produtos e os erros humanos no processo. Sobre as funções básicas do Poka Yoke, classifique V para as sentenças verdadeiras e F para as falsas:
(    ) A função fundamental do Poka Yoke é sinalizar a detecção de anormalidades.
(    ) A função do Poka Yoke é gerar maior controle das características preestabelecidas do produto e/ou processo.
(    ) Os dispositivos de Poka Yoke não podem paralisar o sistema produtivo (máquina, linha etc.).
(    ) O Poka Yoke tem como função primordial a redução de erros humanos no processo.
Assinale a alternativa que apresenta a sequência CORRETA:
	 a)
	V - V - V - F.
	 b)
	F - V - V - F.
	 c)
	V - V - F - V.
	 d)
	V - F - F - F.
	5.
	Um conceito fundamental sobre a Engenharia da Qualidade está relacionado com o conceito do Zero Defeito. Este se originou na primeira metade do século XX, ao longo da 2ª Guerra Mundial, quando as empresas eram estimuladas a melhorar a qualidade dos produtos militares. O Zero Defeito é voltado a eliminar os defeitos na manufatura ou serviço prestado. Zero defeito não significa que os erros nunca aconteçam, mas, sim, que não existirá uma quota de erros admissíveis, e que o objetivo é fazer certo da primeira vez. Sobre o exposto, classifique V para as sentenças verdadeiras e F para as falsas:
(    ) A definição de qualidade como sendo a conformidade com os requisitos, está diretamente relacionada com o Zero Defeito.  
(    ) A aplicação do Zero Defeito exige que o sistema da qualidade esteja voltado para a prevenção e não avaliação da qualidade. 
(    ) A organização deve ter como meta padrão de desempenho o Zero Defeito e todos devem estar comprometidos com essa meta.
(    ) O Zero Defeito é facilmente obtido pelas empresas, desde que tenha isso definido em sua meta, independente do envolvimento dos funcionários.
Assinale a alternativa que apresenta a sequência CORRETA:
	 a)
	V - V - F - V.
	 b)
	F - V - F - V.
	 c)
	V - F - F - F.
	 d)
	V - V - V - F.
	6.
	Um formulário de FMEA é confeccionado com base em informações características do processo ou produto que está sendo analisado. Uma FMEA de processo usualmente é baseada e desenvolvida a partir do FMEA do produto. As informações presentes na FMEA são bastante específicas, e normalmente requerem um conhecimento abrangente do processo e/ou produto, suas características intrínsecas, bem como informações do ambiente e sua influência nos resultados. Com relação às características e itens da FMEA, analise as seguintes afirmativas:
I- No item referente à análise de falhas, deve-seconsiderar e classificá-las em quatro tipos: sem função, função parcial, perda temporária de função ou falha não prevista. Essa última consiste no efeito indesejado da combinação de efeitos individuais, mesmo que esses individualmente apresentem desempenho adequado.
II- A análise de risco consiste em, inicialmente, descrever todos os possíveis problemas que podem afetar o funcionamento adequado do produto ou processo. Após esse processo, descarta-se as possíveis falhas que não resultem em risco para o operador ou usuário, visto que a FMEA trata apenas do aspecto segurança.
III- Quando tratamos da probabilidade de ocorrência de uma determinada falha, há uma distinção clara dos objetivos referentes a esse item quando tratamos de uma FMEA de produto, comparativamente a FMEA de processo. No primeiro caso, essa informação se baseia no número de falha esperado ao longo do ciclo de vida especificado.
IV- A coluna ?D? representa a probabilidade de detecção de cada possível falha especificada. Em uma FMEA de produto, por exemplo, quando uma falha somente pode ser detectada após o envio da remessa ao cliente, classifica-se como D=0 (zero), ou seja, probabilidade de detecção nula.
Agora, assinale a alternativa CORRETA:
	 a)
	As afirmativas III e IV estão corretas.
	 b)
	As afirmativas I e II estão corretas.
	 c)
	As afirmativas I e III estão corretas.
	 d)
	As afirmativas II e IV estão corretas.
	7.
	A elaboração e a atualização da FMEA é tarefa da equipe da FMEA, que é composta por colaboradores de diversos setores envolvidos com o produto, processo ou serviço em análise, bem como o líder de projeto e o moderador. Quem deve garantir que o processo de elaboração ou atualização seja realizado corretamente (de acordo com a metodologia) é o moderador, enquanto o líder de projeto faz a gestão do projeto em termos de escopo e prazos. Assinale a alternativa CORRETA que apresenta uma atividade realizada na primeira reunião da FMEA de produto:
	 a)
	Avaliação do plano de verificação de projeto.
	 b)
	É necessário ter em mãos a documentação técnica do cliente (TCD).
	 c)
	A análise estrutural e funcional deve estar preparada.
	 d)
	São verificados os critérios de classificação aprovados.
	8.
	Os dispositivos Poka-Yoke são desenvolvidos com a finalidade de impedir que um determinado defeito ocorra, ou impedir que um defeito, após ter sido gerado em uma determinada etapa do processo, não prossiga para a etapa seguinte. Essa metodologia é bastante útil em linhas de produção, como, por exemplo, naquelas em que as partes do produto são fabricadas ou montadas em etapas subsequentes. Com relação aos dispositivos Poka-Yoke e sua aplicação, assinale a alternativa CORRETA:
	 a)
	Os dispositivos Poka-Yoke podem ter funções diferentes, que irão depender do local de sua aplicação. Os dados coletados através das inspeções Poka-Yoke podem ser analisados estatisticamente.
	 b)
	Um dispositivo Poka-Yoke tem por finalidade principal a identificação dos tipos de falha relativos aos produtos ou processos. Eles são instalados nas linhas de produção para a coleta dessas informações.
	 c)
	Os dispositivos Poka-Yoke são classificados de acordo com a sua função. Um dispositivo de detecção, por exemplo, visa a acusar anormalidades ou desvios na peça ou processo. Um outro dispositivo pode ter uma função restritiva.
	 d)
	O objetivo desses dispositivos é evitar o erro humano. Podemos classificar os dispositivos de acordo com a sua função em: inspeção por julgamento, inspeção na fonte ou inspeção informativa.
	9.
	O erro humano tem sido uma grande preocupação no ambiente de manufatura e nos sistemas produtivos em geral, pois engloba aspectos que vão desde a concepção desses sistemas até a sua operação (CALARGE; DAVANSO, 2003). Além disso, a confiabilidade humana envolve a probabilidade de que uma tarefa, ou um serviço, seja feito com sucesso dentro do tempo reservado para o mesmo. A figura a seguir ilustra o impacto do erro humano sobre a falha do sistema durante o ciclo de vida de um dado produto (IMAN, 1998). Com relação ao ciclo de vida do produto e à contribuição do erro humano, assinale a alternativa CORRETA:
FONTE: CALARGE, F.; DAVANSO, J. Conceito de dispositivos à prova de erros utilizados na meta do zero defeito em processos de manufatura. Revista de Ciência & Tecnologia, v. 11, n. 21, p. 7-18, 2003. 
IMAN. Poka Yoke: métodos à prova de falhas. São Paulo: Instituto Iman, 1998.
	
	 a)
	Com base na figura apresentada, é possível verificar que o erro de instalação é maior no início do ciclo de vida do produto.
	 b)
	Com base na figura apresentada, é possível verificar que o erro do operador aumenta com o passar do tempo.
	 c)
	Com base na figura apresentada, é possível verificar que o erro de montagem permanece constante ao longo do tempo.
	 d)
	Com base na figura apresentada, é possível verificar que o erro de manutenção é constante ao longo do tempo.
	10.
	Nesse tipo de FMEA, uma das atividades consiste na identificação de variáveis de processo em termos de prioridade para implantação de controles, visando a limitar a ocorrência e melhorar os índices relativos à detecção de defeitos. Além disso, busca-se documentar os resultados referentes ao processo de montagem e de fabricação. Com base nessa descrição, assinale a alternativa CORRETA:
	 a)
	Trata-se do desenvolvimento de uma D-FMEA.
	 b)
	Trata-se do desenvolvimento de uma FMEA de procedimentos.
	 c)
	Trata-se do desenvolvimento de uma P-FMEA.
	 d)
	Trata-se do desenvolvimento de uma FMEA de serviços.
Parte inferior do formulário