Buscar

Prévia do material em texto

Política Social I
Viviane Cristina 
S. Vaz
Aula 7
*
Políticas Sociais e a configuração do sistema previdenciário
O sistema de proteção social começa a se desenhar no cenário brasileiro em fins do século XVIII com o Plano de Beneficência dos Órfãos e Viúvas dos oficiais da Marinha em 1795. Nos primeiros anos da República são incorporados novas categorias dos funcionalismo como Ministério da Fazenda, Ministério da Guerra que visam prestar assistência nas situações contingenciais, porém o sistema abrangia apenas o funcionalismo público.
*
*
As medidas de proteção social vieram a ter legalidade como política pública com a aprovação da Lei Eloy Chaves, promulgada em 1923, que surgiu sob forte pressão do movimento operário brasileiro, resultado das questões sociais brasileiras. 
*
*
A Lei estabeleceu a criação das Caixas de Aposentadorias e Pensões as CAPs, sistema privado criado em forma de seguro para atender os trabalhadores ferroviários em situações de doenças, morte e acidentes de trabalho. A constituição do fundo era parte da contribuição dos empregados e parte da contribuição das empresas. 
*
*
A Lei Eloy Chaves implementada pelo decreto n.4.682 de 24. 1.1923 abrangia apenas os ferroviários e posteriormente o decreto n. 5.109 de 20 de dezembro de 1926 que estendeu o regime previdenciário para as categorias de portuários e marítimos ampliando alguns benefícios, a Lei foi o marco inicial das conquistas legais dessas categorias e da intervenção estatal nas relações trabalhistas.
*
*
Já na ditadura as questões sociais passam a receber atenções ora repressiva ora de ampliação dos direitos. A política previdenciária passa a ser unificada e centralizada no Instituto Nacional de Previdência Social (INPS) em 1966 sendo que os trabalhadores passam a ter a assistência burocratizada, inclusive os trabalhadores rurais passam a incorporar com contribuições ao sistema por meio do FUNRURAL.
*
*
O Ministério da Previdência e Assistência Social é criado em 1974 incorporando as instituições Legião Brasileira de Assistência e a Fundação Nacional para o Bem Estar do Menor. Há uma ampliação da estrutura administrativa do órgão com a informatização e criação de novos órgãos que passam a incorporar o sistema como Dataprev (empresa de processamento de dados da previdência social).
*
*
*
Com a promulgação da Constituição Federal de 1988 e o processo de redemocratização do país a previdência alcançou o patamar de uma política contributiva.
*
Políticas Sociais e a configuração da assistência social
O atendimento direcionado as camadas mais empobrecidas da sociedade era direcionado para a sociedade civil, entidades filantrópicas e para a igreja, sempre vinculando como ajuda e dever cristão. 
*
*
Durante a instalação do Estado Novo com Getúlio Vargas foi criado o Conselho Nacional de Assistência Social (CNSS) e a Legião Brasileira de Assistência Social (LBA), começando assim o processo de intervenção estatal na implementação de uma política de assistência social.
*
*
As condução da política de assistência social aconteciam nos Estados e municípios pelas primeiras damas e baseavam-se no auxílio material, doação de alimentos numa lógica clientelista e de favorecimento.
*
*
A instalação da LBA nos municípios foi responsável pelo fomento e criação de entidades de assistência social absorvendo grande parte dos profissionais de serviço social.
*
*
Os serviços das entidades eram destinados as camadas mais empobrecidas da população, geralmente composta por famílias que estavam fora do sistema produtivo, já para os trabalhadores o governo estabeleceu parcerias com empresários fortalecendo o sistema S: SESI e SENAI buscando a qualificação e expansão da massa operária e o desenvolvimento da indústria.
*
*
Não havia planejamento, coordenação e muitas vezes não havia continuidade dos serviços oferecidos pelas entidades de assistência social, que na sua grande maioria prestavam atendimentos na área da infância e da maternidade.
*
*
Os municípios começam a estruturar a condução da política de assistência social em departamento, diretoria e secretarias próprias, desvinculando administrativamente do Fundo Social de Solidariedade, espaços esse destinado as primeiras damas
*
*
Porém, a política de assistência ainda não tinha um direcionamento claro, servindo para complementar outras políticas públicas como educação, saúde, habitação, ou seja, aquilo que não encontrava uma dimensão legal financeira em outras políticas era atendida pela política de assistência social.
*
*
Portanto, as ações da área era limitada a concessão de bens materiais, de alimentos, vestimentas, medicamentos, transporte, remoção externa enfim muito atrelado ao atendimento das necessidades materiais, sem objetivos claros e definidos, sem continuidade e possibilidade de enfrentar as causas dessas necessidades.
*
*
Houve ampliação da atuação da LBA tornando-se um órgão burocrático, com normas e regras e critérios para atendimento que mais excluíam a população atendida do que promoviam, criou instituições que ofereciam programas e projetos por segmentos e divididos por faixa etária.
*
*
Uma dessas instituições foi a criação da Fundação Nacional para o Bem Estar Social do Menor, voltada para o atendimento de crianças pobres com o objetivo de prevenir a criminalidade, as classes pobres eram vistas como classes produtora de futuros marginais, e toda família que não apresentassem condições para prover o cuidado de seus filhos o estado assumia esses cuidados como forma de prevenir a ocorrência de futuros marginais.
*
*
Filme: O Contador de Histórias
http://walterbartels.com/
*
https://www.youtube.com/watch?v=Lpp9CIDVpkA
Acesso:
*
É desse período também a edição do segundo Código de Menores (1979) que trata das crianças e adolescentes em situação irregular.
*
*
O processo de redemocratização trouxe a perspectiva da universalização dos direitos sociais, da responsabilidade estatal na condução das políticas sociais, da descentralização política e administrativa e a participação da sociedade na construção das políticas.
*
*
Seguridade Social
www.segurancamonitoramento.org/
*
*
Neste direcionamento o conceito de seguridade social foi pactuado com a articulação das políticas de saúde, assistência social e da previdência social, havendo a dicotomia da universalização da política de saúde podendo ser executada também por organizações privadas, o caráter de seletividade da previdência, uma vez que apenas aqueles que contribuem podem acessá-la e a assistência social apesar de romper com o caráter de clientelismo e favorecimento é dirigida aos mais necessitados.
*
Política Social I
Viviane Cristina
S. Vaz
Atividade 7
*
Proteção Social
http://cursosabrafordes.com.br
*
*
Politica De Assistência Social –
PÓS 1988
Documentário MDS: Política de Assistência Social no Brasil. 17:43 – 21:00
https://www.youtube.com/watch?v=qPE5MdntV2Y.
*