Buscar

Prévia do material em texto

Questão 1/5 - Arqueologia
Considere o fragmento de texto a seguir: 
“A partir de meados do século XIX, começam a ser estudados os períodos mais recuados, em particular com o estudo dos períodos dos geológicos associados a artefatos feitos de pedra (ou líticos, no jargão arqueológico)”. 
Após está avaliação, caso queira ler o texto integralmente, ele está disponível em: FUNARI, P. P. Arqueologia. São Paulo: Contexto, 2012. p. 29. 
Com base no fragmento de texto e os conteúdos do livro-base Arqueologia, Patrimônio Material e Legislação: Conceitos, Aplicações e Perspectivas acerca da chamada Idade da Pedra, assinale a opção que apresenta sua subdivisão.
	
	A
	Mesozoico e Cenozoico
	
	B
	Bronze Antigo e Bronze Final
	
	C
	Cobre e Ferro
	
	D
	Paleolítico e Neolítico
Você acertou!
Jacob Worsaae, com base no Sistema de Três Idades (Pedra, Bronze e Cobre) criado por Christian Thomsen, sugeriu subdividir a Idade da Pedra em fases distintas: a Idade da Pedra Antiga ou Paleolítico e a Idade da Pedra Nova ou Neolítico. “Estabelecia-se, assim, uma das primeiras formas de datação da cultura material humana para a arqueologia e para história” (livro-base, p. 73).
	
	E
	Idade do Ouro e da Prata
Questão 2/5 - Arqueologia
Considere o fragmento de texto a seguir: 
“Longe de ser apenas um reflexo da cultura, ela a constitui ativamente do mesmo modo, mais que um reflexo direto do comportamento, ela age de volta sobre ele, com seu poder transformador, como parte das estratégias de negociação social”. 
Após está avaliação, caso queira ler o texto integralmente, ele está disponível em: Lima, T. A. Cultura material: a dimensão concreta das relações sociais. Boletim do Museu Paraense Emílio Goeldi. Ciências Humanas, v. 6, n. 1, p. 11-23, jan./abr., 2011. p. 19. 
Com base nos conteúdos do livro-base Arqueologia, Patrimônio Material e Legislação: Conceitos, Aplicações e Perspectivas, indique qual das alternativas se refere a uma corrente da Arqueologia cujas características foram citadas no fragmento de texto exposto acima.
	
	A
	Darwinismo
	
	B
	Humanismo
	
	C
	Colonialismo
	
	D
	Pós-Processualismo
Você acertou!
Nesta vertente da Arqueologia a cultura material é encarada como um texto que pode ser lido e interpretado no presente. O Pós-Processualismo introduz um novo aporte teórico, dialogando com o marxismo, semiótica e estruturalismo que “[...] possibilitou à Arqueologia observar os indivíduos como agentes e constatar que, se estes atuam na sociedade, obviamente a cultura material legitima posições sociais, reforça conceitos de gênero e explicita situações políticas” (livro-base, p. 58).
	
	E
	Evolucionismo
Questão 3/5 - Arqueologia
Leia o seguinte excerto de texto: 
“O Museu Nacional é um local privilegiado para o desenvolvimento de pesquisas em Egiptologia, já que abriga a maior coleção egípcia da América Latina, e a primeira das Américas, além de ser a primeira instituição a possuir um Setor de Egiptologia”.
Após está avaliação, caso queira ler o texto integralmente, ele está disponível em: <http://www.seshat.com.br/>. Acesso em: 14 out. 2017. 
Segundo o fragmento de texto e os conteúdos do livro-base Arqueologia, Patrimônio Material e Legislação: Conceitos, Aplicações e Perspectivas sobre as instituições de guarda no Brasil, analise as assertivas que seguem, assinalando V para as verdadeiras e F para as falsas.
(  ) Museus e Universidades, estaduais e federais, são considerados instituições de guarda.
( ) Entidades particulares podem ter a guarda de material arqueológico mediante autorização do Iphan.
(  ) Material arqueológico escavado deve ser enviado para uma instituição de guarda.
( ) Pesquisas podem ser depositadas em qualquer instituição de guarda, aleatoriamente. 
Agora, indique a opção que apresenta a sequência correta:
	
	A
	V – F – V – F
	
	B
	V – V – V – F
Você acertou!
A alternativa correta é a letra b. As afirmativas I, II e III são verdadeiras, pois “Após toda essa preparação, o material arqueológico estudado deve ser remetido a uma instituição de guarda – seja ela uma universidade (por exemplo, os Museus da Universidade de São Paulo – USP e da Universidade Federal do Rio de Janeiro – UFRJ), seja alguma entidade particular que tenha autorização do Iphan para ser o fiel depositário desse bem nacional” (livro-base, p. 157). A afirmativa IV é falsa, pois: “As instituições de guarda estão presentes em todos os estados da federação e, conforme a própria legislação do Iphan, as pesquisas devem ser depositadas em locais de guarda localizados no estado em que foram realizadas, para que, assim, o patrimônio arqueológico não seja desconectado de sua origem geográfica” (livro-base, p. 157-158).
	
	C
	F – F – V – F
	
	D
	V – F – F – V
	
	E
	V – F – F – F
Questão 4/5 - Arqueologia
Leia a seguinte afirmação: 
“Uma vez que se reconhece a relevância da preservação da cultura material, objeto de estudo da Arqueologia, como testemunho das sociedades que viveram muito antes do presente, se evidencia a necessidade de utilizar técnicas para manter esses materiais o mais próximo possível do estado físico original, e também preservar as informações acerca dos objetos. Assim, a preservação e a conservação se unem à arqueologia para juntas obterem conhecimentos que se perpetuarão”. 
Após está avaliação, caso queira ler o texto integralmente, ele está disponível em: DIAS, P. M. Novos Métodos Curatoriais Aplicados aos Materiais Arqueológicos: da Intervenção ao Acervo. <http://coral.ufsm.br/lepa/revista/rev1/rev1art7.pdf>. Acesso em: 12 out. 2017. 
Considerando o fragmento de texto e de acordo com os conteúdos do livro-base Arqueologia, Patrimônio Material e Legislação: Conceitos, Aplicações e Perspectivas, a propósito da análise do material arqueológico, analise as afirmativas a seguir:
I. Os cerâmicos pré-históricos não podem ser comparados com catálogos ou qualquer bibliografia.
II. Antiplásticos, como cinza de árvores, são substâncias que deixam o barro menos maleável, facilitando a modelagem.
III. A comparação de material arqueológico com catálogos existentes é um método utilizado por arqueólogos.
IV. Materiais cerâmicos necessitam da produção de uma tabela com dados significativos sobre a peça, como tipo, técnica de decoração, entre outros. 
São corretas apenas as afirmativas:
	
	A
	I, III e IV
	
	B
	II, III e IV
Você acertou!
As afirmativas II, III e IV são verdadeiras. “As análises dos materiais podem se dar pela comparação com catálogos ou fontes de tipos de material (catálogos cerâmicos, vítreos etc.). Obviamente, após muitos anos de trabalho, o arqueólogo consegue realizar essa atividade sem a consulta, mas, para quem inicia na área, os compêndios são de extrema valia. Os materiais cerâmicos pré-históricos e históricos podem ser comparados a catálogos desse tipo de material presentes no mercado e na bibliografia [...]. Ainda quanto às cerâmicas, é possível optar pelo uso de um modelo de diâmetro da peça [...] para elaboração de seu diâmetro, de sua capacidade volumétrica e de sua inferência posterior de uso, em conformidade com os atributos já consagrados pelos estudos arqueológicos [...], como volume, forma, utilização, matéria-prima e antiplástico (substâncias que diminuem a maleabilidade do barro e permitem sua modelagem)” (livro-base, p. 159). “No caso dos materiais cerâmicos, deve-se produzir uma tabela em que constem os dados: número da peça, tipo, técnica de decoração (quando presente), sessão da peça, cor, técnica de produção (quando aplicável) e dados da forma (espessura da parede, marcas de uso e material incrustado) ” (livro, base, p. 160). A afirmativa I é falsa, pois, como exposto, os cerâmicos pré-históricos tal como os históricos também fazem uso dos catálogos e bibliografia (livro-base, p. 158).
	
	C
	I e III
	
	D
	I, II e IV
	
	E
	I e II.
Questão 5/5 - Arqueologia
Leia o excerto de texto a seguir: 
“A arqueologia nada mais é que uma leitura,ainda que um tipo particular de leitura, na medida que o ´texto´ sobre o qual se debruça não é o composto de palavras, mas de objetos concretos, em geral mutilados e deslocados do seu local de utilização original. É impossível ignorar a subjetividade do trabalho arqueológico”. 
Após está avaliação, caso queira ler o texto integralmente, ele está disponível em: FUNARI, P. P. Arqueologia. São Paulo: Contexto, 2012. p. 32. 
Considerando o fragmento de texto e os conteúdos do livro-base Arqueologia, Patrimônio Material e Legislação: Conceitos, Aplicações e Perspectivas acerca de temas básicos em Arqueologia, relacione corretamente os elementos às suas respectivas características:
1. Arqueologia
2. Cultura Material
3. Sambaqui
4. Sedentarização
(   ) Montículos de conchas usados para demarcar certas áreas no período pré-histórico no Brasil.
(  ) Ciência que estuda o passado humano por através de seus resquícios materiais.
(   ) Fixação de populações em assentamentos, abandonando o nomadismo.
(   ) Parte do meio físico apropriado pelo homem socialmente. 
Agora, aponte a sequência correta:
	
	A
	1 – 2 – 4 – 3
	
	B
	2 – 4 – 3 – 1
	
	C
	3 – 1 – 4 – 2
Você acertou!
A sequência correta é 3 – 1 – 4 – 2. “1. Ciência que estuda o passado humano por meio da cultura material produzida pelos diversos grupos humanos em diferentes períodos de tempo e localizações no globo” (livro-base, p. 17). “2. [...] o termo corresponde a qualquer segmento do meio físico modificado por comportamentos culturalmente determinados [...]. Resumidamente, tudo aquilo que o homem toca e tudo aquilo em que interfere torna-se cultura material” (livro-base, p. 33). “3. [...] montículos de conchas utilizados como forma de demarcação de espaço e local de sepultamento, que denominamos sambaquis, são exemplos dessas populações pré-históricas no Brasil” (livro-base, p. 41). “4. Durante o período Natufiano recente surgem os primeiros assentamentos humanos, configurando o início do processo de sedentarização, ou seja, a fixação dos povos em assentamentos (livro-base, p. 112).
	
	D
	3 – 1 – 2 – 4
	
	E
	4 – 1 – 2 – 3

Mais conteúdos dessa disciplina