Buscar

GESTÃO DA QUALIDADE DE PRODUTOS E PROCESSOS

Prévia do material em texto

Disciplina:
	Gestão da Qualidade de Produtos e Processos (EPR10)
	
	Avaliação:
	Avaliação I - Individual Reposição ( Cod.:453278) ( peso.:1,50)
	
	Prova Objetiva:
	11467643
	
	Nota da Prova:
	10
	
Parte superior do formulário
Legenda:  Resposta Certa   Sua Resposta Errada  
	1.
	O método PDCA pode ser utilizado com elemento base para a melhoria dos processos, tendo elementos apoiadores das ferramentas da qualidade como gráfico de pareto, diagrama de causa e efeito, 5W2H, entre outros. Todas essas ferramentas em conjunto com o PDCA possibilitam que as soluções dos problemas sejam organizadas e ordenadas de forma lógica. A aplicação do PDCA é baseada em quatro etapas que proporcionam sua própria denominação, isto é, "P-D-C-A". Sobre as etapas e suas características, associe os itens, utilizando o código a seguir:
I- (Plan) Planejar.
II- (Do) Executar.
III- (Check) Checar.
IV- (Action) Padronizar.
(    ) Com a eliminação das principais causas das não conformidades, são desenvolvidos padrões para sustentar as melhorias.
(    ) Constitui em aplicar o plano de ações e obter os dados para serem avaliados.
(    ) São analisadas as soluções e as modificações de processo provenientes das ações realizadas por meio de relatórios.
(    ) São definidas as metas e avaliados os dados e aspectos associados com as não conformidades.
Assinale a alternativa que apresenta a sequência CORRETA:
	 a)
	II - IV - I - III.
	 b)
	III - I - IV - II.
	 c)
	IV - II - III - I.
	 d)
	III - II - I - IV.
	2.
	Muitos dos chamados “gurus” da qualidade propõem o direcionamento dos esforços para tratamento dos defeitos de forma preventiva. O conceito de “zero defeito”, proposto por Philip Crosby, envolve uma visão que maximiza a importância de se iniciar o processo de forma correta desde a primeira vez. Desta forma, a qual setor da empresa compete o desenvolvimento da visão do “zero defeito” e sua disseminação para a equipe de trabalho?
	 a)
	A visão “zero defeito”, assim como o desenvolvimento de outras visões acerca da qualidade, parte normalmente de uma consultoria externa, visto que as empresas não apresentam capacidade de desenvolver os métodos de implantação e disseminação das diretrizes.
	 b)
	A visão “zero defeito”, assim como o desenvolvimento de outras visões acerca da qualidade, sempre devem partir do departamento da qualidade, visto que este é o setor que permeia e trata de problemas relacionados aos defeitos.
	 c)
	A visão “zero defeito”, assim como o desenvolvimento de outras visões acerca da qualidade, sempre devem partir do departamento de recursos humanos, pois fazem parte da política de retenção de talentos.
	 d)
	A visão “zero defeito”, assim como o desenvolvimento de outras visões acerca da qualidade sempre devem partir da área de gestão da empresa. Dessa forma, é factível disseminar corretamente para toda a hierarquia as diretrizes adotadas.
	3.
	Uma das maiores contribuições de Willian Deming para a qualidade foi o desenvolvimento do ciclo PDCA.  De acordo com Lima (2006), a utilização do PDCA pode estar vinculada à aplicação de controles de processos, planejamento da qualidade, manutenção de padrões e implantação e execução da melhoria contínua. Assinale a alternativa CORRETA que apresenta uma definição quanto aos componentes da sigla PDCA.
FONTE: LIMA, R. A. Como a relação entre clientes e fornecedores internos à organização pode contribuir para a garantia da qualidade: O caso de uma empresa automobilística. Projeto de Final de Curso (Graduação em Engenharia de Produção) -  Escola de Minas, Universidade Federal de Ouro Preto, Ouro Preto, 2006.
	 a)
	Planejar, Desenvolver, Comunicar e Agir (fixar a rotina).
	 b)
	Programar, Divulgar, Comunicar e Avaliar.
	 c)
	Planejar, Fazer, Checar e Agir (fixar a rotina).
	 d)
	Pesquisar, Desenvolver, Controlar e Acompanhar.
	4.
	Uma das formas de estratificar os problemas identificando os mais importantes e os menos importantes é por meio da análise de Pareto. Este método foi aplicado na área da qualidade por Juran. Este pesquisador conseguiu demonstrar que poucos problemas são vitais, diferenciando-os dos muitos que são triviais. Com base no gráfico apresentado, analise as afirmativas a seguir:
I- Para os problemas investigados, o mais adequado seria priorizar os defeitos parafuso solto e em seguida sujeira, pois reduzem 54% das não conformidades.
II- Somados as não conformidades sujeira e riscos totalizam 70 defeitos, maior que parafuso solto com 68 defeitos, portanto, devem ser analisados e resolvidos por primeiro.
III- Não existe possibilidade de priorizar as não conformidades, pois as quantidades de defeitos são proporcionais entre si, por isso devem ser resolvidos conjuntamente.
IV- Através da aplicação de Pareto, é admissível averiguar a quantidade de defeitos por não conformidade do produto e o seu percentual acumulado. 
Assinale a alternativa CORRETA:
FONTE: SOUZA, Felipe Pires de. Engenharia da Qualidade. Centro Universitário Leonardo da Vinci - Indaial: Grupo UNIASSELVI, 2010.
	
	 a)
	As afirmativas I e IV estão corretas.
	 b)
	As afirmativas I, II e IV estão corretas.
	 c)
	As afirmativas I e II estão corretas.
	 d)
	As afirmativas III e IV estão corretas.
	5.
	A qualidade deve ser garantida em cada processo, dentro do conceito de que o próximo processo é o seu cliente. No entanto, deve haver uma organização da garantia da qualidade que atua em um formato horizontal, cumprindo algumas funções da qualidade. Quem garante a qualidade é quem executa as atividades do sistema de qualidade, ou seja, todas as pessoas da empresa. Observe as etapas básicas do sistema da qualidade e as responsabilidades delegadas a cada área:
I- Disseminação da educação: planejamento e execução dos programas de educação; consciência sobre a qualidade, sobre controle, avaliação dos resultados; educação e treinamento dos elementos externos, como os fornecedores. 
II- Garantia da qualidade: definição de procedimentos para desenvolvimento de novos produtos; medidas para proporcionar a segurança e responsabilidade civil do fabricante do produto.
III- Determinar os objetivos da empresa: definição de metodologia para estabelecer os objetivos e metas; uso de técnicas estatísticas; disseminação e nível de percepção das metas.
IV- Análise: seleção de problemas e temas importantes; adequação da metodologia de análise e estatística; análise da qualidade do processo; utilização dos resultados da análise.
Assinale a alternativa CORRETA que apresenta a sequência dessas etapas:
FONTE: CAMPOS, Vicente Falconi. TQC – Controle da Qualidade Total. Editora: INDG Tecnologias e Serviços. Minas Gerais, 2004.
	 a)
	IV - III - II - I.
	 b)
	I - II - III - IV.
	 c)
	II - IV - I - III.
	 d)
	III - I - IV - II.
	6.
	De acordo com Calarge e Davanso (2004), o erro humano constitui um objeto de grande preocupação nos processos de fabricação, pois afeta desde a concepção dos sistemas produtivos até a parte operacional. Tendo como base essa observação, é interessante e importante a criação e utilização de dispositivos à prova de erros, o que envolve a aplicação da técnica Poka-Yoke. Qual dos gurus da qualidade foi o responsável pela criação desse método?
FONTE: CALARGE, F. A. et. al. Conceito de Dispositivo à Prova de Erros Utilizados na Meta do Zero Defeito em Processos de Manufatura. Revista de Ciência e Tecnologia. Piracicaba, v. 11, n. 21, p. 7-18, Abr. 2004.
	 a)
	Josepf Juran.
	 b)
	Kaoru Ishikawa.
	 c)
	Shigeo Shingo.
	 d)
	Willian Deming.
	7.
	A série ISO 9000 é um conjunto de normas que fazem parte de um modelo de gestão de qualidade em geral, qualquer que seja a magnitude do empreendimento. A ISO é uma organização não governamental fundada em 1947, em Genebra, na Suíça, e na atualidade presente em mais de 160 países. A certificação do grupo ISO 9000 é uma garantia aos compradoresde que eles estão adquirindo um produto de qualidade. A ISO 9001 certifica o sistema de Gestão da Qualidade. A ISO 9004 certifica o sistema de Gestão da Qualidade, abordando a melhoria Contínua, o Desenvolvimento de Líderes e a Inovação e Desenvolvimento Tecnológico. A ISO 9011 certifica o Sistema de Auditorias. Diante do exposto, classifique V para as sentenças verdadeiras e F para as falsas:
(    ) A sigla ISO é a abreviatura de “International Organization for Standardization”.
(    ) A ISO 9011 é um sistema de auditorias que define as diretrizes metodológicas de auditorias  de gestão da qualidade.
(    ) A ISO 9001 visa à perfeição do sistema de qualidade total que foi proposto por Steve Jobs.
(    ) A aplicação das normas ISO está sujeita à avaliação de um comitê multidisciplinar das nações unidas. 
Agora, assinale a alternativa que apresenta a sequência CORRETA:
	 a)
	F - V - V - F.
	 b)
	V - V - F - F.
	 c)
	V - F - V - V.
	 d)
	F - F - F - V.
	8.
	O chamados Círculos de Controle da Qualidade - CCQ - são conjuntos de colaboradores, que se reúnem regularmente para tratar sobre problemas, defeitos e estudo de soluções. Teve início no Japão em 1962, sendo creditado a Kaoru Ishikawa o seu desenvolvimento. Também é associado a Ishikawa o desenvolvimento do diagrama causa-efeito. De fato, o diagrama causa-efeito é bastante utilizado pelas equipes de CCQ. Sobre o exposto, classifique V para as sentenças verdadeiras e F para as falsas:
(    ) Para a formação da estrutura inicial do diagrama causa-efeito, pode ser aplicada à metodologia 6M. Dessa forma, são classificadas as categorias referentes às causas.
(    ) A metodologia 6M, como o nome sugere, é composta por seis categorias: método, material, mão de obra, máquina, medida e meio ambiente.
(    ) Dentre os elementos presentes em um diagrama causa-efeito, podemos citar: efeito, categoria, causa, planejamento (Plan) e execução (Act).
(    ) Uma das vantagens do diagrama causa-efeito é que ele permite que seja realizado e arquivado um registro visual de toda a análise do problema (efeito).
Assinale a alternativa que apresenta a sequência CORRETA:
	 a)
	V - V - F - F.
	 b)
	V - F - V - V.
	 c)
	V - V - F - V.
	 d)
	F - V - V - V.
	9.
	O PMI (Project Management Institute) oferece um programa completo de certificações para profissionais de projetos de todos os níveis de escolaridade e de qualificação. Atualmente, constituído por seis certificações, o programa demonstra tanto seu empenho em sua profissão quanto sua perícia por meio de educação, experiência e competência certificadas. A credencial mais reconhecida é a PMP (Project Management Professional) que é acreditado pelo Instituto de Padrões Nacional Americano (ANSI) junto à Organização Internacional para Padronização (ISO) 17024. O padrão 17024 inclui requisitos vigorosos para o desenvolvimento e a manutenção do exame e para que os sistemas de gerenciamento de qualidade continuem garantindo a mesma. Diante do exposto, classifique V para as sentenças verdadeiras e F para as falsas:
(    ) O PMI oferece seis certificações que atestam conhecimento e competência, dentre as quais a de Profissional em Gerenciamento de Projetos (PMP)®. Os salários e as oportunidades de carreiras dos profissionais certificados demonstram que os empregadores reconhecem o valor agregado por aqueles que possuem essas certificações.
(    ) A gestão da qualidade feita por profissionais com certificação PMI é sempre diferente do usual ou de metodologias aprendidas na faculdade e cursos já que são baseados na própria experiência profissional do indivíduo. 
(    ) Para o caso do profissional com bacharelado completo, as 4500 horas de certificação PMP devem ser atestadas por meio de gravação em Fita VHS dessas horas, resultando em um total de 2289 fitas.
(    ) PMP é um título de certificação na área de gerenciamento de projetos, concedido pelo PMI (Project Management Institute), que garante, no mínimo, que a pessoa detentora desse título possui qualidade profissional e acadêmica na área.
Agora, assinale a alternativa que apresenta a sequência CORRETA:
FONTE: PMI. Disponível em: <http://brasil.pmi.org>. Acesso em: 20 ago. 2014.
	 a)
	V - V - F - V.
	 b)
	F - F - V - F.
	 c)
	V - F - F - V.
	 d)
	F - V - V - F.
	10.
	A definição de qualidade envolve o atendimento das necessidades dos clientes. Esse conceito já era entendido e aplicado inclusive anteriormente à implantação dos métodos de produção em grande escala. De acordo com Carvalho e Paladini (2005), para um artesão, o atendimento das necessidades do cliente é fundamental, resultando em um bom negócio. Qual dos “Gurus da Qualidade” afirmava que qualidade significa satisfazer radicalmente ao cliente, para ser agressivamente competitivo?
FONTE: CARVALHO, Marly Monteiro de; PALADINI, Edson Pacheco. Gestão da qualidade: teorias e casos. Rio de Janeiro: Elsevier, 2005.
	 a)
	Kaoru Ishikawa.
	 b)
	William E. Deming.
	 c)
	Joseph M. Juran.
	 d)
	Armand Vallin Feigenbaum.
Parte inferior do formulário

Mais conteúdos dessa disciplina