Buscar

CONT MET E PRAT DE ENSINO DE EDUC FÍSICA a2 exerc 2

Prévia do material em texto

CONT. MET. E PRAT. DE ENSINO DE EDUC. FÍSICA a2 exer 2
		1.
		Como chamamos a corrente que no final do século XX, foi a responsável pela mudança radical da corporeidade?
	
	
	
	Desenvolvimentista.
	
	
	Vitalista.
	
	
	Tecnicista.
	
	
	Comportamentalista.
	
	
	Existencialista.
	
	
	
	
	
	
	
	
	
	
	
		2.
		O corpo é o fundamento da Educação Física e ratifica a relevância da disciplina Conteúdo, Metodologia e Prática de Ensino da Educação Física para uma melhor integração de saberes adquiridos e revela: I- Como estes saberes são inscritos na memória corporal e constituem sua participação social. II- Que a base para uma aprendizagem significativa está marcada na qualidade da comunicação corporal. III- Que cada sujeito tem um tempo, uma modalidade de ser, de aprender e de participar do mundo. IV - Que o corpo humano não é um lugar de aprendizagem. Dentre as afirmativas, as corretas são:
	
	
	
	III e IV.
	
	
	I, II e III.
	
	
	I, III e IV.
	
	
	I, II e IV.
	
	
	II, III e IV.
	
	
	
	
	
	
		3.
		Ao analisarmos a visão positivista sobre a história vislumbramos a ideia de que essa concepção entende os fatos cronológicos como ciência do passado, negando as interpretações históricas do corpo e de suas práticas cotidianas. O que buscamos na disciplina Conteúdo, metodologia e prática de ensino da educação física é construir saberes que favoreçam uma compreensão de homem como um sujeito existente no e com o mundo, inserido em um contexto cultural diferenciado pelo movimento das representações coletivas da sociedade. Com base nessa afirmativa podemos considerar que:
	
	
	
	A observação da construção corporal de um indivíduo demonstra que o mesmo não sofre influência da cultura e que a relação tempo e espaço não afeta seu fazer.
	
	
	O corpo é formado dia a dia no movimento sociopolítico e vai registrando sua história diante do que lhe é apresentado e atribuído nas relações socioculturais.
	
	
	A história da humanidade não interfere nas construções corporais, pois cada indivíduo é formado apenas pela herança genética.
	
	
	As práticas cotidianas existentes nos diferentes períodos históricos não interferem nas construções corporais da pessoa humana.
	
	
	O estudo sobre o corpo demonstra que não existe relação entre história, cultura e desenvolvimento corporal.
	
	
	
	
	
	
	
	
		4.
		Ao estudar o papel da ginástica na Educação Física, que pedagogo descreveu seu desenvolvimento técnico e prático na educação infantil?
	
	
	
	Rui Barbosa
	
	
	Vygotsky
	
	
	Paulo Freire
	
	
	Comenius
	
	
	Rousseau
	
	
	
	
	
	
		5.
		É fundamental que o corpo humano seja referenciado na sua construção histórica, que compõe um cenário diferenciado para cada tempo e condição humana. As cenas marcam os movimentos e as manifestações identidárias que caracterizam a figura humana, o corpo, e os torna o grande centro das atenções. A partir da afirmativa acima podemos dizer que:
I - O corpo passou a ter uma imagem comercial, afetiva e social, a partir daí ele passou a ser mais bem cuidado, para que se tenham as conquistas tanto nos campos afetivos como sociais.
 II - A busca desenfreada pelo corpo perfeito fez com as pessoas passassem a ingerir a ingerir os alimentos em demasia e depois como forma de equilíbrio eram obrigadas a expelir o alimento, causando doenças como a bulimia.
 III - O corpo almejado da Barbie fez com as mulheres parassem de ingerir alimentos para equilíbrio de peso, gerando assim a anorexia.
IV - A ingestão de vitaminas, remédios para emagrecer ingeridos de forma aleatória na busca do peso ideal não causam nenhuma complicação a saúde do corpo.
 Marque a alternativa correta:
	
	
	
	As alternativas I, III e IV estão corretas.
	
	
	Somente a alternativa I está correta.
	
	
	Somente a alternativa IV está correta.
	
	
	As alternativas I, II e IV estão corretas.
	
	
	As alternativas I, II, III estão corretas.
	
	
	
	
	
	
		6.
		Em relação à importância das representações sobre a idade e a percepção do corpo físico pode-se falar de várias dimensões. Qual é a alternativa que melhor responde a respeito dessas dimensões?
	
	
	
	dimensão biológica e simbólica
	
	
	As alternativas A, B e C estão corretas.
	
	
	dimensão simbólica e representacional
	
	
	dimensão biológica e social
	
	
	dimensão prática e didática
	
	
	
	
	
	
	
		7.
		Segundo Cassimiro e Galdino (2012), temos um corpo que irá se valorizar pela sua eficiência de produzir. Nessa concepção o  indivíduo era considerado como máquina, totalmente individualizado e competitivo.Trata-se da visão do...
	
	
	
	corpo na perspectiva da contemporaneidade;
	
	
	corpo na  perspectiva da modernidade;
	
	
	corpo na época da Pré-história;
	
	
	Corpo na  perspectiva   Higienista.
	
	
	corpo na perspectiva popular;
	
	
	
	
	
	
		8.
		No modelo atual da sociedade brasileira o corpo ocupa um lugar central na discussões sobre valores e estética. A escola é o local que deverá mediar estes diálogos e o professor de educação física é considerado o profissional capacitado para tal, contextualizando e aplicando vivências, brincadeiras, lutas e jogos de cada cultura. Este conceito pode ser entendido como a ¿compreensão do corpo humano como elemento histórico, repleto de significados e inserido num contexto social que lhe imprime diferentes valores, possibilitando atuações distintas¿. O conceito descrito acima está coadunado com a ideia chamada:
	
	
	
	Cultura corporal.
	
	
	Cultura Erudita.
	
	
	Cultura de Massa.
	
	
	Cultura popular.
	
	
	Cultura Hegemônica.