Logo Passei Direto
Buscar

Modelo atômico de Rutherford (Resumo)

User badge image

Enviado por Natália Rosa Vieira em

páginas com resultados encontrados.
páginas com resultados encontrados.

Prévia do material em texto

Modelo atômico de Rutherford (1911)
	
“Modelo Planetário”
	
Características:
Átomos são nucleares.
O núcleo é pequeno e denso (10000 a 100000 vezes menor que o átomo).
O núcleo concentra toda a massa do átomo.
O núcleo é formado por prótons (carga positiva).
Os elétrons (carga negativa) giram ao redor do núcleo numa região chamada eletrosfera. 
Rutherford assimilou o núcleo ao sol e os elétrons aos planetas, por isso “Modelo Planetário”.
	
	
Experiência de Rutherford: 
Todas as propostas de Rutherford para a criação do seu modelo atômico foram resultado de um experimento em que ele incidiu feixes de radiação alfa (oriundos de polônio radioativo presente em uma caixa de chumbo) sobre uma fina lâmina de ouro, com uma placa de metal coberta de sulfeto de zinco atrás e nas laterais. O sulfeto de zinco é um sal que, ao receber radiação, brilha.
Rutherford, então, observou que três pontos (1, 2, 3), em especial, brilharam durante esse experimento.
Ponto (1) (maior incidência de brilho): indicava que a radiação alfa atravessou a lâmina de ouro sem problema algum, pois estaria na direção do orifício de abertura do bloco de chumbo;
Ponto (2) (pequena incidência de brilho): indicava que a radiação alfa atravessou a lâmina de ouro, mas que teria sofrido desvios durante a travessia;
Ponto (3) (uma quantidade extremamente pequena de brilho): localizado à frente da lâmina de ouro, indicava que radiação alfa não atravessou.
	
	
 Resultado da Experiência de Rutherford: 
Radiação alfa que atinge o ponto (1): a radiação alfa é positiva e passa por uma região do átomo de imensos espaços vazios. Também há a presença de elétrons em alguns orbitais.
Radiação alfa que atinge o ponto (2): a radiação alfa atravessa os átomos da lâmina de ouro, porém chega a um determinado momento em que ela passa próxima do pequeno núcleo do átomo, que é carregado positivamente, gerando repulsão na radiação.
Radiação alfa que atinge o ponto (3): a radiação alfa atravessa os átomos da lâmina de ouro, porém atingem em cheio um pequeno núcleo, que é carregado positivamente, gerando repulsão na radiação.

Mais conteúdos dessa disciplina

Mais conteúdos dessa disciplina