Buscar

Prévia do material em texto

Sistema nervoso central:
ENCÉFALO X CÉREBRO
Encéfalo: conjunto de tecidos nervosos dentro da caixa craniana; pode ser dividido em 3 grandes estruturas: o cérebro (formado pelo telencéfalo e pelo diencéfalo), o cerebelo (na parte posterior do encéfalo, na nuca) e o tronco encefálico (formado por mesencéfalo, ponte e bulbo). 
Cérebro:
Centro para registro das senações;
Tomada de decisões;
Emoções;
Intelecto;
Comportamento;
Memoria;
Raciocínio.
Neurônio: é a unidade estrutural e funcional do sistema nervoso que é especializada para a comunicação rápida e responsável pelo impulso nervoso. Tem a função básica de receber, processar e enviar informações.
Obs: neuroglia
- Bainha de mielina: camada de substâncias de lipídios e proteínas em torno dos axônios, aumentando a velocidade de condição do impulso. 
- Revestimentos protetores do encéfalo:
O SNC é completamente envolvido por membranas conjuntivas que o isolam e protegem, denominadas meninges;
Do plano mais superficial para o mais profundo, observam-se: a dura-máter (paquimeninge, espessa e resistente), a aracnoide e a pia-máter (as duas últimas, em conjunto, chamadas leptomeninges) 
- Dura-máter: é a meninge mais externa, composta por tecido conjuntivo rico em fibras colágenas. No encéfalo, ela é constituída por 2 folhetos:
Externo: periósteo
Interno: meníngeo
O folheto externo é fortemente aderido à face interna dos ossos do crânio.
O folheto interno, em determinadas áreas, destaca-se do externo formando pregas e cavidades.
 4 pregas da dura-máter se introduzem profundamente no interior da cavidade do crânio. Esses septos subdividem a cavidade e proporciona sustentação para o encéfalo, limitando seu movimento.
- Aracnóide: dispõe-se logo abaixo da dura-máter e a ela justaposta. É uma meninge delicada com feixes de tecido conjuntivo elástico. Envia inúmeras trabéculas aracnoides que atravessam o espaço subaracnóideo, em direção à pia-máter. 
- Pia-máter: a mais delicada e mais interna das meninges; está aderida ao tecido nervoso, acompanhando suas elevações e depressões; Ajuda a dar forma e resistência ao tecido nervoso; acompanha os vasos, em especial artérias, levando espaço subaracnóideo ao redor dos vasos até o nível capilar.
- Líquido cefalorraquidiano (LCR): também conhecido como liquor ou fluido cérebro espinhal, é definido como um fluido corporal estéril, incolor, encontrado no espaço subaracnóideo no cérebro e medula espinhal (entre as meninges aracnoide e pia-máter). Função: amortecedora. Atua no suprimento de nutrientes e remoção de resíduos metabólicos do tecido nervoso. É produzido a uma taxa aproximada de 20 ml por hora pelos plexos coroidais. 
- Barreira Hematoencefálica: A barreira sangue-cérebro é uma estrutura de permeabilidade altamente seletiva que protege o SNC de substâncias potencialmente neurotóxicas presentes no sangue e sendo essencial para função metabólica normal do cérebro. É composta de células endoteliais estreitamente unidas, astrócitos. 
Substâncias como o álcool nicotina, cafeína, atravessam essa barreira e são prejudiciais ao SNC, já a maioria dos medicamentos não ultrapassa esta barreira e isto constitui um desafio no tratamento de doenças do SNC.
SUBSTÂNCIA BRANCA X CINZENTA
Subst. Cinzenta: contém corpos celulares neuronais e dendritos (núcleo = cor intensa)
Subst. Branca: composta de axônios mielinizados e amielínicos de muitos neurônios. SNP = feixe de axônios = nervos.
- Córtex cerebral: apresenta coloração cinzenta e localiza-se na área externa do cérebro. É formado por células nervosas e neurônios e é responsável pelo dom da comunicação, sentimentos, assimilação, concentração e memória.
O córtex é segmentado em 4 lobulos, também conhecidos como lobos cerebrais. Cada um desses lobos é responsável por realizar funções específicas no corpo humano.
Esta Foto de Autor Desconhecido está licenciado em CC BY-NC-ND
Responsável pelas ações conscientes.
-Lobos cerebrais:
Lobo frontal - motor
Temporal – audição e memória
Parietal - sensibilidade
Occipital - visão
Da Insula 
- Lobo frontal: cobre a maior área entre os quatro; localizado na região da testa; sua função é atuar no raciocínio, memoria e comunicação. Também atua nos movimentos do corpo pois fazem parte do lobo frontal os córtex pré-motor e motor.
- Lobo Temporal: é responsável pelo funcionamento da audição, recebendo e interpretando os reflexos sonoros provenientes do sistema auditivo; localiza-se na porção do cérebro próxima aos órgãos auditivos.
- Lobo parietal: localiza-se entre o lobo frontal e o occiptal; é segmentado em duas seções: zona anterior e posterior; a zona anterior do lobo parietal é responsável por interpretar as informações provenientes do corpo que são atribuídas à sensação de temperatura e a dor; já a zona posterior é responsável pela assimilação de espaço e localização física. Além disso, através da zona posterior, podemos identificar objetos através do toque.
- Lobo occipital: responsável por receber as informações visuais e transformá-las em imagens projetadas, ou seja, atua nos órgãos da visão. Situa-se atrás do lobo temporal e é o menor dos lobos em termos de dimensões; possui diferentes áreas: a visual primária e a visual secundária. Na área visual primária, a informação recebida pelo ambiente é processada e encaminhada para a área visual secundária, onde é comparada com informações recebidas anteriormente e armazenadas no cérebro. Dessa forma o cérebro é capaz de reconhecer lugares, pessoas, animais ou objetos.
- Lobo da ínsula: lobo profundo, situado no fundo do sulco lateral, no encéfalo; tem forma triangular com vértice ínfero-anterior, está separada dos lobos vizinhos por sulco pré-insulares. 
	
		
	
	
	
	
	
	
	
	
	Lobo Frontal
	 
	Lobo Temporal
	 
	Lobo Parietal
	 
	Lobo Occipital
	 
	Lobo da Ínsula
Hemisférios cerebrais: o cérebro humano é composto por dois segmentos, os hemisférios cerebrais. Cada hemisfério cerebral controla o lado oposto do corpo humano, controlando suas ações e cada um deles é responsável por suas funções correspondentes.
- Hemisfério cerebral direito atua em: 
Controle do lado esquerdo do corpo 
Noções artísticas
Criatividade
Noção espacial
Interpretações musicais
Instinto
- Hemisfério cerebral esquerdo atua em:
Controle do lado direito do corpo;
Dicção e interpretação linguística;
Capacidade de escrever;
Raciocínio logico;
Capacidade de realizar cálculos ou resolver problemas
Analisar situações. 
- Corpo caloso: está localizado na fissura longitudinal que conecta os hemisférios cerebrais direito e esquerdo; é a maior estrutura de substância branca no cérebro, constituindo de 200-250 milhões de projeções axônicas contralaterais; sua função é permitir a transferência de informações entre um hemisfério e outro fazendo com que eles atuem harmonicamente.
É dividido de anterior para posterior em: rosto, joelho, tronco e esplênio;
O tronco do corpo caloso dilata-se posteriormente no esplênio do corpo caloso e se flete, na porção anterior, em direção à base do cérebro, para constituir o joelho do corpo caloso, este se afina para formar o rostro.
- Diencéfalo: 
Está localizado medialmente, entre os hemisférios cerebrais;
É constituído por: tálamo, hipotálamo e epitálamo. 
Tálamo
São duas massas ovaladas constituídas internamente por vários núcleos
Passagem da informação que é encaminhada ao córtex cerebral.
Hipotálamo: 
Localizado inferiormente ao tálamo, separado deste pelo sulco hipotalâmico;
Constituído por Quiasma óptico (cruzamento das fibras nasais da retina); corpos mamilares; túber cinério (formação triangular localizada entre o quiasma óptico e os corpos mamilares), infundíbulo (estende-se até a hipófise).
Epitálamo:
Localizado superiormente ao mesencéfalo;
Formação endócrina;
A principal formação endócrina é a glândula pineal
A glândula atua sobre as gônadas e produção cíclica de melatonina.
- Tronco encefálico: retransmite a informação para o cérebro e cerebelo; localiza-se entrea medula e o diencéfalo e ventralmente ao cerebelo.
Mesencéfalo: processa a informação visual, auditiva e manutenção da consciência.
Ponte: controle motor e visceral (conecta cerebelo ao tronco encefálico)
Bulbo: retransmite a informação sensitiva para o tálamo, frequência cardíaca e pressão arterial.
- Cerebelo: 
Recebe informações indicando a posição do corpo, visuais, táteis e de equilíbrio recebidas pelo encéfalo;
Tenda do cerebelo: separa o lobo occipital;
10% do volume encefálico;
Substância branca – centro/ córtex – subst. Cinzenta
Hemisférios cerebelares direito e esquerdo e uma parte central denominada vérmis
É dividido em lobos: 
1)Flóculo-nodular: relacionado com o equilíbrio
2)Anterior: funções relacionadas ao tônus muscular e propriocepção;
3)Posterior: coordenação dos movimentos
 
- Veias: a dura-máter apresenta cavidades – seios durais: canais venosos recorberto internamente por endotélio que contêm sangue proveniente das veias do encéfalo e do globo ocular; drenam para as veias jugulares internas.
OBS: círculo / polígono de Willis
- Medula espinal: 
Massa cilindre de tecido nervoso situada dentro do canal vertebral, sem ocupá-lo completamente. 
Massa central de substância cinzenta
Formato de H.
Dilatações - Intumescências
Conexão com as raízes nervosas que formam os plexos braquial e lombossacral
Cone medular
Cauda equina: raízes nervosas dos últimos nervos dispostas em torno do cone medular.
Nervos espinais: 31 pares de nervos espinais, numerados e nomeados de acordo com o nível da coluna vertebral
Meninges: dura-máter espinhal, aracnoide e pia-máter

Mais conteúdos dessa disciplina