Buscar

TESTE 03 CONSELHOS DOS DIREITOS DA CRIANÇA E DO ADOLESCENTE

Prévia do material em texto

CONSELHOS DOS DIREITOS DA CRIANÇA E DO ADOLESCENTE
Questão 1
Correto
Atingiu 10,00 de 10,00
Marcar questão
Texto da questão
O Sistema de Atendimento Socioeducativo prevê como responsabilização para os adolescentes que cometem atos infracionais as medidas socioeducativas. Sobre isso é correto afirmar:
 
a. O PIA é um instrumento, em tese, garantidor de direitos, pois articula diversas esferas de vida do adolescente construindo com ele possibilidades de acesso as políticas públicas e novas significações para o ato infracional. 
Correta
b. Crianças, a partir dos 10 anos de idade já podem ser responsabilizadas a partir das medidas socioeducativas, uma vez que já possuem compreensão acerca dos valores da sociedade e entendimento do que é certo ou errado.
c. O foco da medida socioeducativa deve ser punir o adolescente que cometeu um ato infracional e retirá-lo, por um determinado período, do convívio familiar e comunitário.
d. As medidas socioeducativas que constam no ECA são: obrigação de reparar o dano, liberdade assistida e privação de liberdade.
Feedback
Sua resposta está correta.
Nesta questão o importante é compreender  como funciona o SINASE
Questão 2
Correto
Atingiu 10,00 de 10,00
Marcar questão
Texto da questão
O trabalho infantil é considerado uma violação dos direitos humanos de crianças e adolescentes. Também sabemos que muitas crianças trabalham em ocupações insalubres que afetam o seu desenvolvimento. Sobre isso, é incorretodizer:
 
a. A perspectiva da meritocracia aponta que se uma pessoa se esforçar o suficiente, ela pode conseguir bons resultados. Isso é demonstrado a partir dos vários casos de sucesso de artistas que começaram a trabalhar desde crianças e hoje fazem muito sucesso. Portanto, as políticas devem enfrentar a situação de trabalho infantil incentivando o esforço pessoal de crianças e adolescentes. 
Incorreta, pois em um contexto de extrema desigualdade socioeconômica no qual vivem muitas famílias brasileiras, as pessoas não partem do mesmo lugar na disputa e concorrência por vagas de trabalho, por exemplo. Dessa forma, é preciso um esforço de cada pessoa, no entanto, isso não é suficiente para a superação da situação e/ou contexto de vulnerabilidade socioeconômica, violência e violação de direitos.
b. O Trabalho infantil de crianças e adolescentes é, muitas vezes, invisibilizado e não se tem dados e índices precisos sobre essa situação, em virtude da dificuldade em mapear os lugares em que eles trabalham (no meio de plantações, por exemplo), assim como, devido a cultura de muitos lugares que não enxerga que determinada situações e trata de trabalho infantil
c. A maior parte das crianças e adolescentes em situação de trabalho infantil vivem em contextos de pobreza, sem oportunidades efetivas de crescimento e desenvolvimento residindo, predominantemente, em áreas/regiões com precarização econômica, fatores potencializados pela inatividade do poder público e pouca sensibilidade social.
d. O enfrentamento ao trabalho infantil deve ser pensado de forma a articular as políticas e garantir às crianças e adolescentes espaços de aprendizagem e socialização de qualidade
Feedback
Sua resposta está correta.
Compreender aspectos relacionados ao trabalho infantil de crianças e adolescentes
Questão 3
Correto
Atingiu 10,00 de 10,00
Marcar questão
Texto da questão
A violência é considerada um fenômeno complexo e multicausal que ocorre nos mais diversos espaços e atinge a todas as pessoas. Especificamente, sobre crianças e adolescentes ela assume alguns contornos que demarcam posições de poder assimétricas de um adulto sobre a criança ou adolescente. Sobre esse tema é incorreto afirmar:
 
a. As formas de enfrentamento da violência contra crianças e adolescentes devem ser diversificadas e articuladas em rede, pois cada instituição e órgão tem um papel fundamental no Sistema de Garantia de Direitos de crianças e adolescentes.
b. De modo geral, o uso do termo violência é relacionado à ideia de poder, em uma hierarquia por meio da qual o mais forte exerce domínio/opressão sobre o mais fraco.
c. As diversas formas de violência podem ser consideradas violação dos direitos fundamentais do ser humano, pois acarreta um conjunto de consequências físicas, emocionais, psicológicas e patrimoniais que prejudicam o desenvolvimento pleno e saudável das pessoas, assim como, tem efeitos sobre sua qualidade de vida.
d. A família deve ser considerada uma instituição de proteção das crianças e adolescentes e, portanto, não deve ser responsabilizada pelas possíveis situações de violência e violação de direitos que venha a ocorrer com as crianças e adolescentes que estão sob sua responsabilidade. 
Incorreta, pois as famílias também podem ser espaços/instâncias de violência e violação de direitos, como apontam os dados, pesquisas e diagnósticos. Isso acontece por uma série de fatores, dentre eles, uma cultura adultocêntrica, machista, racista e de reprodução de relações de exploração e opressão.
Feedback
Sua resposta está correta.
Nesta questão o importante compreender causas/determinantes e consequências da violência

Mais conteúdos dessa disciplina