Buscar

83afa302-d014-4d04-a698-b2f4def20c74 (1)

Prévia do material em texto

PEDAGOGIA 
 NATALIA RESENDE DA SILVA
RELATÓRIO DO ESTÁGIO CURRICULAR OBRIGATÓRIO II – ANOS INICIAIS DO ENSINO FUNDAMENTAL
São
 José dos campos 
2019
campos
2019
 NATALIA RESENDE DA SILVA
RELATÓRIO DO ESTÁGIO CURRICULAR OBRIGATÓRIO II: ANOS INICIAIS DO ENSINO FUNDAMENTAL
Relatório de Estágio apresentado ao Curso Pedagogia da UNOPAR - Universidade Norte do Paraná, para a disciplina de Estágio Curricular Obrigatório – Anos Iniciais do Ensino Fundamental.
 Professora: Natalia Gomes dos Santos
Tutor à Distância: Josiane Paes de Camargo Borzuk
 São josé dos campos
2019
SUMÁRIO
INTRODUÇÃO	3
CARACTERIZAÇÃO DO CAMPO DE ESTÁGIO	4
DIÁRIOS DE OBSERVAÇÃO DE CAMPO	5
PLANOS DE AULA PARA REGÊNCIA	6
DIÁRIOS DAS REGÊNCIAS	7
CONSIDERAÇÕES FINAIS	8
REFERÊNCIAS............................................................................................................9
INTRODUÇÃO
O estágio supervisionado propõe o fortalecimento entre a teoria e a prática, torna-se um momento de importante contribuição no processo da formação docente.
Proporciona a nós futuros educadores um contato imediato com o ambiente que envolve o cotidiano de um professor de ensino fundamental I.
O relatório presente de estágio foi desenvolvido tendo como base observações realizadas na escola EMEF Prof. Beatriz junqueira silveira Santos, situada na Cidade de jacarei; uma instituição da rede pública municipal.
Durante meu período de permanencia na instituição pude verificar o ambiente escolar, a sala de aula e a rotina dos alunos. Observações criteriosas que nos permite entender na prática um pouco mais do que se da no processo de ensino aprendizagem nesta faixa etária. 
este trabalho tem como objetivo o relato e reflexão a cerca das atividades desenvolvidas durante o estágio supervisionado do ensino fundamental II, os dados relativo ao estágio serão apresentado seguindo um roteiro disponibilizado pelos docentes.
O estágio será realizado ao total de 100 horas, sendo 52 horas em atividades realizadas na Instituição de ensino fundamental; e 48 horas dedicadas ao estudo teórico e ao planejamento
O presente trabalho foi de extrema importância, pois com ele surge a oportunidade para desenvolver algumas habilidades, complementar a teoria através da prática, e refletir principalmente a cerca da construção de nossa identidade enquanto futuros educadores.
E educativo de intervenção.
 Às 52horas destinadas às atividades realizadas na Instituição serão subdivididas em 14 dias, do dia 06 de maio de 2019a22de maio de 2019.
	
CARACTERIZAÇÃO DO CAMPO DE ESTÁGIO
A instituição observada EMEF Profº Beatriz junqueira Silveira Santos, iniciou suas atividades no ano de 1999, sob a orientação pedagógica do Departamento de Educação da Prefeitura Municipal de São José dos Campos.
 A Instituição é supervisionada pela diretor Albert Abdon Abrahão,com uma administração fundamentada nas normas de gestão democrática coma parceria da equipe escolar e da comunidade.
A escola atende cerca de
democraticamente esta aberta a comunidade, procura oferecer a seus alunos um ambiente propício, em condições de atender e realizar todo desenvolvimento 884crianças e adolescentes de ambos os sexos, sendo do 1º ano do fundamental até o 5º ano, e funciona em período manhã e tarde de segunda á sexta- feira, as crianças da manha entrar as 7;00 e sair as 12:00 e os da tarde entrar as 13:00 e sair as 17:45.
 A unidade escolar, fundamentada das atividades sociais, didáticas e pedagógicas, buscando sempre o aperfeiçoamento. Dentre as atividades programadas no calendário escolar, a unidade conduz o educando para uma integração de acordo com sua faixa etária e o desenvolvimento de sua capacidade, proporcionando condições e não somente mostrando o caminho do conhecimento.
 Os projetos desenvolvidos pela unidade são: Pincel Mágico, Criança Segura e estrada para a cidadania.
2.2 Observação da Instituição
1. Dados de Identificação
Nome da instituição: EMEF Prof.ª: Beatriz Junqueira Silveira Santos
Órgão mantenedor: Federal ( ) Estadual ( ) Municipal (X) Particular ( )
Horário de funcionamento: Manhã (X) Tarde (X) Noite ( )
Séries e modalidades de ensino ofertadas: (Ensino fundamental).
Número de alunos: 884
2. Estrutura Física.
Ambientes Físicos:
14 salas de aula, 01 secretarias, 01 pátios,01 refeitórios, 01 cozinhas, 02 sanitários feminino, 02 sanitários masculino, 02 sanitários para professores, 01 banheiros portador de necessidades especiais, 01 salas de leitura, 01 almoxarifados, 01 salas higienista, 01 laboratórios de aprendizagem, 01 salas de recursos, 01 salas dos professores.
3. Profissionais
Diretor.ALBERT ABDON ABRAHÃO,
Assistente de direção: Luciana Alves Rosas
Orientadoras Educacionais: Sandra Rezende				
Atribuições do diretor: Em parceria com a equipe escolar, organizar o projeto político pedagógico respeitando as diretrizes da política de ensino do município, podendo assim assegurar a sua efetivação. Primar pelo bom funcionamento da escola e desenvolvimento integral de seus alunos.
- Secretário:1	
- Número de funcionários de serviços gerais: 6
Atribuições dos funcionários de serviços gerais: Limpeza das salas, limpeza dos banheiros, pátios, teatro, e zelo pela escola.
- Outros funcionários e atribuições: Merendeiras (suas atribuições são zelar pela limpeza da cozinha e fazer a comida para os alunos).
Conselho de escola: participação pais, alunos e funcionários.
Atribuições: Resolver assuntos que favoreçam a melhoria da escola, auxiliar no bom funcionamento da escola.
- Corpo Docente – números de professores: 23 PI e 16 PII. 
Neste ano estão sendo realizados projetos Pincel Mágico, Criança Segura e estrada para a cidadania. No período de estágio a escola estava realizando o projeto criança segura, realizado no ano de 2014, com o objetivo de promover a cultura de prevenção de acidentes dentro e fora da escola.
Os alunos com necessidades especiais na escola têm uma atenção diferenciada em relação a seus limites, neste ano há uma criança no ensino fundamental I, com Síndrome de down, existe a ajuda da estagiária para esta aluna, mas não há nenhuma pessoa preparada para estar auxiliando esta criança. As tem um convívio muito bom entre as crianças e professoras e seus colegas a professora sempre muito carinhosa com as crianças. As crianças sempre participativa as atividades a qual e feitas com elas.
	A instituição desenvolve suas atividades fundamentadas no método sócio construtivista, desenvolvendo as seguintes ações: avaliação permanente; respeito às características individuais; desenvolvimento de métodos eficazes de raciocínio; reconhecimento de controle de saúde; temas transversais; domínio da leitura e noções matemáticas.
REFLEXÃO PESSOAL: 
Pontos positivos: agrupamentos produtivos, Recursos das novas tecnologias, sala de informática, Leitura dinâmica, Revisão coletiva de texto, trabalho com apostila, sequência das atividades planejada para a aplicação, Organização do tempo por rotina, grupo de estudo, uma estrutura
Pontos negativos: Mais tempo para revisão de texto e aulas de artes
 ENTREVISTA COM O RESPONSÁVEL PELO PROCESSO ENSINO-APRENDIZAGEM NA ESCOLA
Identificação da escola: Escola Beatriz Junqueira Silveira Santos
Nome do Professor (a):Sandra Rezende
Série: Orientadora Pedagógica- 1° ao 5°ano
Quais são as suas atribuições?
 Orientar o trabalho pedagógico na Unidade Escolar, auxiliando na elaboração do planejamento, acompanhando a prática em sala de aula e avaliando as ações junto aos professores. Também há um horário de trabalho coletivo destinadoá formação dos professores em que sou responsável.
Como se organiza o trabalho didatico na escola ( formas de planejamento, definição de procedimentos metodologicos e dos conteudos que serão trabalhados, organizados de projetos)?
 Conforme a proposta pedagógica da Rede Municipal de Educação, o trabalho didáticodo conhecimento ( Linguagem Oral e Escrita, Matemática, Artes Visuais, Natureza e Sociedade, Música, e Movimento) é organizado em projetos (com atividades destinadas a um produto final), sequência de atividades e atividades permanentes. Para cada nível há expectativas de aprendizagem que buscamos alcançar.
Em que espaços e com qual frequencia são realizados as formações docentes? Quais assuntos são mais tratados nesses encontros?
 O HTC acontece duas vezes por semana ( 5h no total) na sala dos professores, onde abordamos assuntos de formação relacionados aos eixos do conhecimento, a tematização da prática da sala de aula, avaliação das ações da Unidade Escolar e levantamento de possibilidade para qualificar nosso trabalho.
Você acredita que relacionar a teoria que sustenta a proposta pedagogica escolar à pratica utilizada em sala de aula é uma dificuldade encontrada pelos professores? De acordo com a sua experiência, por que ocorre essa dificuldade?
 Com certeza, a maior dificuldade que encontramos é alinhar teoria e prática; pois para isso muitas vezes é preciso mudar de concepção, acreditar na proposta e isso não acontece “do dia para a noite”, mas em um processo constante de reflexão-ação-reflexão.
permanentes. Para cada nível há expectativas de aprendizagem que buscamos alcançar.
Em que espaços e com qual frequencia são realizados as formações docentes? Quais assuntos são mais tratados nesses encontros?
 O HTC acontece duas vezes por semana ( 5h no total) na sala dos professores, onde abordamos assuntos de formação relacionados aos eixos do conhecimento, a tematização da prática da sala de aula, avaliação das ações da Unidade Escolar e levantamento de possibilidade para qualificar nosso trabalho.
Você acredita que relacionar a teoria que sustenta a proposta pedagogica escolar à pratica utilizada em sala de aula é uma dificuldade encontrada pelos professores? De acordo com a sua experiência, por que ocorre essa dificuldade?
 Com certeza, a maior dificuldade que encontramos é alinhar teoria e prática; pois para isso muitas vezes é preciso mudar de concepção, acreditar na proposta e isso não acontece “do dia para a noite”, mas em um processo constante de reflexão-ação-reflexão.
 DIARIOS DE PLANO DE AULA
– PLANO DE AULA I 
Escola:EMEF PROF: Beatriz Junqueira Silveira Santos
Nome do professor: VIVIANE
Série/ano:1º ano
Duração da atividade: 2 horas
- CONTEÚDO:
	Pesquisando e escrevendo sobre os animais.
- OBJETIVOS:
	Ampliar o conhecimento sobre a variedade de animais.
	Observar, registrar e comunicar algumas semelhanças e diferenças entre os animais.
	Avançar no conhecimento sobre o funcionamento do sistema de escrita e na aquisição da leitura e da escrita convencional.
	Ler para localizar informações.
	Desenvolver o comportamento leitor e escritor durante o processo de produção textual.
- METODOLOGIA:
	Iniciar a aula explicando que eles aprenderão algumas semelhanças e diferenças entre os animais.
	Elaborar perguntas e através delas iniciar um debate.
	Apresentação quanto à classificação dos animais, formas de locomoção, alimentação, hábitos noturno e diurnos e animais vertebrados e invertebrados.
	Desenhos dirigidos e espontâneos.	
- RECURSOS:
	Folha sulfite, lápis preto, lápis de cor, borracha e livros.
- AVALIAÇÃO:
 Avaliar durante as atividades: Estimulando, orientando e desafiando os alunos.
 Registrar os avanços da turma, de uma forma em geral, e individualmente, de cada criança. Desta forma acompanhando o desenvolvimento do aluno.
– PLANO DE AULA II 
Escola:EMEF Profº Beatriz Junqueira Silveira Santos
Nome do professor:VIviane
Série/ano: 1º ano
Duração da atividade: 2 horas
- CONTEÚDO:
	Pesquisando e escrevendo sobre os animais.
- OBJETIVOS:
	Ampliar o conhecimento sobre a variedade de animais.
	Observar, registrar e comunicar algumas semelhanças e diferenças entre os animais.
	Avançar no conhecimento sobre o funcionamento do sistema de escrita e na aquisição da leitura e da escrita convencional.
	Ler para localizar informações.
	Desenvolver o comportamento leitor e escritor durante o processo de produção textual.
- METODOLOGIA:
	Entregar livros e enciclopédias sobre animais.
	Realizado leitura de um texto referente aos animais.
	Explicação de como utilizar o índice de uma enciclopédia.
	Listagem com nome de animais em ordem alfabética.
	Uso de livros e enciclópedias de forma dirigida e expontânea. 	
- RECURSOS:
	Folha sulfite, lápis preto, borracha, livros e enciclopédias.
- AVALIAÇÃO:
 Avaliar durante as atividades: Estimulando, orientando e desafiando os alunos.
 Registrar os avanços da turma, de uma forma em geral, e individualmente, de cada criança. Desta forma acompanhando o desenvolvimento do aluno.
– PLANO DE AULA III 
Escola:EMEF Profº Beatriz Junqueira Silveira Santos
Nome do professor:Viviane
Série/ano: 1º ano
Duração da atividade: 2 horas
- CONTEÚDO:
	Pesquisando e escrevendo sobre os animais.
- OBJETIVOS:
	Ampliar o conhecimento sobre a variedade de animais.
	Observar, registrar e comunicar algumas semelhanças e diferenças entre os animais.
	Avançar no conhecimento sobre o funcionamento do sistema de escrita e na aquisição da leitura e da escrita convencional.
	Ler para localizar informações.
	Desenvolver o comportamento leitor e escritor durante o processo de produção textual.
- METODOLOGIA:
	Organizar a sala em dupla, entregar uma folha com imagens de animais e solicitar aos alunos que escrevam os nomes dos mesmos e as características que eles lembrarem.
	Deixar a disposição letras do alfabeto, fichas com anotações sobre os animais e os livros e enciclopédias.
	Com o intuito de auxiliar na escrita, ler para os alunos as fichas relacionadas aos animais.
	Intervenção quando necessário, e solicitar a pintura do mesmo.	
- RECURSOS:
	Folha sulfite, lápis preto, lápis de cor,borracha, letras do alfabeto, fichas, livros e enciclopédias.
- AVALIAÇÃO:
 Avaliar durante as atividades: Estimulando, orientando e desafiando os alunos.
 Registrar os avanços da turma, de uma forma em geral, e individualmente, de cada criança. Desta forma acompanhando o desenvolvimento do aluno.
– PLANO DE AULA IV 
Escola:EMEF Profº Beatriz Junqueira Silveira Santos
Nome do professor: Viviane
Série/ano: 1º ano
Duração da atividade: 2 horas
- CONTEÚDO:
	Pesquisando e escrevendo sobre os animais.
- OBJETIVOS:
	Ampliar o conhecimento sobre a variedade de animais.
	Observar, registrar e comunicar algumas semelhanças e diferenças entre os animais.
	Avançar no conhecimento sobre o funcionamento do sistema de escrita e na aquisição da leitura e da escrita convencional.
	Ler para localizar informações.
	Desenvolver o comportamento leitor e escritor durante o processo de produção textual.
- METODOLOGIA:
	Organizar os alunos de forma produtiva, para juntos criarmos um quadro com os animais estudados e suas caracteristicas.
	Deixar a disposição letras do alfabeto, fichas com anotações sobre os animais e os livros e enciclopédias.
	Com o intuito de auxiliar na escrita, ler para os alunos as fichas relacionadas aos animais.
	Intervenção quando necessário,
	Após a montagem do quadro, fazer a correção de forma coletiva.
	E com o propósito de estimular a turma, fizemos dobraduras de cachorrinhos e gatinhos.	
- RECURSOS:
	Folha sulfite, lápis preto, lápis de cor,borracha, letras do alfabeto, fichas, livros e enciclopédias.
- AVALIAÇÃO:Avaliar durante as atividades: Estimulando, orientando e desafiando os alunos.
 Registrar os avanços da turma, de uma forma em geral, e individualmente, de cada criança. Desta forma acompanhando o desenvolvimento do aluno.
– PLANO DE AULA V 
Escola:EMEF Profº Beatriz Junqueira Silveira Santos
Nome do professor: Cynthia Fernandes da Silva
Série/ano: 1º ano
Duração da atividade: 2 horas
- CONTEÚDO:
	Pesquisando e escrevendo sobre os animais.
- OBJETIVOS:
	Ampliar o conhecimento sobre a variedade de animais.
	Observar, registrar e comunicar algumas semelhanças e diferenças entre os animais.
	Avançar no conhecimento sobre o funcionamento do sistema de escrita e na aquisição da leitura e da escrita convencional.
	Ler para localizar informações.
	Desenvolver o comportamento leitor e escritor durante o processo de produção textual.
- METODOLOGIA:
	Realizar uma saída no jardim da escola, para localizar e identificar os animais que poderiamos encontrar no jardim da escola.
	Dividir entre os alunos, quais animais será possível encontrar, e solicitar que cada aluno faça a sua anotação pessoal.
	Retornar a sala, fazer a leitura das anotações, corrigir e acrescentar as informações que se façam necessárias.
- RECURSOS:
	Folha sulfite, lápis preto.
- AVALIAÇÃO:
 Avaliar durante as atividades: Estimulando, orientando e desafiando os alunos.
 Registrar os avanços da turma, de uma forma em geral, e individualmente, de cada criança. Desta forma acompanhando o desenvolvimento do aluno.
DIARIOS DE REGÊNCIA:
Aula I
	A aula foi iniciada explicando aos alunos que os mesmo aprenderiam semelhanças e diferenças entre os animais, foi utilizado perguntas sobre os animais com o intuito de gerar interesse na turmaatravés de um debate respeitando suas experiências prévias.
	Após a explicação de como os animais são classificados, formas de locomoção, alimentação, hábitos noturno e diurnos e animais vertebrados e invertebrados, A turma foi dividida em grupos de 4 alunos e foi distribuidos livros com imagens de animais e solicitado que através do debate os mesmo classificassem os animais.
	Após esse momento, foi solicitado que cada aluno fizesse um desenho de um animal.
Aula II
	Dando continuidade a aula anterior, foi entregue aos alunos diferentes enciclopédias e livros sobre animais.
	Fizemos uma leitura referente a alguns animais específicos, falando sobre suas caracteristicas e hábitos. No decorrer da leitura contei com a participação dos alunos realizando perguntas do tipo? - O corpo deste animal é revestido com pelos, penas ou escamas? – Tem hábitos noturnos ou diurnos? Etc...
	Foi explicado aos alunos como eles poderiam utilizar a enciclopédia, como funciona o índice da mesma e de que forma eles poderiam localizar o que procurava.	
	Entreguei aos alunos uma cópia de uma lista com nome de animais em ordem alfabética, os nomes foram lidos de forma aleatória, solicitando para os mesmos que fossem circulados as palavras lidas, sempre acompanhando e intervindo quando necessário.
	Ao final foi formado grupos de 3 alunos e os mesmo puderam livremente explorar os livros de acordo com o seu interesse.
Aula III
	Inicialmente, os alunos foram organizados em dupla, foi entregue uma folha com imagens de animais e solicitado que os mesmos escrevessem da melhor forma que pudessem os nomes e as características de cada animal.
	Para auxiliar as crianças, deixei a disposição letras do alfabeto, fichas com anotações sobre os animais e os livros e enciclopédias. Mantendo o intuito de ajudar fiz as leituras das fichas juntamente com eles.
	Enquanto os mesmos foram desenvolvendo as atividades fui acompanhando cada dupla e intervindo quando necessário.
	Ao termino da escrita, solicitei que fosse feito a pintura da atividade.
Aula IV
	Expliquei ao alunos que iriamos criar um quadro com as características de cada animal que estudamos anteriormente.
	A intenção é registrar as informações das etapas anteriores e juntamente trabalhar a escrita.
	Entreguei aos alunos uma tabela em branco, onde juntos fomos colocando os nomes e as características de alguns animais, intencionalmente deixei algumas colunas vazias para que os alunos tentassem preencher sozinhos.
	A turma foi organizada em duplas de forma produtiva, ou seja, alunos com escrita silábica, que já fazem o uso do valor sonoro convencional, com alunos com escrita silábica que fazem pouco ou nenhum uso do valor sonoro.
	Foi realizado o acompanhamento, intervindo quando necessário e perguntando as duplas se eles concordavam com a maneira que escreveram e porque?
	Por fim foi realizado a correção da tabela.
Aula V
	Como última aula do projeto, foi proposto a turma uma saída pelo jardim da escola, para verificarmos quais os animais conseguiriamos encontrar.
	Solicitei ao alunos que disessem quais animais poderiamos encontrar e assim dividi os animais por grupo, dessa forma cada grupo focaria em um animal específico, facilitando a observação das características.
	Mesmo a atividade sendo em grupo, solicitei que cada aluno fizesse a sua anotação.
	De volta a sala, os alunos sentaram com os seus grupos e fomos fazendo a leitura de suas anotações, assim fizemos as devidas correções e observações necessárias.
	Desta forma concluimos nosso projeto sobre os animais.
REGÊNCIA
CRONOGRAMA DE ATIVIDADES (estratégias da proposta):
Foi proposta à instituição, a aplicação do projeto: Pesquisando e escrevendo sobre os animais, por meio de estratégias prazerosas, através da escrita, leituras e pesquisas, o trabalho visa também contribuir para a formação de alunos críticos, participativos e desta forma incentivando assim o respeito ao próximo e suas individualidades.
O projeto foi realizado na instituição em 20 horas, em 5 dias, sendo trabalhado 4 horas diárias. E os materiais foram apresentados aos alunos após a explicação e aceitação do mesmo, com alguns recursos da própria escola e outros por mim. O projeto foi explicado e trabalhado em grupos, permitindo a interação de toda a classe, de forma clara, objetiva e dinâmica.
CRITÉRIOS DE AVALIAÇÃO:
 Avaliar durante as atividades: Estimulando, orientando e desafiando os alunos.
 Registrar os avanços da turma, de uma forma em geral, e individualmente, de cada criança. Desta forma acompanhando o desenvolvimento do aluno.
	Durante todo o projeto procurei trabalhar de forma clara, objetiva e dinâmica, respeitando a idéia de todos, tive grande apoio da professora, e desempenho de todos os alunos, ao qual resultou com plena satisfação a realização de todo o projeto.
Trabalhar com a Ensino fundamental, implica em uma articulação entre o cuidar e o educar. Nesta fase o trabalho pedagógico precisa estar estruturado em uma rotina que envolva ação, flexibilidade e limites.
CONSIDERAÇÕES FINAIS
Na articulação entre o cuidar e o educar, o professor precisa considerar as crianças como seres afetivos, com necessidades de se desenvolver não só intelectualmente, mas as físicas e emocionais, fazendo com que se sintam especiais e possam desenvolver plenamente a sua personalidade.
Assim neste estágio tive oportunidade de observar e desenvolver projetos nos quais as crianças acabam mostrando suas necessidades, que quando detectadas, podem na maioria das vezes serem atendidas.
Foi importante perceber a criança como um ser em desenvolvimento, com vontade e decisões próprias, cujos conhecimentos, habilidades e atitudes são adquiridos em função de suas experiências, em contato com o meio, e através de uma participação ativa na resolução de problemas e dificuldades. 
O professor antes de tudo precisa valorizar o que cada criança traz de “bagagem”, é importante mostrar a eles que também são importantes e que nós também estamos aprendendo com eles; pois ao meu entender o ser humano é um ser em constante aprendizado. Destacar pontos importantes, relevantes enfim situaçõesque colaboraram para o desenvolvimento do estágio e da formação acadêmica.
 Exemplo: A realização do Estágio Supervisionado permitiu o contato com a realidade escolar, nos possibilitando conhecer os elementos presente na rotina das instituições, desde a prática pedagógica do educador, bem como o trabalho de todos os envolvidos com a escola e o processo de ensino-aprendizagem, buscando atingir o objetivo que contempla a formação do indivíduo. 
REFERÊNCIAS:
Projeto Político Pedagógico: EMEF Prof.ª Beatriz Junqueira Silveira Santos
Orientação da professora regente: Viviane Cristiane
http://revistaescola.abril.com.br/planos-de-aula/
Livro com um único autor PARO Vitor Henrique. Administração escolar: introdução crítica. 7. ed. São Paulo: Cortez, 1996. 
Livro com até três autores TOMMASI, L.; WARDE, M. J; HADDAD, S. O Banco Mundial e as políticas educacionais. São Paulo: Cortez, 1996.
 Legislação: BRASIL. Constituição (1988). Constituição da República Federativa do Brasil. Brasília DF: Senado, 1999.