Buscar

ATIVIDADE CONTEXTUALIZADA farmacologia

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Prévia do material em texto

VERSÃO:01
FARMACOLOGIA BÁSICA 
ATIVIDADE CONTEXTUALIZADA
DADOS DO(A) ALUNO(A):
	NOME:ANNA CRISTINA KROGER BARBOSA
	MATRÍCULA:01270082
	CURSO:FARMÁCIA 
	POLO:VITÓRIA DA CONQUISTA
	PROFESSOR(A) ORIENTADOR(A): MAYARA FERREIRA 
Diante da relevância desse tema, tendo como base as informações aqui fornecidas e o seu aprendizado no decorrer da disciplina de Farmacologia Básica, explique qual o mecanismo pelo qual os organofosforados causam intoxicação e relacione esse mecanismo, com detalhes moleculares e cascatas de sinalização envolvidas, com os sinais e sintomas citados no caso clínico.  Comente a conduta farmacológica tomada no caso, explicando/justificando o emprego de cada fármaco utilizado.  
Dica: Aproveite essa oportunidade para revisar os mecanismos moleculares que envolvem a ativação de receptores ligados às proteínas Gq, Gi e canais iônicos ativados por ligante.  
 Os organofosforados é um inseticida agrotóxicos utilizado desde o século xx, são produtos químicos ou biológicos utilizados para eliminar doenças ou pragas que prejudicam a produção agrícola. Sabemos que os organofosforados são absorvidos pelo organismo humano pelas vias orais cutânea e respiratória sendo sintetizados rapidamente seu mecanismo de ação se dá principalmente pela inibição enzimática. O paciente citado na situação, foi intoxicado por um inibidor de organofosforados sendo uma intoxicação aguda, os sintomas foram vários visão turva fraqueza salivação intensa dificuldade de respirar vômito infecção e micção involuntária, a medida de primeiros socorros foi imediata removeram as vestes do paciente para que evitasse uma maior contaminação devido às suas roupas estarem contaminadas. A conduta farmacológica utilizada para resolver o caso em questão foram os fármacos: sulfato de atropina, que tem ação de inibir resposta dos nervos pós-ganglionares e colinérgicos produzindo dilatação da pupila toxina utilizando como antídoto no caso de intoxicação por organofosforados fazendo o quê com que haja uma ativação da colinesterase que foram desativado devido a intoxicação pelo agrotóxico. Foram tomada também as devidas providências monitoração respiratória, limpeza de secreções, gasometria e raio-x de tórax monitoração cardíaca, controle hidroelétrico, avaliação da função renal e hepática medidas sintomáticas e de manutenção.