Buscar

A POL ORAL E ESCRITA 2019

Prévia do material em texto

Questão 1/5 - Fundamentos e Metodologias Para Aquisição da Linguagem Oral e Escrita
Considere o seguinte excerto de texto: 
“[Para Piaget], ‘o conhecimento não procede nem da experiência única dos objetos nem de uma programação inata pré-formada no sujeito, mas de construções sucessivas com elaborações constantes de estruturas novas’ [...]. Quer dizer, o processo evolutivo da filogenia humana tem uma origem biológica que é ativada pela ação e interação do organismo com o meio ambiente - físico e social - que o rodeia [...], significando entender com isso que as formas primitivas da mente, biologicamente constituídas, são reorganizadas pela psique socializada, ou seja, existe uma relação de interdependência entre o sujeito conhecedor e o objeto a conhecer”.
Após esta avaliação, caso queira ler o texto integralmente, ele está disponível em: TERRA, Márcia R. O desenvolvimento humano na teoria de Piaget. <http://www.unicamp.br/iel/site/alunos/publicacoes/textos/d00005.htm>. Acesso em 17 jul. 2017.
Tomando por base os conteúdos do texto-base Aquisição da linguagem segundo a Psicologia Interacionista: Três abordagens sobre os estudos de Piaget com relação ao desenvolvimento da aquisição e da aprendizagem da linguagem pela criança, analise as afirmações a seguir:
I. Piaget entende a inteligência como uma das manifestações da vida, ou seja, uma forma de adaptação.
II. Para Piaget, em todos os níveis de desenvolvimento, há a adaptação do sujeito a seu meio pela interação.
III. Conforme Piaget, o desenvolvimento do sujeito é contínuo e se dá por meio de processos de assimilação e acomodação.
IV. Piaget estudou os distúrbios do desenvolvimento psicomotor e mental da criança e fez comparações com o mundo animal e a história da humanidade. 
Agora, assinale a alternativa que apresenta as afirmativas corretas:
	C
	Apenas I, II e III são corretas.
Questão 2/5 - Fundamentos e Metodologias Para Aquisição da Linguagem Oral e Escrita
Leia o excerto de texto a seguir: 
“Ao mesmo tempo em que a criança se familiariza com o Sistema de Escrita Alfabética, para que ela venha a compreendê-lo e a usá-lo com desenvoltura, ela já participa, na escola, de práticas de leitura e escrita, ou seja, ainda começando a ser alfabetizada, ela já pode (e deve!) ler e escrever, mesmo que não domine as particularidades de funcionamento da escrita. Na verdade, hoje não se pretende mais que o aluno primeiro se alfabetize e, só depois de ‘pronto’, possa usar a escrita para ler e escrever, e formular hipóteses sobre a organização do sistema de escrita alfabética; espera-se que os dois processos ocorram simultânea e complementarmente”.
Após esta avaliação, caso queira ler o texto integralmente, ele está disponível em: LEAL, Telma Ferraz; MENDONÇA, Márcia; MORAIS, Artur Gomes de; LIMA, Margareth Brainer de Queiroz. O lúdico na sala de aula: Projetos e jogos. Fascículo 5. In: BRASIL. Ministério da Educação. Pró-Letramento: Programa de Formação Continuada de Professores dos Anos/Séries Iniciais do Ensino Fundamental: Alfabetização e linguagem. Brasília: Ministério da Educação, Secretaria de Educação Básica, p. 1-37, 2008. p. 6. 
Levando em conta os conteúdos do texto-base Reproduzir ou construir conhecimento? Funções da escrita no contexto escolar português sobre as potencialidades da escrita enquanto ferramenta de aprendizagem, analise as asserções a seguir:
I. A escrita facilita a reflexão sobre o próprio processo de construção desse conhecimento.
II. A escrita não pode ser considerada como um instrumento de aprendizagem, visto que ela exige processos demasiadamente complexos de interação e reformulação de enunciados.
III. O registo do processo de construção do conhecimento por meio da escrita pode ser feito a partir do uso de diversos gêneros textuais, como diários de aprendizagem, notas de campo, portfólios de percurso, balanços de aprendizagem etc. 
Está correto apenas o que se afirma em:
	
E
	
I III
Questão 3/5 - Fundamentos e Metodologias Para Aquisição da Linguagem Oral e Escrita
Atente para a seguinte citação: 
“Se a escrita é compreendida como um código de transcrição, sua aprendizagem é concebida como uma habilidade técnica. Porém, se a escrita é entendida como um sistema de representação, sua aprendizagem se define como apropriação conceitual”.
Após esta avaliação, caso queira ler o texto integralmente, ele está disponível em: DAMBROS, Aline R. T.; SILVA, Michele J. de C. A. Alfabetização: A desmetodização do ensino da língua materna e as redefinições educacionais na década de 1980. p. 3,4. <http://alb.org.br/arquivo-morto/edicoes_anteriores/anais17/txtcompletos/sem12/COLE_4021.pdf>. Acesso em 26 jul. 2017.
Conforme os conteúdos do texto-base Contribuições teóricas de Emilia Ferreiro e Ana Teberosky sobre a Psicogênese da Língua Escrita, analise as asserções a seguir:
I. Em conformidade com a Psicogênese da Língua Escrita, o aprendizado do sistema de escrita se caracterizaria como um processo ativo, no qual a criança constrói e reconstrói hipóteses sobre a sua natureza e o seu funcionamento a partir de seus primeiros contatos com a escrita.
II. Um dos pressupostos da Psicogênese da Língua Escrita é o fato de que a alfabetização ocorre por meio da redução da escrita a um processo de associação entre grafemas e fonemas.
III. O sistema de escrita alfabética é um código que se aprende por memorização e fixação, de acordo com a Psicogênese da Língua Escrita. 
Está correto apenas o que se afirma em
	B
	I
Questão 4/5 - Fundamentos e Metodologias Para Aquisição da Linguagem Oral e Escrita
Leia o fragmento de texto a seguir: 
“Wallon argumenta que as trocas relacionais da criança com os outros são fundamentais para o desenvolvimento da pessoa. As crianças nascem imersas em um mundo cultural e simbólico, no qual ficarão envolvidas em um ‘sincretismo subjetivo’, por pelo menos três anos. Durante esse período, de completa indiferença entre a criança e o ambiente humano, sua compreensão das coisas dependerá dos outros, que darão às suas ações e movimentos formato e expressão”.
Após esta avaliação, caso queira ler o texto integralmente, ele está disponível em: BASSO, Cíntia M. Algumas reflexões sobre o ensino mediado por computadores. <http://coral.ufsm.br/lec/02_00/Cintia-L&C4.htm>. Acesso em 21 jul. 2017.
Conforme com os conteúdos do texto-base Aquisição da linguagem segundo a Psicologia Interacionista: Três abordagens sobre os estudos de Wallon, analise as assertivas que seguem e marque V para as asserções verdadeiras, e F para as asserções falsas.
I. ( ) Para Wallon, desde que nasce, o bebê define-se como um ser social.
II. ( ) Segundo Wallon, as relações humanas auxiliam no desenvolvimento cognitivo do sujeito desde seu nascimento.
III. (  ) Wallon considera o desenvolvimento da criança em um único estágio, denominado sensório-emocional.
IV. ( ) Wallon dividiu o desenvolvimento da criança em dois estágios: sensório-motor e operatório. 
Agora, assinale a alternativa que apresenta a sequência correta:
	
E
	
V – V – F – F
Questão 5/5 - Fundamentos e Metodologias Para Aquisição da Linguagem Oral e Escrita
Atente para a seguinte citação: 
“[Para Vygostky], pensamento e linguagem associam-se devido à necessidade de intercâmbio durante a realização do trabalho. Porém, antes dessa associação, a criança tem a capacidade de resolver problemas práticos (inteligência prática), de fazer uso de determinados instrumentos para alcançar determinados objetivos. Vygotsky chama isto de fase pré-verbal do desenvolvimento do pensamento e uma fase pré-intelectual no desenvolvimento da linguagem”.
Após esta avaliação, caso queira ler o texto integralmente, ele está disponível em: BASSO, Cíntia M. Algumas reflexões sobre o ensino mediado por computadores. <http://coral.ufsm.br/lec/02_00/Cintia-L&C4.htm>. Acesso em 21 jul. 2017.
Considerando os conteúdos do texto-base Aquisição da linguagem segundo a Psicologia Interacionista: Três abordagens sobre os estudos de Vygotsky, analise as afirmaçõesa seguir:
I. Quando a criança, por exemplo, puxa um pano para conseguir obter um objeto que está em cima deste, ela está utilizando um instrumento que media sua relação com o ambiente.
II. Quando a criança utiliza um instrumento para mediar sua relação com o ambiente, mostra que ela já domina a linguagem desde o seu nascimento.
III. A fala e a inteligência prática são, inicialmente, percursos independentes, mas quando a criança tem dois anos, aproximadamente, elas se integram. 
Está correto apenas o que se afirma em:
	A
	I e III

Mais conteúdos dessa disciplina