Buscar

AD1 Historia e Documento

Prévia do material em texto

Tema: Conceitos de história, historiografia e fonte histórica.
Conceito de História 
 
História é uma ciência humana que estuda o desenvolvimento do homem no tempo. A História analisa os processos históricos, personagens e fatos para poder compreender um determinado período histórico, cultura ou civilização. Um dos principais objetivos da História é resgatar os aspectos culturais de um determinado povo ou região para o entendimento do processo de desenvolvimento. Entender o passado também é importante para a compreensão do presente.
De acordo com o texto lido – Conhecimento histórico e historiografia brasileira contemporânea – escrito por Estevão de Rezende Martins, a história pode se distinguir ao menos em quatro correntes, a primeira como um conjunto de elementos presentemente desconhecidos da existência humana no tempo, mesmo se não se sabe quando haja começado ou quando há de terminar, o segundo a História diz respeito à memória consciente daqueles agentes e daquelas ações que qualificam a identidade pessoal e social dos integrantes de uma dada comunidade, o terceiro sentido é a História enquanto conhecimento controlável e demonstrável, chamada de científica e o quarto é que recorre ao termo “História” para designar as narrativas (de todos os tipos) com que se relata o agir passada dos homens no tempo. 
Fazer História significa pesquisar, criticar, comparar, analisar, compreender e explicar, tornando-se uma ciência de suma importância para o desenvolvimento humano, do homem em sociedade. É buscar o conhecimento através de uma visão crítica, analisando tudo em sua volta, deixando de lado os achismos e fundamentando com suas fontes as diversas mudanças do mundo.
Conceito de historiografia 
Historiografia, como o próprio termo indica, é a ciência que estuda e analisa e registra os fatos históricos ao longo do tempo. Historiografia também pode ser definida como a ciência que conta como os seres humanos fizeram história com o passar do tempo. A historiografia estuda épocas e estados variados fazendo compreender os métodos, as forma e os objetos de estudo.
 É fundamental para definir historiografia a consideração da etapa de nosso passado cultural, no qual se inventa a historiografia, no que se define frente ao resto do conhecimento organizado. No princípio da historiografia, quando ainda começava-se a definir como termo, esses fatos se cumprem simultaneamente com o estabelecimento do cristianismo, no seio da cultura grega, mas se entendem também pelo helenístico e são imitados na cultura de Roma, que por sua vez veicula os benefícios da historiografia a todo o mundo mediterrâneo da época.
 Historiografia, ainda como conceito, é um conjunto de métodos usados no estudo de acontecimentos históricos. A historiografia deve apresentar critérios objetivos na medida do possível para ser compreendida. O Estudo bibliográfico e crítico dos escritos sobre a própria história, suas fontes e os autores que estudaram essa matéria. A historiografia moderna concede muita importância à política como um todo.
A historiografia se consolidou como uma matéria científica já que conta com o objetivo de estudos e com métodos e recursos com os quais operar e para analisar tal objeto de estudo. Neste sentido, algumas das questões que a historiografia procurará trazer a tona elementos com a confiabilidade das fontes que foram utilizadas, o marco ideológico da corrente histórica analisadas. Além de tudo o que conhecemos como historiografia, essa ciência também procura entender o que é exatamente o que nos ensina a história da humanidade, qual é o objetivo do seu desenvolvimento, como podem conviver e coexistir a subjetividade e a objetividade na hora de realizar História, que é o que se considera um evento ou acontecimento histórico e como pode influir no meio e na compreensão de determinados fenômenos históricos. 
A historiografia é responsável pelo conhecimento que hoje temos dos fatos históricos do passado antigo e recente e aporta informação para todos os que estão interessados na história do mundo e do se humano.
Historiografia, em sua concepção mais corrente, remete ao produto final do ofício do historiador, podendo ainda ser entendida como conjunto de obras históricas produzidas por historiadores ao longo do tempo. Porém, deste conceito aparentemente simples emergem muitas questões que se relacionam diretamente com a polissemia da palavra história. 
Como se sabe, a acepção moderna do conceito de “história”, tal como teorizou Reinhart Koselleck (KOSELLECK, 2006), alude tanto ao acontecimento (Geschichte, em seu sentido original) e à experiência passada, quanto ao relato do acontecimento (Historie). Nesta última dimensão, enquadra-se o conhecimento produzido a respeito dos acontecimentos passados, no qual se encaixaria a historiografia. Mas, eis as questões: como delimitar o que é e o que não é conhecimento histórico? Como definir o que são obras propriamente históricas? Trata-se de todo o conjunto de obras que relatem aspectos do passado, ou apenas daquelas que são fruto do trabalho de historiadores profissionais, conforme a tradição inaugurada no século XIX da história-disciplina? 
Não há uma resposta definitiva para nenhuma dessas perguntas, pelo menos no estágio atual das pesquisas em torno de um conceito de historiografia. Nas palavras do historiador Jurandir Malerba, “parece faltar um campo de entendimento comum sobre o próprio escrito histórico: enfim, um conceito operacional de historiografia” (MALERBA, 2006:15). Há autores, porém, dentre eles o alemão Jörn Rüsen, que possuem uma definição clara de historiografia: o produto do conhecimento histórico obtido racionalmente, ou seja, obedecendo às regras metodológicas e de cognição da história com pretensões de cientificidade (RÜSEN, 1995). Para ele, as “formas de apresentação” do conhecimento histórico são fundamentos da ciência histórica, ou seja, a historiografia é “parte integrante da pesquisa histórica, cujos resultados se enunciam, pois, na forma de um saber redigido” (RÜSEN, 2001:46). 
Neste sentido, historiografia seria a construção narrativa dos resultados da pesquisa histórica, realizada a partir do controle metódico de investigação empírica e de crítica documental. É ela que dá forma e feitio histórico aos elementos empíricos (objetivos) da pesquisa, inserindo-os na vida prática, atribuindo-lhes sentidos e significados. O importante é que, apesar das tentativas de dissociar objetividade e narratividade, chegando ao extremo de alegar a diametral oposição entre ambas, a narratividade histórica apresenta em si mesma “elementos de objetividade”, tornando possível caracterizá-la como um produto intelectual do historiador: 
“Existe algo na construção narrativa chamada “história” que não pode ser inventado, pois é previamente dado e tem de ser reconhecido como tal pelos historiadores (...) a interpretação histórica não pode ir além dos contornos da experiência quando tenha por intenção enunciar o que ocorreu no passado”. (RÜSEN, 2001:94). 
Conceito de fonte histórica
“Fonte Histórica é tudo aquilo que, produzido pelo homem ou trazendo vestígios de sua interferência, pode nos proporcionar um acesso à compreensão do passado humano. Neste sentido, são fontes históricas tanto os já tradicionais documentos textuais (crônicas, memórias, registros cartoriais, processos criminais, cartas legislativas, obras de literatura, correspondências públicas e privadas e tanto mais) como também quaisquer outros que possam nos fornecer um testemunho ou um discurso proveniente do passado humano, da realidade um dia vivida e que se apresenta como relevante para o Presente do historiador”. (http://escritasdahistoria.blogspot.com.br/2011/01/fonte-historica-1- o - que-e-fonte.html).
Quando observamos a organização do tempo e das informações históricas em um livro didático, mal pensamos sobre todo o processo que envolveu a fabricação daquele material disponível para estudo. O passado, enquanto objeto de estudo, não está devidamente organizado eanalisado em todas as suas dimensões. Para que seja possível conhecê-lo, o historiador tem que sair em busca dos vestígios que possam fornecer informações e respostas ao seu exercício de investigação.
Sob tal aspecto, notamos que o historiador deve estar à procura constante e regular de fontes que viabilizem o seu contato com as experiências que já se consumaram ao longo do tempo. Fora desse tipo de ação, a pesquisa histórica fica sujeita à produção de suposições e julgamentos que fogem ao compromisso do historiador em conferir voz ao tempo que ele observa e pesquisa. Sendo assim, as fontes históricas aparecem como elementos de suma importância em tal caminhada.
As fontes históricas nos permitem conhecer, através da sua observação e análise, a história de uma pessoa ou de um acontecimento. Elas podem ser de diversos tipos como:
Fontes Orais: reproduzem em CDs, MP3, DVDs ou anotações escritas as lembranças que uma pessoa conta sobre um acontecimento ou tempo passado;
Fontes Escritas: são os documentos escritos em papéis ou digitalizados quq registram um acontecimento passado;
Fontes Iconográficas ou imagéticas: são imagens sobre um, acontecimentos passado registradas em fotos, DVDs, quadros, cartões;
Fontes Materiais: são objetos do passado;
Fontes Arquitetônicas: são casas, monumentos e outras construções edificadas no passado. 
Conclusão
Com o objetivo de compreender os caminhos que a sociedade trilhou para chegar até os dias de hoje, podemos dizer de maneira bem simples que a historia é a ciência dos homens nos tempos, é a ciência que busca estudar tudo relativo ao homem, ele e tudo que ele faz. 
A historiografia é o campo da pesquisa do historiador, nada mais do que a escrita da história é a forma que a história é narrada, ou seja, é o trabalho do historiador. E as fontes históricas são a matéria-prima do trabalho do historiador, é tudo aquilo que pode nos fornecer informações sobre determinado período histórico, serão elas que trarão ao trabalho do historiador a fundamentação de sua pesquisa, as repostas ao seu exercício de investigação. 
 
Bibliografia
Portal QueConceito seu novo conceito em dicionário, Conceito de historiografia. Disponível em:
https://queconceito.com.br; Acesso em 01/03/2019.
Portal Sua Pesquisa.com, Conceito de história e seu estudo. Disponível em:
www.suapesquisa.com; Acesso em 01/03/2019.
Portal Mundo da Educação, As fontes históricas. Disponível em:
https://mundoeducação.bol.uol.com.br; Acesso em 02/03/2019.
Santana, Flávia Ribeiro, Fontes históricas: diferentes tipos. Disponível em:
www.portaldoprofessor.mec.gov; Acesso em 03/03/2019.
Cordeiro, Cecília Siqueira, Historiografia e história da historiografia: alguns apontamentos. Disponível em:
www.snh2015.anpuh.org; Acesso em 03/03/2019.