Buscar

Prévia do material em texto

ESTUDO DIRIGIDO 
	CURSO: CIÊNCIAS BIOLÓGICAS
	SEMESTRE: 1/2017
	DISCIPLINA: FISIOLOGIA VEGETAL
	PERÍODO: 7º
	PROFESSOR: JAQUELINA NUNES
	
ácido abscísico
É um hormônio vegetal encontrado em todas as plantas vasculares, também foi encontrado em musgos, porém inexistente nas hepáticas. Detectado nos vegetais em todos os tecidos vivos e orgãos, sendo sintetizado em quase todas as céulas que possuem cloroplastos ou plastídeos.
Atua na regulação do desenvolvimento de sementes, dormência de sementes e gemas, crescimento vegetativo, senescência, germinação, controle estomático e responde a estresses hídricos e injúrias. Atua como antagonista de vários hormônios.
A resposta do ABA depende de sua concetração no tecido, uma vez que essas concentrações são altamente variáveis, devido as mudanças das condições ambientais (frio, calor, seca, neve, salinidade e outros) e o desenvolvimento do vegetal. É transportado principalmente pelo floema pois contém grande quantidades de ABA em sua seiva (produção na parte aeréa), todavia pode ser transportado via xilema (grande concentração do ABA nas raízes) ou célula a célula.
O ABA regula a expressão gênica durante a maturação de sementes a fim de propocionar condições favoráveis para o despertar da plântula, além de inibir a germinação precoce e a viviparidade (ABA deficientes), também promove o acúmulo de reservas de energia nas sementes e promove a tolerância à dessecação que pode danificar as membranas e outros constituintes celulares.
Com condições desfavoráveis sofridas pelo estresse hídrico (em falta de água) este hormônio induz o crescimento da raiz para a maior absorção de água e inibe o crescimento da parte aérea.
O Ácido abscicsico promove a senescência foliar, acelerando o processo de abscisão, porém é um regulador indireto, auxiliando o etileno nesse processo.
A distribuição ou a biossíntese do ABA é muito eficaz no fechamento estomático e seu acúmulo em folhas estressadas exerce um importante papel na redução da perda de água, pela transpiração, sob condições de estresse hídrico. O fechamento estomático pode também ser causado pelo transporte do ABA sintetizado nas raízes para a parte aérea.

Mais conteúdos dessa disciplina