Buscar

Estudo dirigido genética bacteriana

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Prévia do material em texto

Estudo dirigido: Genética bacteriana
1 - Descreva o material genético de procariotas identificando as diferenças entre este material genético e o material genético de eucariotas.
O material genético bacteriano é composto por um único cromossomo recurvado com DNA dupla fita circular associado a proteínas, com os genes organizados na forma de operon e disperso no citoplasma. Já o material genético de eucariotos possui múltiplos cromossomos com DNA de fita dupla enovelado e presente no núcleo. Além disso, é associado a histonas. 
2 - De onde vêm a variabilidade genética em procariotos?
Mutações e aquisição de novos materiais genético, como transdução, transformação e conjugação, contribuem para o aumento de diversidade genética e, portanto, elevando a variabilidade genética em procariotos.
3 - O que é um operon? Explique o funcionamento do operon lac de E. coli.
Operon é definido como um ou mais genes transcritos em um único RNA, sob o controle do sitio ligador que promovem ou inibem a transcrição. O operon lac da E. coli contem genes envolvidos no metabolismo da lactose e funcionam codificando proteínas que permitem que as bactérias utilizem a lactose como fonte de energia.
4 - O que são mutações? O que são agentes mutagênicos? Quais os tipos de mutações? Por que não é correto dizer que o uso indiscriminado de antibióticos provoca o surgimento de mutantes resistentes? 
Mutações são alterações na sequência de bases do DNA e acontece por processo vertical durante a replicação do cromossomo. Agentes mutagênicos são agentes ambientes que podem causar alterações permanentes no DNA, sendo passado para descendentes. As mutações podem ser neutras ou silenciosas (código genético degenerado), desvantajosas (célula perde uma característica que ela precisa) ou benéfica (mutação favorece a atividade da célula). Podem também acontecer por substituição de pares de bases, quando troca uma base por outra; missense, por substituições de aminoácidos; nonsense, criação de códons de parada chamado stop, impedindo a síntese de proteínas e por mutação de troca de fase de leitura, em que um ou poucos pares de bases são deletados ou inseridos ao DNA, podendo formar códons de parada. Com o uso indiscriminado de antibióticos não é possível o surgimento de mutantes resistentes, porém podem organismos com resistência a antibióticos podem se tornar mutantes e podem aumentar a quantidade de mutantes resistentes.
5 - O que são recombinações? Quais as fontes de recombinação em procariotos? 
A recombinação genica bacteriana é um mecanismo de variabilidade genética em que ocorre a troca genética entre duas moléculas de DNA para formar novas combinações de genes em um cromossomo. Através dela há uma alteração no genótipo pela aquisição de material genético de outro microorganismo. Pode ocorrer por processo horizontal, sendo transformação, transdução e conjugação.
6 - O que são plasmídeos? Quais os tipos de plasmídeos existentes? Todos os plasmídeos são transferíveis para outras bactérias? 
Plasmídeos são fragmentos circulares de DNA bacteriano, capazes de replicar independentemente do DNA cromossomal. Podem ser conjuntivos e não-conjuntivos, plasmídeos F (fertilidade bacteriana), plasmídeos R (confere resistência contra antimicrobianos), plasmídeos de dissimilação, plasmídeos de virulência (transforma a bactéria num agente patogênico), dentro outros. Nem todos podem ser transferíveis para outras bactérias, como os plasmídeos não-conjugativos. Nesse caso, eles utilizam plasmídeos conjuntivos par serem transferidos durante a conjugação.
7 - O que são epissomos? Qual a importância dos epissomos para a variabilidade genética em bactérias? 
Epissomo é um plasmídeo com capacidade de viver livre no citoplasma e se replicar independente do cromossomo bacteriano, como, por exemplo, o plasmídeo F. (?)
8 - Descreva o processo de conjugação bacteriana. 
	Na conjugação bacteriana ocorre a transferência de DNA de uma bactéria para outra que envolve o contato entre as duas células. Através de uma ponte citoplasmática é possível fazer a conexão entre as células coadjuvantes. Esse processo é mediado pelo plasmídeo que é replicado durante a transferência de uma cópia do filamento simples do DNA para o receptor, sendo por fim o filamento complementar sintetizado.
9 - O que é transformação e qual a sua importância? O que são células competentes? 
Transformação é um processo em que genes são transferidos de uma célula para outra através da absorção de fragmentos de DNA dispersos no ambiente oriundos da morte ou lise celular de bactérias. Esse fragmento encontrado no ambiente é então incorporado ado DNA da bactéria. A transformação bacteriana ocorre naturalmente na natureza e isso pode levar ao aumento da virulência, além das bactérias adquirirem novos genótipos. Células competentes são capazes de captar e internalizar DNA externo sendo usadas em procedimentos de clonagem. 
10 - O que é transdução e qual a sua importância?
	A transdução é um processo de recombinação genética em que ocorre a transferência de um DNA bacteriano de uma célula para outra por meio de um bacteriófago. Devido a essa transferência é possível ter uma troca genética entre as células e, assim como na transformação e conjugação, as bactérias podem adquirir novos genótipos. 
11 - O que são transpossoons? 
	São pequenos fragmentos de DNA que podem se mover de uma região para outra do mesmo cromossomo, ou para um cromossomo diferente ou para um plasmídeo. São encontrados em plasmídeos, no material genético de vírus ou nos cromossomos de organismos. Podem ser simples (codifica uma enzima que catalisa a clivagem e a remontagem do DNA que ocorrem na transposição) ou complexos (capazes de transportar qualquer tipo de gene).
12 - Diferencie o controle da expressão gênica em procariotos e em eucariotos.
A regulação da expressão genica bacteriana ocorre em dois mecanismos: repressão, em que há o controle da síntese de uma ou várias enzimas, e por indução, na qual na presença de indutores as células sintetizam mais enzimas.

Mais conteúdos dessa disciplina