Buscar

Prévia do material em texto

os problemas ambientais de escala planetária [...] despontavam, como experiências novas, os de escala local. Ainda mal a consciência ambiental despertara no âmbito restrito de afetação do seu cotidiano e já o mundo aproximava as suas vastidões desta pequena fração do planeta. Um acerto de escalas difícil de fazer numa população com carências estruturais de formação e informação em questões ambientais”. 
Após esta avaliação, caso queira ler o texto integralmente, ele está disponível em: SCHMIDT, L. Ambiente e políticas ambientais: escala e desajustes. In: Itinerários: A Investigação nos 25 anos do ICS. CABRAL, V.; SILVA, F. C. Lisboa: Ed. Imprensa de Ciências Sociais, 2008, p. 296. 
Com base na citação e nos conhecimentos adquiridos na leitura do livro-base Geografia da população acerca das pesquisas sobre impactos ambientais, assinale a alternativa correta:
	
	A
	Pesquisas caracterizadas como localizadas possuem escalas macro de análise, sendo ideais para a aplicação em pequenas comunidades e municípios.
	
	B
	Pesquisas sobre impactos ambientais em que se opta pela utilização de escala micro levam a resultados mais gerais.
	
	C
	Pesquisas sobre impactos ambientais em que se opta pela utilização de escala macro levam a resultados mais específicos.
	
	D
	Conclusões remetidas após as pesquisas são passíveis de aplicação em dados por meio de uma escala macro.
	
	E
	Informações detalhadas são traçadas com o objetivo de identificar o perfil social e econômico e demais fatores culturais, que são variáveis de grande influência sobre a população e o meio ambiente.
Questão 2/5 - Geografia da População
Considere a seguinte citação: 
“O mundo está passando por um dos melhores momentos demográficos de toda história da humanidade. Isso se deve a um dos mais inopinados fenômenos sociais ocorridos na história da racionalidade humana: a transição demográfica. A transição demográfica, de modo geral [...], provoca uma forte mudança na estrutura etária da pirâmide populacional”. 
Após esta avaliação, caso queira ler o texto integralmente, ele está disponível em: ALVES, J. E. D. A transição demográfica e a janela de oportunidades. São Paulo: Instituto Fernand Braudel, 2008, p. 3. 
A partir do excerto sobre estrutura etária e dos conteúdos estudados no livro-base Geografia da população, enumere, na ordem sequencial, as explicações que se relacionam a cada um dos tipos de pirâmide etária:
1. Jovem
2. Adulta
3. Rejuvenescida
(   ) Pirâmide etária composta por uma população adulta, com forte incentivo à fecundação. Assemelha-se a alguns países desenvolvidos, que tiveram drástica queda na taxa de natalidade por um período e, hoje, apresentam leve crescimento.
(   ) Pirâmide com base mediana, com baixas taxas de natalidade e gradativo aumento no número de idosos.
(  ) Pirâmide caraterizada pela base larga, devido a seus altos índices de natalidade, e afunilamento no topo, devida a altas taxas de mortalidade. 
Agora, marque a sequência correta:
	
	A
	2 – 3 – 1
	
	B
	1 – 2 – 3
	
	C
	3 – 1 – 2
	
	D
	3 – 2 – 1
	
	E
	1 – 3 – 2
Questão 3/5 - Geografia da População
Atente para o fragmento de texto: 
“A estatística, como parte da matemática aplicada, estuda os mais variados fenômenos das diversas áreas do conhecimento e representa um valioso instrumento de trabalho nos dias de hoje. [...] dados provenientes de resultados da análise de amostras ambientais apresentam variáveis espaciais e temporais”. 
Após esta avaliação, caso queira ler o texto integralmente, ele está disponível em: Sabino, C. V. S.; Lage, L. V.; Almeida, K. C. B. Uso de métodos estatísticos robustos na análise ambiental. Revista Eng. Sanit. Ambient. Edição Especial, 2014, p. 88. 
De posse das informações e do livro-base Geografia da População, enumere, na ordem sequencial, as explicações sobre modelos estatísticos desenvolvidos para a análise de impactos ambientais de maneira que se relacionem a cada um dos elementos:
1. Curva de Kuznets Ambiental (CKA)
2. Modelo de Ehrlich e Holdren
(  ) Modelo que relaciona o crescimento econômico à pressão ambiental.
(  ) Modelo utilizado em estudos de impacto do crescimento da população sobre variáveis mundiais.
(  ) Desenvolvimento de economias atrelado à utilização de recursos naturais.
(  ) Avanço econômico atrelado ao avanço de tecnologias e à criação de formas alternativas e menos impactantes.
(   ) Demonstra por meio de variáveis determinados impactos que a população causa ao ambiente. 
Assinale a alternativa que apresenta a sequência correta:
	
	A
	1 – 2 – 1 – 2 – 1
	
	B
	1 – 1 – 2 – 2 – 1
	
	C
	2 – 2 – 1 – 1 – 2
	
	D
	1 – 2 – 1 – 1 – 2
	
	E
	2 – 1 – 2 – 2 – 1
Questão 4/5 - Geografia da População
Leia o fragmento de texto: 
“Fenômeno destacado na realidade brasileira, as migrações são elementos imprescindíveis para a compreensão do processo de urbanização e de suas perspectivas, bem como dos contornos assumidos recentemente pela problemática urbana”. 
Após esta avaliação, caso queira ler o texto integralmente, ele está disponível em: BARCELLOS, T. M. Migrações internas: os conceitos básicos frente à realidade da última década. Porto Alegre: Ensaios FEE, v. 16, n. 1, 1995, p. 296-305. p. 296. 
Baseando-se no trecho de texto citado e nos conteúdos estudados no livro-base Geografia da população, assinale a alternativa correta sobre o contexto histórico do fenômeno migratório:
	
	A
	O fenômeno migratório esteve atrelado, muitas vezes, à questão do trabalho e da mão de obra, sendo primordial o auxílio de ONGs que desenvolvem os recenseamentos dos migrantes.
	
	B
	No Brasil, a grande metrópole São Paulo recebeu, no século XVI, cerca de 30 mil imigrantes internacionais.
	
	C
	Os dados referentes aos movimentos migratórios apresentam pouca exatidão, o que prejudica as projeções e as estimativas.
	
	D
	Para frear a vinda de imigrantes europeus, o governo brasileiro, no século XIX, promoveu diversas políticas de caráter xenofóbico.
	
	E
	Com a Segunda Guerra Mundial, muitos trabalhadores saíram do Norte da Europa em busca de refúgio na porção central do território.
Questão 5/5 - Geografia da População
Atente para o fragmento de texto: 
“A fome não advém apenas da falta de alimentos, mas sim da falta de acesso, de mercado e de condições de produzi-los. [...] o aumento no preço dos alimentos é algo que vem ocorrendo nos últimos anos e que contribui com o cenário de má alimentação de muitas famílias carentes. [...] as mudanças climáticas ou a crise hídrica gerada pela escassez de água são fatores a serem levados em conta”. 
Após esta avaliação, caso queira ler o texto integralmente, ele está disponível em: ARAUJO, W. M de; TAVEIRA, B. D.; FOGAÇA, T. K. Geografia da População. Curitiba: Editora InterSaberes, 2016, p. 178. 
Tendo em vista a dada citação e de acordo com os conteúdos do livro-base Geografia da população sobre as problemáticas ambientais, analise as seguintes asserções:
I. Fatores ambientais, sociais, políticos e culturais não são justificativas para a problemática da fome.
PORQUE
II. Fatores ambientais são geridos e influenciados por dinâmicas realizadas e agravadas pelo homem. 
Acerca dessas asserções, assinale a opção correta:
	
	A
	As duas asserções são proposições verdadeiras, e a segunda é uma justificativa correta da primeira.
	
	B
	As duas asserções são proposições verdadeiras, e a segunda não é uma justificativa correta da primeira.
	
	C
	A primeira asserção é uma proposição verdadeira, e a segunda é uma proposição falsa.
	
	D
	A primeira asserção é uma proposição falsa, e a segunda é uma proposição verdadeira.
	
	E
	As duas asserções são proposições falsas.

Mais conteúdos dessa disciplina