Buscar

O LÚDICO COMO FERRAMENTA DE DESENVOLVIMENTO EDUCACIONAL

Prévia do material em texto

3
CURSO DE PEDAGOGIA
PROJETOS E PRÁTICAS DE AÇÃO PEDAGÓGICA –
EDUCAÇÃO INFANTIL
POSTAGEM 2: ATIVIDADE 2
PROJETO DE INTERVENÇÃO DIDÁTICA
O LÚDICO COMO FERRAMENTA DE DESENVOLVIMENTO EDUCACIONAL
Aparecida de Fátima José Alves – RA 1748475
Elaine Cristina Virgili – RA 1748479
Juliana das neves Vieira – RA 1735315
Maraisa Aparecida Aliberti – RA 1746938
Maria de Lourdes Teodoro Souza – RA 1748472
CATANDUVA
2018
Tema
A tríade dos direitos da criança na Educação Infantil se compõe pelo direito de brincar, de criar e o de aprender. Tendo em vista tratar-se de esferas cognitivas diversas entre si, o exercício destes direitos no âmbito pedagógico é exercido, muitas vezes, singularmente. Todavia, o processo de aprender pode ser complementado através de interações provenientes do processo lúdico de brincar. 
Partindo deste pressuposto, é fundamental avaliar a importância da promoção de experiências lúdicas no ambiente escolar, a fim de proporcionar à criança oportunidades em que possa criar e aprender. A atividade lúdica tem essa prerrogativa, proporcionando o desafio e incentivando a socialização e o desafio cognitivo.
Situação-problema
Tendo em vista a mecanicidade e a rigidez do modelo de ensino, baseado em referenciais pouco dinâmicos, com variação restrita de conteúdo ou ainda a falta de recursos alternativos para o incentivo do aprendizado, o processo de ensino-aprendizagem pode tornar-se pouco atrativo para a criança, o que afeta sua efetividade.
Desta forma, cabe promover uma flexibilização dos métodos de ensino, no sentido de aprimorar o incentivo à aprendizagem. A miríade de opções voltadas ao incremento do processo educacional nem sempre se encontra ao alcance das instituições escolares, que possuem realidades sociais diversas entre si.
Sendo assim, a utilização do lúdico como aliado ao processo de ensino-aprendizagem traz benefícios significativos para o trabalho pedagógico desenvolvido em sala de aula. Através deste estratagema, pode o educador driblar os obstáculos da atividade educadora e alocar mais espaço ao processo lúdico da brincadeira, favorecendo o direito de brincar da criança e aperfeiçoar o seu trabalho pedagógico.
Justificativa e embasamento teórico
É de fundamental importância a utilização de experiências lúdicas para proporcionar à criança oportunidades de criar e de aprender. Desta forma, se mostra fundamental destacar os benefícios da utilização destas interações lúdicas no processo de aprendizagem.
A utilização dos processos lúdicos, como a brincadeira e os jogos, tem como intuito aprimorar o processo de ensino aprendizagem da criança. Isto posto, um emprego sistemático destas atividades podem refletir em efetiva otimização do trabalho pedagógico. Portanto, mostra-se de fundamental importância promover esta análise.
O compêndio teórico da Pedagogia destaca veementemente os benefícios das atividades lúdicas e da aplicabilidade de jogos e brincadeiras voltadas à criação de conhecimento. Deste modo, será destacada literatura pertinente para pautar a análise, a fim de promover um estudo com o embasamento teórico necessário.
Além dos textos doutrinários, serão observados ainda os referenciais curriculares e pedagógicos, no sentido de avaliar a pertinência da aplicabilidade das ações lúdicas empreendidas no processo pedagógico a ser observado. As referências normativas acerca da educação também instituem posicionamentos acerca do assunto. Logo, cabe uma análise pormenorizada da bibliografia proposta.
Público-alvo
O aprimoramento do processo de ensino aprendizagem através de alternativas acessíveis e benéficas para a criança é de interesse de todos os entes envolvidos na prática pedagógica, desde o aluno e seus pais até os profissionais formadores da instituição escolar.
Assim sendo, o referido estudo se direciona aos interessados no aprimoramento do processo de ensino-aprendizagem, como ferramenta para os momentos de planejamento escolar, a confecção de referencias curriculares, projetos pedagógicos ou planos de aula.
Objetivos
Constitui-se como objetivo principal do projeto identificar as vantagens da complementação do aprender através do lúdico. Será promovida uma observação genérica acerca de relatos referentes à utilização dos processos lúdicos no trabalho pedagógico. Partindo desta observação, poderão ser destacadas as vantagens desta prática.
Além da meta principal, objetiva-se ainda incentivar a inserção das atividades lúdicas no processo de ensino-aprendizagem, assim como enfatizar os benefícios da utilização das atividades lúdicas, pois despertam o desejo de aprender através da curiosidade gerada pela atividade lúdica.
Percurso metodológico
Para que possam ser mensurados os benefícios das atividades lúdicas para o processo de aprendizagem, devem ser observados os resultados através da aplicação de jogos e brincadeiras que objetivem a criação de um conhecimento. Esta observação será feita a partir de casos documentados da aplicação desta ferramenta como complementador pedagógico.
Por intermédio da observação destes casos, pretende-se identificar a aquisição do conhecimento pela criança. Em caso positivo, enfatizar-se-á a efetividade da ação e será destacada como benéfica ao processo de ensino. Ao observar os resultados provenientes desta análise, podem-se mensurar os ganhos advindos da inserção do lúdico na esfera do ensino.
Recursos
Os recursos a serem utilizados para o desenvolvimento desta análise serão de ordem bibliográfica, tais como obras literárias da Pedagogia que enfoquem as atividades lúdicas e a rua relação com o processo de aprendizagem, como também artigos e revistas com a publicação de casos observados cientificamente, destinados ao embasamento teórico dos casos objetos deste estudo. 
Cronograma
A aplicação destas atividades será desenvolvida no decorrer de duas semanas, e durante mais uma semana será confeccionado o relatório final das atividades, sendo:
	Fase
	Período
	Aplicação das atividades
	09/04 a 20/04
	Confecção do relatório final
	23/04 a 27/04
Avaliação e produto final
Após a observação dos casos que apresentam o desenvolvimento das atividades lúdicas no ambiente escolar e mensurados os benefícios para o processo de ensino aprendizagem, será confeccionado um relatório acerca das conclusões obtidas. Este relatório irá conter os benefícios observados e o embasamento teórico destes benefícios.
O processo de avaliação do projeto se dará em todas as suas fases, em caráter contínuo. Primeiramente, os casos serão avaliados individualmente, através de ficha própria. Posteriormente, será realizada uma análise crítica dos dados coletados, baseando-se no referencial bibliográfico do projeto.
Identificados os benefícios e seus respectivos embasamentos, serão fichadas as atividades que promovem a construção efetiva do conhecimento.
Referências
BITTENCOURT, Glaucimar Rodrigues; FERREIRA, Mariana Denise Moura. A importância do lúdico na alfabetização. Belém: Univ. de Unama, 2002.
BRASIL. Ministério da Educação e do Desporto. Secretaria de Educação Fundamental. Referencial curricular nacional para a educação infantil. Brasília, 1992, v. 2.
SANTOS, Santa Marli Pires dos (org.). Brinquedoteca: o lúdico em diferentes contextos. Petrópolis: RJ Vozes, 1997.
RIZI, Leonor. HAYDT, Regina. Atividades Lúdicas na Educação das Crianças. São Paulo: Ática, 1998.

Mais conteúdos dessa disciplina