Buscar

Prévia do material em texto

UNIVERSIDADE ESTÁCIO DE SÁ
CURSO ENGENHARIA MECÂNICA 
ENGENHARIA SUSTENTÁVEL
PESQUISA SOBRE A BIOLOGIA DE GUSTAVE EIFFEL 
Professora: Larissa de Oliveira
Alunos:
 José Edcarlos – 201808234341
Gustave Eiffel
	Muitos não o connhecem, mas com certeza já admiração sua grandiosa e iconica obra a Torre Eiffel, que muitos até dizem ser uma obra de arte, Alexandre Gustave Eiffel nasceu em Dijon na frança em 15 de dezembro de 1832 em Paris, além da Torre Eiffel que leva parte do seu nome, muito não sabem que ele também participou da construção da Estátua da Liberdade em New York.
	Seu pai construiu durante anos uma fortuna pessoal, cuja assim pode matricular Eiffel em escolas tradicionais e mais antigas, Eiffel estudou no Colégio Sainte-Barbe, uma das mais antigas de Paris, 20 anos depois entrou na Escola Central de Paris (Escola central de Artes Manufacturas) para estudar química, a escola era conceituada na época como umas das mais renomeadas escolas de engenharias.	
	Após concluir os estudos Eiffel começou sua carreira de trabalho em uma empresa Belga que construía ferrovias, graças a sua mãe que possuía muitos contatos, foi através desta empresa que Eiffel conheceu o especialista e também empresário Charles Nepveu, que era um engenheiro de maquinas a vapor que também fabricava materiais para linhas ferroviárias. Em 1857 Eiffel se torna chefe do gabinete de estudos de projetos da Pauwels e Cia que foi onde fez seu grande primeiro projeto, a Ponte de Bordeaux com mais de 500 metros de extensão, quando ele ainda possuía 25 anos.
 	Depois dessa obra sua reputação aumentou, favorecendo a ele mais conhecimentos e novas oportunidades de trabalhos de construções pontes na região oeste, em 1867 Gustave abriu sua própria empresa que aumentaram ainda mais sua reputação na França e no mundo que lhe ajudou a aprimorar suas inovações técnica.Nas décadas de 70 à 80 sua empresa se encontrava no ápice, elaborando construções por toda parte do mundo e foi nessa época que Gustave projetou e construiu a estrutura que suporta a estátua da liberdade em Nova York.
	Foram Tantas obras espalhadas pelo mundo que até no Brasil possui uma, o Farol de Salinópolis, no Pará (Brasil), com 50 m de altura, e também o farol de São Tomé, em Campos dos Goytacazes, Estado do Rio.
	Para marcar a história com seu nome depois de muitos anos de trabalho a Torre Eiffel foi construída, com seus 300 metros de altura, a torre foi realizada para celebrar o centenário da revolução francesa na expansão universal de 1889 após 2 anos intensos de trabalho, a torre era muito mais do que um monumento a ela era atribuída uma utilização cientifica, foi utilizada como telemetria sem fio e serviu de muitas experiências como exemplo foi a antena que transmitiu o primeiro sinal de TV no mundo.
 	Gustave Eiffel sempre foi apaixonado pela ciência e após de se aposentar continuou seus trabalhos em construção de um atlas meteorológico depois em experiências na área da aerodinâmica. Em 1923 o mundo se despediu de Gustave, que veio a falecer deixando seu legado pelo mundo.
Algumas de suas obras:
Torre Eiffel, Paris (1889).
Ponte Metálica dupla de Viana do Castelo em Portugal (1877).
Ponte Metálica de Triana, Sevilha, Espanha (1845-1852).
Ponte Metálica Dona Maria Pia, Porto, Portugal (1877).
Estação Ferroviária de Budapeste, Hungria (1877).
Catedral Metálica de São Marcos, Arica, Chile (1876).
Farol de São Tomé em Campos dos Goytacazes, Brasil (1882).
Farol de Salinópolis, Pará, Brasil (1897).