Buscar

Teoria da História (Prova Discursiva)

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Prévia do material em texto

Questão 1/2 - Teoria da História
“Cada termo importante, cada figura de estilo característica, torna-se um verdadeiro instrumento de conhecimento, bastando ser confrontado uma única vez com seu ambiente; recolocado no uso da época, do meio ou do autor; protegido, sobretudo, quando sobreviveu por muito tempo contra o perigo, sempre presente, do contrassenso por anacronismo”.
Após esta avaliação, caso queira ler o texto integralmente, ele está disponível em: BLOCH, M. Apologia da História Rio de Janeiro: Jorge Zahar Editor, 2001. p. 142.
A partir do extrato de texto dado, bem como, os conteúdos do livro-base Teoria da História defina o que os historiadores compreendem como anacronismo.
Resposta: Anacronismo consiste em atribuir uma característica ou momento de um período ou objeto a qual o não pertence. Por exemplo, dizer que uma porcelana Chinesa do séc. XIII foi na realidade confeccionada no Japão no século XIX
OU
Anacronismo é a aplicação de significados relativos a um período histórico a outros passados distintos da realidade na qual o significado foi elaborado.
Questão 2/2 - Teoria da História
Considere o seguinte extrato de texto
“A incompreensão do presente nasce fatalmente da ignorância do passado. Mas talvez não seja menos vão esgotar-se em compreender o passado se nada se sabe do presente”.
Após esta avaliação, caso queira ler o texto integralmente, ele está disponível em: BLOCH, M. Apologia da História. Rio de Janeiro: Jorge Zahar Editor, 2001. p. 65.
A partir do extrato de texto dado, bem como, os conteúdos contemplados no livro-base Teoria da História explique a relação entre a análise histórica e o presente.
Resposta: Como uma disciplina retrospectiva, a História é feita a partir do presente. Desta maneira, procuramos no passado, respostas às perguntas elaboradas no presente sobre o passado, com o fim de auxiliar no entendimento dos problemas do próprio presente. Logo, por exemplo, um presente preocupado com questões sobre a corrupção pode buscar perguntar como sociedades em outros momentos pensaram e agiram sobre o tema. Desta maneira, embora o passado seja único, a história está em constante reconstrução de acordo com os distintos momentos em que é produzida. (livro-base, p. 30).
OU
A partir de problemas do presente os historiadores efetuam uma analise do passado para verificar-se se esta situação já se ocorreu, se sim, como foi tratada. A busca também busca elucidar o que os acontecimentos do passado afetam o presente naquela determinada situação.

Mais conteúdos dessa disciplina